casquilho com corrente com interruptor em OFF

Responder
darkfly
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 01 set 2009, 19:57

casquilho com corrente com interruptor em OFF

Mensagem por darkfly »

Boa tarde amigos, não percebo muito de electricidade mas fiquei admirado quando ao encostar o busca polos na fase onde ia ligar um casquilho, esta estar sempre com corrente quer com o interruptor em ligado quer em desligado.

Os quartos têm 2 interruptores para ligar e desligar as luzes. Quando está ligada a intensidade de luz no busca polos é forte, quando se desliga um dos interruptores a intensidade da luz do busca polos reduz, mas continua aceso. Dá a ideia que passa sempre corrente.

Isto passa-se em todos os quartos que têm dois interruptores (ou comutadores).

Acham que é normal?

Obrigado
patinhofeio
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 30 mar 2008, 10:45

Re: casquilho com corrente com interruptor em OFF

Mensagem por patinhofeio »

Boas.
Sim, é normal.
O que se passa, é que como a linha de lâmpada vai ao ultimo comutador e volta, circula algum tempo lado a lado com o fio de fase. Em qualquer corrente, gera-se indução. O que faz o busca pólos acender mais fraco é essa indução. Embora dê para dar um esticão, na verdade não é a fase. Com a lâmpada metida no suporte, essa indução desaparece, pois a resistência da lâmpada faz passagem dessa indução ao neutro e como tal desaparece.
Podia também dar-se o caso de a instalação estar mal efectuada e na verdade os interruptores estarem a cortar o neutro, mas não parece ser isso. Se assim fosse a intensidade no busca-pólos era sempre igual.
Abraço
Aprender sem pensar é tempo perdido - Confúcio
Participar neste fórum é um privilégio e não um direito
A vida é uma escola. Quem não aprende com a vida, considere-se morto
rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 10 ago 2009, 10:15
Enviou: 16 vezes
Agradecimento recebido: 39 vezes

Mensagem por rainbow »

Bom dia.

Não é normal darkfly.
E só se gera indução com passagem de corrente.
No lâmpada, no corrente.

Cumprimentos.
nokPT
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 26 set 2008, 22:45
Agradecimento recebido: 2 vezes

Mensagem por nokPT »

Até é normal, principalmente em instalações que não têm terra (antigas) ou que a terra não está em condições.

Pode haver retornos pelo Neutro, é perfeitamente normal.

Um busca-polos não é uma ferramenta de precisão dependendo do tipo pode acender com valores muito baixos, tenho 1 da Legrand (com LED e pilhas de relógio) que acende se tocar com 1 mão numa ponta e a outra na outra ponta (passe o pleonasmo).
O busca-polos, é um indicador e indica não que existe uma tensão perigosa, mas sim que não existe qualquer tensão (quando não acende, partindo do princípio que não está fundido).
Apesar de não ser de precisão, é uma ferramenta muito útil, principalmente nos PTs. Em casa é útil mas também é enganosa, principalmente se estiver fundido.
Ricardo Timóteo
rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por rainbow »

Bom dia.
O busca-polos, é um indicador e indica não que existe uma tensão perigosa
230 Vac não é uma tensão perigosa ???

E já agora, pedia o favor de me explicar a sua explicação...porque é que aquilo é normal?

Cumprimentos.
nokPT
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por nokPT »

rainbow Escreveu:Bom dia.
O busca-polos, é um indicador e indica não que existe uma tensão perigosa
230 Vac não é uma tensão perigosa ???

E já agora, pedia o favor de me explicar a sua explicação...porque é que aquilo é normal?

Cumprimentos.
230Vac não é uma tensão perigosa, o perigo reside na corrente, não na tensão, de qualquer maneira avançando...

Em lado nenhum li que o busca-pólos indica que tem 230Vac, diz apenas que quando liga o interruptor fica mais brilhante (OK, deverá ter aprox. 230Vac) e quando desliga fica menos brilhante, quanto não é especificado, apenas diz que continua aceso mas não diz se a 50%, se a 25%, etc...

Porque é que é normal? Porque acontece em muitas instalações, o que torna "Normal", se calhar do ponte de vista da estatística, não será uma normal, porque tem que estar dentro dos 95% da amostragem com um erro de 3% a 4%, mas eu diria que vulgarmente, quando acontece muitas vezes (como por exemplo fazer Sol ou Chover) é normal.
Ricardo Timóteo
rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por rainbow »

230Vac não é uma tensão perigosa, o perigo reside na corrente, não na tensão, de qualquer maneira avançando...
BRILHANTE !!! (nem sei o que diga)

Esquece lá as amostragens e percentagens, e explica-me lá porque é que a lâmpada do busca-pólos acende com o interruptor desligado...
patinhofeio
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 30 mar 2008, 10:45

Mensagem por patinhofeio »

Boas..
No meu anterior post, está explicado o porquê de o busca-polos acender. Se mesmo assim subsistem duvidas, googlem. Façam exemplos em casa do tipo de instalação que o colega que colocou a duvida tem. Refira-se, que o caso que esta a acontecer a quem colocou a duvida, surge, por não ter nada ligado no circuito, pois se a lâmpada já estivesse conectada, já não havia a indução que o colega está a detectar.
Mesmo em instalações recentes e com fio de terra, há a possibilidade de o mesmo acontecer. Por norma, costuma levar-se a fase ao comutador mais distante, e o retorno à lâmpada do comutador mais próximo da caixa, mas se inverter-mos as ligações, quando por exemplo o comutador de entrada faz de escada para a cama e de interruptor para um wc, o retorno já vem do comutador de cabeceira, e chega a fazer 5 ou mais metros lado a lado com a fase, o que provoca indução na linha de lâmpada.
Sobre busca-pólos a acenderem com tensões perigosas... Já tive um com led que acendia a partir de 26Vac. (sim, 26 não há erro).
Como o colega que iniciou o tópico não se voltou a pronunciar, deduzo que está esclarecido.
Abraço
Aprender sem pensar é tempo perdido - Confúcio
Participar neste fórum é um privilégio e não um direito
A vida é uma escola. Quem não aprende com a vida, considere-se morto
darkfly
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 01 set 2009, 19:57

Mensagem por darkfly »

Boa tarde, desde já obrigado a todos pelos esclarecimentos.
Devo então deduzir que é normal, em comutadores.

No entanto é estranho em OFF o busca pólos acender. Existe terra, mas eu estou a medir com o busca polos no fio da fase.

Acham que com um multimetro conseguia alguma coisa?
Qual os valores considerados normais?
rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por rainbow »

Darkfly, isso não é normal.
nokPT
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por nokPT »

Com um multimetro, pelo menos fica a saber que valores estão em causa, até pode ser do chinês a 5€.

Deve medir a tensão entre Fase e Neutro, entre Fase e Terra e Neutro e Terra.

Tal como disse o patinhofeio e tal como eu já disse há busca-pólos que acendem a partir de tensões muito baixas, então os de LED que só precisam de microAmperes.

Provavelmente vai ver que a tensão (Neutro-Terra) é muito reduzida.

Pode ainda medir Neutro-Mão (a sua mão do seu corpo) porque com o busca polos, o que está a fazer é estabelecer um circuito entre o Neutro e a Terra através do seu corpo (Dedo-Mão-Braço-etc...)
Ricardo Timóteo
rmcabral
Curioso
Curioso
Registado: 25 abr 2009, 23:48

Mensagem por rmcabral »

ate ha busca polos que acendem com a continuidade do corpo humano.
Isso parece ser bastante normal se o electricista cortou o neutro e vez da fase.
O que e bastante comum com os electricistas que se intitulam electricistas.
Ass. Rodrigo Cabral
Responder

Voltar para “Problemas Elétricos”