Armários de Distribuição - Loteamentos

Responder
pedro.silva22
Curioso
Curioso
Mensagens: 11
Registado: 04 fev 2008, 11:12

Armários de Distribuição - Loteamentos

Mensagem por pedro.silva22 »

Boas a todos,

Tenho uma dúvida que me surgiu enquanto estou a realizar um projecto de licenciamento de um loteamento, o caso é o seguinte,

Foi-me indicado que deveria colocar shunts calibrados, quando faço a ligação de um armário de distribuição para outro. Ora o meu problema encontra-se em saber o que é um shunt calibrado, termo que por acaso nunca ouvi falar, já contactei diversos colegas na área, que também já fizeram projectos de loteamento e ninguém me sabe dizer do que se trata.

Por este motivo recorri ao forúm, pois é mais vasto e pode ser que alguém já tenha ouvido e saiba me explicar o que um shunt calibrado.

Obrigado pela ajuda


Avatar do Utilizador
patinhofeio
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 513
Registado: 30 mar 2008, 10:45
Localização: 150 Km de Lisboa

Re: Armários de Distribuição - Loteamentos

Mensagem por patinhofeio »

pedro.silva22 Escreveu:Boas a todos,

Tenho uma dúvida que me surgiu enquanto estou a realizar um projecto de licenciamento de um loteamento, o caso é o seguinte,

Foi-me indicado que deveria colocar shunts calibrados, quando faço a ligação de um armário de distribuição para outro. Ora o meu problema encontra-se em saber o que é um shunt calibrado, termo que por acaso nunca ouvi falar, já contactei diversos colegas na área, que também já fizeram projectos de loteamento e ninguém me sabe dizer do que se trata.

Por este motivo recorri ao forúm, pois é mais vasto e pode ser que alguém já tenha ouvido e saiba me explicar o que um shunt calibrado.

Obrigado pela ajuda
Boas...
Por nome de shunt calibrado tambem não conheço, mas por norma, as ligações entre armarios, é feita com uma barra metalica com orelhas identicas aos fusiver NH2. Tambem não sei o nome dessas barras, por isso só se o nome dado a essas barras é o de shunt calibrado.
Aprender sem pensar é tempo perdido - Confúcio
Participar neste fórum é um privilégio e não um direito
A vida é uma escola. Quem não aprende com a vida, considere-se morto
Avatar do Utilizador
Adricavaco
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 6
Registado: 13 mar 2008, 16:28
Localização: Faro

Re: Armários de Distribuição - Loteamentos

Mensagem por Adricavaco »

Ola boa tarde,

Espero ajudar.. Shunt (ou faca) é realmente o que se coloca na base de fusiveis (tamanho NH00, NH01 e NH02) quando não é necessário protejer com fusivel e fazer "apenas" a passagem. Quanto ao calibrado, sei que a EDP está a exijir que estes mesmos shunts contenham a gravação da amperagem suportada pelos mesmos.

Isto é para evitar que se use shunts de 160A (por exemplo) quando a corrente que passa pelo mesmo seja de 200A (por exemplo) e por ai sucessivamente.

Espero realmente ter ajudado.

Adriano Gonçalves
nsilva
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 114
Registado: 20 out 2008, 18:36
Localização: Alcobaça
Enviou: 3 vezes

Re: Armários de Distribuição - Loteamentos

Mensagem por nsilva »

boas.

Um shunt calibrado usa-se quando entre armarios não ha alteração de seção do cabo.

se o cabo de saida para o armario seguinte é da mesma secção do cabo de alimentação, coloca-se no tribloco de saída T2 um shunt abibrado por fase.

simples.

Cumprimentos.
Duzia12
Oficial
Oficial
Mensagens: 5250
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Localização: Barcelos
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 17 vezes

Re: Armários de Distribuição - Loteamentos

Mensagem por Duzia12 »

Eu não sei se é só entre armário

Usa-se para receber o cabo, indo este ao tribloco . Do tribloco ao barramento geral em que o "Shunt" fica nesse 1º tribloco para assim se puder cortar a energia ao armário e a tudo a juzante.
nsilva
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 114
Registado: 20 out 2008, 18:36
Localização: Alcobaça
Enviou: 3 vezes

Re: Armários de Distribuição - Loteamentos

Mensagem por nsilva »

boas

sim, tb é como o colega está a dizer.

Coloca-se o shunt sempre no tribloco de entrada e no tribloco de saída se não existir redução de secção, o que acontece normalmente.

Como só existem duas secções normalizadas de cabos, normalmente não ha reduções de secção.

Cumprimentos
pedro.silva22
Curioso
Curioso
Mensagens: 11
Registado: 04 fev 2008, 11:12

Re: Armários de Distribuição - Loteamentos

Mensagem por pedro.silva22 »

boas a todos

É só mesmo para agradecer as noções que me deram
Avatar do Utilizador
Adricavaco
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 6
Registado: 13 mar 2008, 16:28
Localização: Faro

Re: Armários de Distribuição - Loteamentos

Mensagem por Adricavaco »

Boas tardes,

Relativamente aos cabos utilizados para distribuição de energia eléctrica de BT, não são só duas as secções de cabos em utilização.

A EDP normalizou a utilização de determinadas secções de cabos de aluminio, por exemplo para as redes subterraneas:

- LSVAV 4x16
- LSVAV 4x35
- LSVAV 4x95
- LSVAV 3x185+95

Relativamente ao shunt calibrado, este é o nome que se emprega aos shunts a utilizar nos triblocos sim mas, como antigamente se colocavam os ditos shunts (ou facas) sem ter qualquer designação da corrente que poderiam suportar, a EDP só aceita Shunts calibrados (com indicação da amperagem)

CMPS
burnin
Curioso
Curioso
Mensagens: 57
Registado: 01 mai 2007, 15:12

Re: Armários de Distribuição - Loteamentos

Mensagem por burnin »

Acho que os electricistas chamam a esse equipamento "facas de neutro"

Não são mais do que seccionadores calibrados para ser percorridos até uma determinada corrente, os que eu costumo ver lá na empresa são de 400A
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”