EcoREEE e Ecovalor

rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 10 ago 2009, 10:15
Enviou: 16 vezes
Agradecimento recebido: 39 vezes

EcoREEE e Ecovalor

Mensagem por rainbow »

Boa tarde colegas.

Algum de vós sabe a diferença entre EcoREEE e Ecovalor?
(o EcoREEE sei eu o que é, mas tenho algumas dúvidas em relação ao Ecovalor, e mais ainda, como pode num equipamento ser cobrado os dois).

Cumprimentos.
mitos
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 02 jul 2009, 15:37
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 17 vezes

Re: EcoREEE e Ecovalor

Mensagem por mitos »

rainbow Escreveu:Boa tarde colegas.

(o EcoREEE sei eu o que é, mas tenho algumas dúvidas em relação ao Ecovalor, e mais ainda, como pode num equipamento ser cobrado os dois).

Cumprimentos.
pelo que percebo o Eco REEE é um Ecovalor sobre residuos electricos e electronicos
no caso do Eco REEE incide sobre o peso dos equipamentos electricos ou electronicos e ainda sobre unidade de lampada de descarga.
Nos outros ecovalores pode ser por exemplo o ecovalor dos pneus ou dos oleos dos ou ainda sobre as pilhas e baterias...
Ipse se nihil scire id unum sciat
MiToS
PFerreira
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 28 jul 2008, 15:01
Agradecimento recebido: 1 vez

Mensagem por PFerreira »

rainbow Escreveu:Boa tarde colegas.

Cumprimentos.
Boas,
Julgo ser a mesma coisa, pois essa taxa é aplicada a produtos têm que ser reciclados. Existe é outra taxa (BEE) que é aplicada ás lâmpadas de Baixa Eficiência Energética. É verdade que existem lâmpadas que têm que ser recicladas e têm uma baixa eficiência energética (ex: lâmpada de vapor de mercúrio HPL-N da PHILIPS)
Cumprimentos,
PFerreira
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 201 vezes

Mensagem por nelmindo »

Ecovalor:
De acordo com o contexto definido pelo Decreto- lei nº 62/2001 de 19 de Fevereiro, e das portarias nºs 571/2001 e 572/2001, os operadores económicos são responsáveis pela gestão das pilhas e acumuladores usados, pela sua recolha selectiva e valorização ou eliminação em unidades legalizadas para o efeito. Os produtores e importadores de pilhas e acumuladores, ou de equipamentos que os contenham, passam a ser obrigados a submeter a gestão das suas pilhas e acumuladores a uma de duas alternativas, podendo assumir indiviualmente as suas obrigações, ou transferir a sua responsabilidade por exemplo para uma entidade como a Ecopilhas - Sociedade Gestora de Resíduos de Pilhas e Acumuladores, empresa sem fins lucrativos constituída pelos principais Produtores e Importadores de Pilhas e Acumuladores que operam no merco português. Desta forma, passa a cobrar o Ecovalor, ou seja, o valor financeiro definido por tipo de pilha colocada no mercado nacional e proporcional ao respectivo peso, destinado a cobrir os meios necessários para a recolha selectiva, transporte e tratamento das pilhas e acumuladores usados, recolhidos por aquela entidade.

EcoReee: Em concordância com o contexto definido pelo Decreto-lei nº 203/2004 de 10 de Dezembro, que determina a gestão de resíduos de equipamentos eléctricos e electrónicos, cada fabricante é responsável pela gestão dos resíduos dos seus próprios produtos, podendo assumir individualmente as suas obrigações, ou transferir essas obrigações para um sistema integrado, transferindo por exemplo a sua responsabilidade para uma entidade como a Amb3e - Associação Portuguesa de Gestão de Resíduos de Equipamentos Eléctricos e Electrónicos. Desta forma, passa a cobrar um valor de EcoREEE, destinado a cobrir os meios necessários para a recolha, transporte e tratamento dos equipamentos, efectuados por essa entidade.

Por isso é normal que se pague este serviço duas vezes. Exemplo de um ar condicionado, com comando equipado com pilhas. Ou um computador que leva a pilha para o RTC. Paga pelo equipamento e paga pelas pilhas. Se levasse óleo, também tem pagar pela eliminação deste residuo.
Resumo um é residuos perfeitamente definidos (ECOvalores) e o outro é para equipamentos eléctricos electrónicos (ECOREEE)
rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por rainbow »

Então e um bloco autónomo, que não leva pilhas nem óleo, e no qual me estão a cobrar os dois valores?
E o mais engraçado é que nalguns são cobrados os dois valores e noutros (mesma marca e modelo) é apenas cobrado o EcoREEE...
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por nelmindo »

rainbow Escreveu:Então e um bloco autónomo, que não leva pilhas nem óleo, e no qual me estão a cobrar os dois valores?
E o mais engraçado é que nalguns são cobrados os dois valores e noutros (mesma marca e modelo) é apenas cobrado o EcoREEE...
Mas leva acumulador!!! Neste caso até uma sorte não cobrarem pelos 3, equipamento electrico/electrónico, acumulador e a lâmpada.

É o fabricante que opta e responde por isso.
rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por rainbow »

Presumo que por acumulador te refiras à bateria, certo?
Mas como eu disse e volto a dizer...
rainbow Escreveu: E o mais engraçado é que nalguns são cobrados os dois valores e noutros (mesma marca e modelo) é apenas cobrado o EcoREEE...
Ora, que eu saiba todos os blocos autónomos levam bateria (senão, nem se chamavam autónomos)...
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por nelmindo »

Sim, isso eu percebi, mas tenta perceber, o bloco é um equipamento electrico/electrónico? É, então paga EcoREEE

Esse mesmo equipamento tem acumulador/bateria? Tem, então paga também outra taxa, Ecovalor

Ecovalor: pneus, pilhas, papel, plástico, etc.
Além disso não deve ser chamado de taxa, mas sim serviço, porque é para financiar as empresas que tratam dos residuos e é por isso que incide o IVA.
rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por rainbow »

Bolas, tu não estás a perceber mesmo...
Dois blocos autónomos.
Os dois têm bateria.
Os dois pagam EcoREEE.
Só um deles paga Ecovalor.
Não vou mencionar marcas nem distribuidores, mas foi isto que aconteceu comigo recentemente.
Estás a perceber agora? Porque é que isto acontece se os dois têm bateria? Na minha opinião é porque não se deve ao facto de ter ou não bateria (até porque uma bateria é um equipamento eléctrico, dai ter o EcoREE). E o Ecovalor é do quê?
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por nelmindo »

Mas eu percebi, por isso é que disse que a responsabilidade das taxas é do fabricante/distribuidor. E também disse que o fabricante que quizer, pode ser mais picuinhas e obrigar a pagar 3 taxas, a da bateria, a da lâmpada e do equipamento electrónico e todos eles são equipamentos electricos como disse, mas são tratados como residuos em separado!!!
Por exemplo, em Portugal só existe uma empresa que trata do residuo "bateria". Logo parte da taxa global deve chegar a esta empresa. Se está declarado uma, se está declarado duas taxas, a responsabilidade é do fabricante/distribuidor. Terá que pedir explicações a ele se sentir lesado.
mitos
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 02 jul 2009, 15:37
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 17 vezes

Mensagem por mitos »

rainbow Escreveu:Bolas, tu não estás a perceber mesmo...
Dois blocos autónomos.
Os dois têm bateria.
Os dois pagam EcoREEE.
Não vou mencionar marcas nem distribuidores, mas foi isto que aconteceu comigo recentemente.
Estás a perceber agora? Porque é que isto acontece se os dois têm bateria? Na minha opinião é porque não se deve ao facto de ter ou não bateria (até porque uma bateria é um equipamento eléctrico, dai ter o EcoREE). E o Ecovalor é do quê?
Bom dia,
os fabricantes/vendedores não são obrigados a colucar na factura o valor destes 'impostos'
o exemplo disto é por exemplo nos supermercados em que compramos lampadas ou pilhas e "não" pagamos estas taxas porque estão diluidas nos preços dos equipamentos
Ipse se nihil scire id unum sciat
MiToS
rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por rainbow »

nelmindo Escreveu:Mas eu percebi, por isso é que disse que a responsabilidade das taxas é do fabricante/distribuidor. E também disse que o fabricante que quizer, pode ser mais picuinhas e obrigar a pagar 3 taxas, a da bateria, a da lâmpada e do equipamento electrónico e todos eles são equipamentos electricos como disse, mas são tratados como residuos em separado!!!
Por exemplo, em Portugal só existe uma empresa que trata do residuo "bateria". Logo parte da taxa global deve chegar a esta empresa. Se está declarado uma, se está declarado duas taxas, a responsabilidade é do fabricante/distribuidor. Terá que pedir explicações a ele se sentir lesado.
Então como é que um bloco que é da mesma marca e modelo que o outro, paga duas taxas enquanto o outro só paga uma?
O Ecovalor tem de ser por outro motivo...
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por nelmindo »

mitos Escreveu:
Dois blocos autónomos.
Os dois têm bateria.
Os dois pagam EcoREEE.
Bom dia,
os fabricantes/vendedores não são obrigados a colucar na factura o valor destes 'impostos'
o exemplo disto é por exemplo nos supermercados em que compramos lampadas ou pilhas e "não" pagamos estas taxas porque estão diluidas nos preços dos equipamentos

Devo mencionar na factura que emitir aos meus clientes, o Ecovalor?
Segundo o artigo 15º do decreto lei nº 6/2009 de 6 de Janeiro, "Os custos da recolha, tratamento e reciclagem de residuos de pilhas e acumuladores portáteis não são discriminados no preço de venda ao utilizador final"
Assim sendo, o preço do ecovalor não deve estar presente na factura de venda ao consumidor final
in: http://www.ecopilhas.pt/portal/index.php?id=2688
rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por rainbow »

nelmindo Escreveu:
mitos Escreveu:
Dois blocos autónomos.
Os dois têm bateria.
Os dois pagam EcoREEE.
Bom dia,

Devo mencionar na factura que emitir aos meus clientes, o Ecovalor?
Segundo o artigo 15º do decreto lei nº 6/2009 de 6 de Janeiro, "Os custos da recolha, tratamento e reciclagem de residuos de pilhas e acumuladores portáteis não são discriminados no preço de venda ao utilizador final"
Assim sendo, o preço do ecovalor não deve estar presente na factura de venda ao consumidor final
in: http://www.ecopilhas.pt/portal/index.php?id=2688
Isto é uma resposta a mim ou ao mitos?
É que se é para mim, digo já que aquilo que tenho vindo a dizer no tópico, digo-o porque estava na factura.
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por nelmindo »

Acrencentar informação à afirmação do Mitos.
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”