motor trifasico

maads
Curioso
Curioso
Registado: 10 set 2008, 22:10

motor trifasico

Mensagem por maads »

Gostava de uma ajuda, precisava de saber como e que se liga um motor trifasico a um contactor?
Esse contactor esta alterado para um motor monofasico, e queria alterar o contactor para trifasico... Alguem me pode enviar algum esquema, ou explicar o que devo fazer...
marcellomartins
Curioso
Curioso
Registado: 08 fev 2008, 11:06

Re: motor trifasico

Mensagem por marcellomartins »

maads Escreveu:Gostava de uma ajuda, precisava de saber como e que se liga um motor trifasico a um contactor?
Esse contactor esta alterado para um motor monofasico, e queria alterar o contactor para trifasico... Alguem me pode enviar algum esquema, ou explicar o que devo fazer...
http://www.tecnicsuport.com/elec/esquem ... r_trif.gif

Espero ter ajudado, em vez de te ter confudido..

Abraço
maads
Curioso
Curioso
Registado: 10 set 2008, 22:10

Mensagem por maads »

obrigado, ja deu para ter uma ideia
Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 17 vezes

Mensagem por Duzia12 »

pestynha
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 21 abr 2009, 12:10
Contacto:

Mensagem por pestynha »

quero saber se posso usar um contactor trifasico (nem sei se existe monofasico ) para ligar um motor monofasico comandado por rele
nokPT
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 26 set 2008, 22:45
Agradecimento recebido: 2 vezes

Mensagem por nokPT »

Sim perfeitamente, mas tem que ter atenção a 2 aspectos:
1º não pode escolher o contactor pela potência mas sim pela corrente, porque a potência parte do princípio que o motor é trifásico (400V) pelo que a corrente permitida é inferior, se não tiver este cuidado pode colar os contactos.
2º vai montar relé térmico? Se sim, a ligação mais correcta será: ligar a a Fase na entrada do 1º contacto, da saída deste ligar para a entrada do 2º contacto, na saída deste ligar para a entrada do 3º contacto e finalmente da saída deste ligar ao motor, ao fazer este malabarismo, garante que todos os bi-metálicos do relé térmico aqueçam em simultâneo (em caso de sobre-carga) e actuem mais eficazmente. (Ou seja todos os contactos do contactor ficam em série)

Também já vi quem tenha ligado os contactos em paralelo, tem a vantagem de usar um contactor e um térmico de menor calibre, mas na minha opinião, fica uma sapateirada principalmente se o contactor não for de qualidade e danificar-se-à muito mais depressa.
Ricardo Timóteo
pestynha
Velha Guarda
Velha Guarda
Contacto:

Mensagem por pestynha »

boas
a ideia é a seguinte

mete uma bomba de rega a arrancar por :

botao de pressao (liga desliga) ou
disjuntor ou rele c/Relogio ou
Sms modulo Gsm
ira ter um rele de ataque ao contactor ,
Ainda quero por algo para qd a bomba desforrar deligar mas nao sei como irei fazer isso
nokPT
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por nokPT »

Relativamente à última questão sobre desferrar, tanto a Mega-Tecnológica como a AVEL têm relés para controlo de bombas, a Mega tem 1 específico para essa aplicação é o RI33... que monitoriza a corrente consumida pelo motor e se estiver a cima (sobre carga) ou a baixo (falta de água) desliga o motor.
Ricardo Timóteo
pestynha
Velha Guarda
Velha Guarda
Contacto:

Mensagem por pestynha »

boa ideia ;)
eu tinha pensado num sensor qq que detectasse a agua ou o movimento da mesma mas pareçe boa ideia
mas vou ver disso .
esse rele pode ser instalado directamenta na bomba? eu tenho a bomba a ligar com um disjuntor
pelo q vi sim senao nao exeder os 5 A
nokPT Escreveu:Relativamente à última questão sobre desferrar, tanto a Mega-Tecnológica como a AVEL têm relés para controlo de bombas, a Mega tem 1 específico para essa aplicação é o RI33... que monitoriza a corrente consumida pelo motor e se estiver a cima (sobre carga) ou a baixo (falta de água) desliga o motor.
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 201 vezes

Mensagem por nelmindo »

nokPT Escreveu:Sim perfeitamente, mas tem que ter atenção a 2 aspectos:
1º não pode escolher o contactor pela potência mas sim pela corrente, porque a potência parte do princípio que o motor é trifásico (400V) pelo que a corrente permitida é inferior, se não tiver este cuidado pode colar os contactos.
2º vai montar relé térmico? Se sim, a ligação mais correcta será: ligar a a Fase na entrada do 1º contacto, da saída deste ligar para a entrada do 2º contacto, na saída deste ligar para a entrada do 3º contacto e finalmente da saída deste ligar ao motor, ao fazer este malabarismo, garante que todos os bi-metálicos do relé térmico aqueçam em simultâneo (em caso de sobre-carga) e actuem mais eficazmente. (Ou seja todos os contactos do contactor ficam em série)

Também já vi quem tenha ligado os contactos em paralelo, tem a vantagem de usar um contactor e um térmico de menor calibre, mas na minha opinião, fica uma sapateirada principalmente se o contactor não for de qualidade e danificar-se-à muito mais depressa.
Sim e reforço a ideia de passar em todos os contactos, tanto do contactor e do relé térmcio, porque há relés térmicos que detectam falta de fase e se não passarmos por lá, pode ser considerado isso
pestynha
Velha Guarda
Velha Guarda
Contacto:

Mensagem por pestynha »

boas ja entendi companheiro . isto agora é so pra tirar ideias nao passa de um projecto mental :)
mas hei-de passar para o papel ( ja agora alguem sabe um progama pra fazer esquemas facil de utilizar? ) e como nao pode deixar de aconteçer vou partilhar com o pessoal .
nelmindo Escreveu:

Sim e reforço a ideia de passar em todos os contactos, tanto do contactor e do relé térmcio, porque há relés térmicos que detectam falta de fase e se não passarmos por lá, pode ser considerado isso
pestynha
Velha Guarda
Velha Guarda
Contacto:

Mensagem por pestynha »

a bomba ate da para ligar em trifasico mas tenho medo nao tem esquema e nao sei se é so ligar directamente
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 201 vezes

Mensagem por nelmindo »

pestynha Escreveu:boas ja entendi companheiro . isto agora é so pra tirar ideias nao passa de um projecto mental :)
mas hei-de passar para o papel ( ja agora alguem sabe um progama pra fazer esquemas facil de utilizar? ) e como nao pode deixar de aconteçer vou partilhar com o pessoal .
nelmindo Escreveu:

programas existem vários, desde o autocad electrical, Eplan, e outros que tais que nõ sei o nome. Já foram aqui faladis, faz uma pesqeuisa aqui no form
RUBENSS
Curioso
Curioso
Registado: 09 fev 2009, 11:49
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 3 vezes

Mensagem por RUBENSS »

e o neutro?? onde fica nessa história toda?
não sei se isto de passar pelos contactos todos, seja em paralelo ou em série será muito adequado???

ha feedbacks?
nokPT
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por nokPT »

pestynha Escreveu:boa ideia ;)
...
pelo q vi sim senao nao exeder os 5 A
...
Se exceder os 5A, montas um TI para a corrente que quiseres no primário e 5A no secundário
Ricardo Timóteo
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”