Boas
Tenho um cliente que tembuma area de armazenamento de combustíveis, esse mesmo distina se a reabastecimento das carrinhas de transporte de combustível para venda. Na sequência da inspecção que ta sujeito ao fim de alguns anos fui lhe pedida um papel por electrecista a comprovar que betoneira de emergência funciona correctamente e os valores de terra, estes valores posso me seguir como habitação se tratasse ou tem algum valor próprio.
E esiste algum termo de responsabilidade na Dgeg para estes casos?
Valores de terra
-
- Curioso
- Registado: 21 jul 2025, 17:51
- Profissão: Engenheiro Eletrotécnico
- Agradecimento recebido: 1 vez
Re: Valores de terra
Estamos a falar de uma área classificada como zona com risco de explosão (ATEX), pois envolve armazenamento e abastecimento de combustíveis.
Áreas ATEx seguem as referências NP EN 60079-14 / Portaria 131/2002 / API RP 540
Valor recomendado ≤ 10 Ω (normal) / ≤ 5 Ω (preferencial em SPDA ou áreas críticas)
Isto garante descarga segura de eletricidade estática e segurança em atmosferas explosivas.
Medir resistência de terra com terrômetro e continuidade de equipotencial com microhmímetro ou multímetro confiável. Registar medições no relatório técnico. Testar a botoneira de emergência durante a inspeção e incluir resultado no relatório.
Use o modelo oficial da DGEG para instalações elétricas e inclua os resultados dos testes (terra, equipotencial, botão de emergência).
Áreas ATEx seguem as referências NP EN 60079-14 / Portaria 131/2002 / API RP 540
Valor recomendado ≤ 10 Ω (normal) / ≤ 5 Ω (preferencial em SPDA ou áreas críticas)
Isto garante descarga segura de eletricidade estática e segurança em atmosferas explosivas.
Medir resistência de terra com terrômetro e continuidade de equipotencial com microhmímetro ou multímetro confiável. Registar medições no relatório técnico. Testar a botoneira de emergência durante a inspeção e incluir resultado no relatório.
Use o modelo oficial da DGEG para instalações elétricas e inclua os resultados dos testes (terra, equipotencial, botão de emergência).