IDR tipo A vs AC

Responder
Missign0
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 30 jul 2025, 11:27
Profissão: Eng. Informático

IDR tipo A vs AC

Mensagem por Missign0 »

Boa tarde, andei aqui a trocar uns diferenciais e reparei que na minha casa é tudo 30 mA AC. Tenho 5 diferenciais no total (cada um pendura no maximo 8 disjuntores, mas alguns menos). Ao fazer uma pesquisa rapida, o chatgpt disse-me que o recomendado nos dias de hoje seria ter tudo do tipo A e não do tipo AC, inclusive que a Alemanha desde os anos 80 que obriga a que seja tudo tipo A. França inclusive também obriga do tipo A. Aliás, eles até recomendam do tipo F em equipamentos de grande carga... Duas questões:

1. Como eletricidade é algo universal que não "segue leis" a não ser as da física, fiquei na duvida se efetivamente para a minha segurança é melhor substituir os do tipo AC pelo tipo A uma vez que o mais comum nos dias de hoje é ter quase tudo a usar DC em casa (o custo € adicional não é problema se efetivamente for para tornar mais seguro).

2. Tinha o diferencial da zona da cozinha (que tem tomadas e afins) definido para 300 mA sabe-se lá porquê (a casa tem 4 anos e é tudo novo). Troquei por um de 30 mA e parece estar tudo a funcionar como é suposto, a questão que se coloca é: alguma razão que me esteja a escapar pelo qual o instalador possa ter deixado 300 em vez de 30 visto que quando ele fez a instalação elétrica nem eletrodomésticos a casa tinha? (Também o fez na garagem e também troquei pro 30).

Obrigado.
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 203 vezes

Re: IDR tipo A vs AC

Mensagem por nelmindo »

A passagem de 300mA para 30 mA, significa que ficou à partida mais seguro, mas não significa que fica com uma instalação mais utilizável, porque irá aparecer disparos com mais frequência.

O procedimento correto é medir a terra de preoteção e colocar o diferencial adequado. Aliás, se estiver a colocar diferenciais de 30mA e nem sequer tiver terra de proteção, eles não estão a fazer nada basicamente...

Em locais o valor máximo da tensão da tensão de contato é 50V e em outros é 25V. É colocar os diferencais em conformidade a respeitar as tensões.

Quando fala em DC é diferente do conceito AC dos diferenciais.
ver: viewtopic.php?t=23779
agazevedo
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 03 mar 2023, 14:28
Profissão: Gestor

Re: IDR tipo A vs AC

Mensagem por agazevedo »

O IDR tipo A, contrariamente ao tipo AC, deteta corrente continuas de 6mA, pelo que se recomenda para circuitos que possam gerar componentes continuas como são caso de maquinas de lavar, carregadores de VE e alguns fornos/placas; estes equipamentos,e não só, tem em geral programadores que podem gerar componentes continuas. Em França o IDR de tipo A(ou F) é obrigatório nestes circuitos, não em todos; o que passou a ser obrigatório foi IDR com sensibilidade de 30mA,não se instalando IDR de 300mA em instalações domésticas. Com o custo dos IDR tipo A a cair, admito, que em breve o AC seja descontinuado.
AGA
Responder

Voltar para “Proteção Elétrica”