motor trifasico
motor trifasico
Gostava de uma ajuda, precisava de saber como e que se liga um motor trifasico a um contactor?
Esse contactor esta alterado para um motor monofasico, e queria alterar o contactor para trifasico... Alguem me pode enviar algum esquema, ou explicar o que devo fazer...
Esse contactor esta alterado para um motor monofasico, e queria alterar o contactor para trifasico... Alguem me pode enviar algum esquema, ou explicar o que devo fazer...
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Re: motor trifasico
http://www.tecnicsuport.com/elec/esquem ... r_trif.gifmaads Escreveu:Gostava de uma ajuda, precisava de saber como e que se liga um motor trifasico a um contactor?
Esse contactor esta alterado para um motor monofasico, e queria alterar o contactor para trifasico... Alguem me pode enviar algum esquema, ou explicar o que devo fazer...
Espero ter ajudado, em vez de te ter confudido..
Abraço
Re: motor trifasico
quero saber se posso usar um contactor trifasico (nem sei se existe monofasico ) para ligar um motor monofasico comandado por rele
Re: motor trifasico
Sim perfeitamente, mas tem que ter atenção a 2 aspectos:
1º não pode escolher o contactor pela potência mas sim pela corrente, porque a potência parte do princípio que o motor é trifásico (400V) pelo que a corrente permitida é inferior, se não tiver este cuidado pode colar os contactos.
2º vai montar relé térmico? Se sim, a ligação mais correcta será: ligar a a Fase na entrada do 1º contacto, da saída deste ligar para a entrada do 2º contacto, na saída deste ligar para a entrada do 3º contacto e finalmente da saída deste ligar ao motor, ao fazer este malabarismo, garante que todos os bi-metálicos do relé térmico aqueçam em simultâneo (em caso de sobre-carga) e actuem mais eficazmente. (Ou seja todos os contactos do contactor ficam em série)
Também já vi quem tenha ligado os contactos em paralelo, tem a vantagem de usar um contactor e um térmico de menor calibre, mas na minha opinião, fica uma sapateirada principalmente se o contactor não for de qualidade e danificar-se-à muito mais depressa.
1º não pode escolher o contactor pela potência mas sim pela corrente, porque a potência parte do princípio que o motor é trifásico (400V) pelo que a corrente permitida é inferior, se não tiver este cuidado pode colar os contactos.
2º vai montar relé térmico? Se sim, a ligação mais correcta será: ligar a a Fase na entrada do 1º contacto, da saída deste ligar para a entrada do 2º contacto, na saída deste ligar para a entrada do 3º contacto e finalmente da saída deste ligar ao motor, ao fazer este malabarismo, garante que todos os bi-metálicos do relé térmico aqueçam em simultâneo (em caso de sobre-carga) e actuem mais eficazmente. (Ou seja todos os contactos do contactor ficam em série)
Também já vi quem tenha ligado os contactos em paralelo, tem a vantagem de usar um contactor e um térmico de menor calibre, mas na minha opinião, fica uma sapateirada principalmente se o contactor não for de qualidade e danificar-se-à muito mais depressa.
Ricardo Timóteo
Re: motor trifasico
boas
a ideia é a seguinte
mete uma bomba de rega a arrancar por :
botao de pressao (liga desliga) ou
disjuntor ou rele c/Relogio ou
Sms modulo Gsm
ira ter um rele de ataque ao contactor ,
Ainda quero por algo para qd a bomba desforrar deligar mas nao sei como irei fazer isso
a ideia é a seguinte
mete uma bomba de rega a arrancar por :
botao de pressao (liga desliga) ou
disjuntor ou rele c/Relogio ou
Sms modulo Gsm
ira ter um rele de ataque ao contactor ,
Ainda quero por algo para qd a bomba desforrar deligar mas nao sei como irei fazer isso
Re: motor trifasico
Relativamente à última questão sobre desferrar, tanto a Mega-Tecnológica como a AVEL têm relés para controlo de bombas, a Mega tem 1 específico para essa aplicação é o RI33... que monitoriza a corrente consumida pelo motor e se estiver a cima (sobre carga) ou a baixo (falta de água) desliga o motor.
Ricardo Timóteo
Re: motor trifasico
boa ideia 
eu tinha pensado num sensor qq que detectasse a agua ou o movimento da mesma mas pareçe boa ideia
mas vou ver disso .
esse rele pode ser instalado directamenta na bomba? eu tenho a bomba a ligar com um disjuntor
pelo q vi sim senao nao exeder os 5 A

eu tinha pensado num sensor qq que detectasse a agua ou o movimento da mesma mas pareçe boa ideia
mas vou ver disso .
esse rele pode ser instalado directamenta na bomba? eu tenho a bomba a ligar com um disjuntor
pelo q vi sim senao nao exeder os 5 A
nokPT Escreveu:Relativamente à última questão sobre desferrar, tanto a Mega-Tecnológica como a AVEL têm relés para controlo de bombas, a Mega tem 1 específico para essa aplicação é o RI33... que monitoriza a corrente consumida pelo motor e se estiver a cima (sobre carga) ou a baixo (falta de água) desliga o motor.
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Re: motor trifasico
Sim e reforço a ideia de passar em todos os contactos, tanto do contactor e do relé térmcio, porque há relés térmicos que detectam falta de fase e se não passarmos por lá, pode ser considerado issonokPT Escreveu:Sim perfeitamente, mas tem que ter atenção a 2 aspectos:
1º não pode escolher o contactor pela potência mas sim pela corrente, porque a potência parte do princípio que o motor é trifásico (400V) pelo que a corrente permitida é inferior, se não tiver este cuidado pode colar os contactos.
2º vai montar relé térmico? Se sim, a ligação mais correcta será: ligar a a Fase na entrada do 1º contacto, da saída deste ligar para a entrada do 2º contacto, na saída deste ligar para a entrada do 3º contacto e finalmente da saída deste ligar ao motor, ao fazer este malabarismo, garante que todos os bi-metálicos do relé térmico aqueçam em simultâneo (em caso de sobre-carga) e actuem mais eficazmente. (Ou seja todos os contactos do contactor ficam em série)
Também já vi quem tenha ligado os contactos em paralelo, tem a vantagem de usar um contactor e um térmico de menor calibre, mas na minha opinião, fica uma sapateirada principalmente se o contactor não for de qualidade e danificar-se-à muito mais depressa.
Re: motor trifasico
boas ja entendi companheiro . isto agora é so pra tirar ideias nao passa de um projecto mental 
mas hei-de passar para o papel ( ja agora alguem sabe um progama pra fazer esquemas facil de utilizar? ) e como nao pode deixar de aconteçer vou partilhar com o pessoal .

mas hei-de passar para o papel ( ja agora alguem sabe um progama pra fazer esquemas facil de utilizar? ) e como nao pode deixar de aconteçer vou partilhar com o pessoal .
nelmindo Escreveu:Sim e reforço a ideia de passar em todos os contactos, tanto do contactor e do relé térmcio, porque há relés térmicos que detectam falta de fase e se não passarmos por lá, pode ser considerado issonokPT Escreveu:Sim perfeitamente, mas tem que ter atenção a 2 aspectos:
1º não pode escolher o contactor pela potência mas sim pela corrente, porque a potência parte do princípio que o motor é trifásico (400V) pelo que a corrente permitida é inferior, se não tiver este cuidado pode colar os contactos.
2º vai montar relé térmico? Se sim, a ligação mais correcta será: ligar a a Fase na entrada do 1º contacto, da saída deste ligar para a entrada do 2º contacto, na saída deste ligar para a entrada do 3º contacto e finalmente da saída deste ligar ao motor, ao fazer este malabarismo, garante que todos os bi-metálicos do relé térmico aqueçam em simultâneo (em caso de sobre-carga) e actuem mais eficazmente. (Ou seja todos os contactos do contactor ficam em série)
Também já vi quem tenha ligado os contactos em paralelo, tem a vantagem de usar um contactor e um térmico de menor calibre, mas na minha opinião, fica uma sapateirada principalmente se o contactor não for de qualidade e danificar-se-à muito mais depressa.
Re: motor trifasico
a bomba ate da para ligar em trifasico mas tenho medo nao tem esquema e nao sei se é so ligar directamente
- nelmindo
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Re: motor trifasico
pestynha Escreveu:boas ja entendi companheiro . isto agora é so pra tirar ideias nao passa de um projecto mental
mas hei-de passar para o papel ( ja agora alguem sabe um progama pra fazer esquemas facil de utilizar? ) e como nao pode deixar de aconteçer vou partilhar com o pessoal .
nelmindo Escreveu:Sim e reforço a ideia de passar em todos os contactos, tanto do contactor e do relé térmcio, porque há relés térmicos que detectam falta de fase e se não passarmos por lá, pode ser considerado issonokPT Escreveu:Sim perfeitamente, mas tem que ter atenção a 2 aspectos:
1º não pode escolher o contactor pela potência mas sim pela corrente, porque a potência parte do princípio que o motor é trifásico (400V) pelo que a corrente permitida é inferior, se não tiver este cuidado pode colar os contactos.
2º vai montar relé térmico? Se sim, a ligação mais correcta será: ligar a a Fase na entrada do 1º contacto, da saída deste ligar para a entrada do 2º contacto, na saída deste ligar para a entrada do 3º contacto e finalmente da saída deste ligar ao motor, ao fazer este malabarismo, garante que todos os bi-metálicos do relé térmico aqueçam em simultâneo (em caso de sobre-carga) e actuem mais eficazmente. (Ou seja todos os contactos do contactor ficam em série)
Também já vi quem tenha ligado os contactos em paralelo, tem a vantagem de usar um contactor e um térmico de menor calibre, mas na minha opinião, fica uma sapateirada principalmente se o contactor não for de qualidade e danificar-se-à muito mais depressa.
programas existem vários, desde o autocad electrical, Eplan, e outros que tais que nõ sei o nome. Já foram aqui faladis, faz uma pesqeuisa aqui no form
Re: motor trifasico
Se exceder os 5A, montas um TI para a corrente que quiseres no primário e 5A no secundáriopestynha Escreveu:boa ideia
...
pelo q vi sim senao nao exeder os 5 A
...
Ricardo Timóteo