Uma série de aparelhos elétricos fritaram

Responder
Anime_nanet
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 20 jun 2024, 17:59
Profissão: Enfermeiro

Uma série de aparelhos elétricos fritaram

Mensagem por Anime_nanet »

Boa tarde.

Antes de mais indicar que não percebo nada de eletricidade, venho apenas aqui pedir conselhos.

Ontem, ao chegar a casa do trabalho, deparo-me com 3 disjuntores desligados, mas não o geral.

Encontrava-se desligado o disjuntor que alimenta o Ar condicionado, a máquina de lavar loiça (cozinha) e a máquina de lavar roupa (sala de máquinas).

Quando se ligou novamente os disjuntores nenhum voltou a disparar. No entanto, uma série de aparelhos elétricos nunca mais ligaram, nomeadamente:

- Cozinha --> A máquina de lavar loiça e o esquentador;
- O multisplit exterior do ar condicionado (os interiores ainda funcionavam, mas não faziam frio e pouco depois desligam dando erro de comunicação com a unidade exterior);
- Escritório --> Um sistema de dolby surround que tinha ligado ao PC.

O que acho estranho, mas talvez seja normal, fica a questão para os mais entendidos: na sala das máquinas nenhum aparelho avariou, apesar do disjuntor ter desligado; No escritório o disjuntor não desligou e fritou as colunas, mas não o PC.

De notar que: - não estava ninguém em casa quando sucedeu esta situação e nenhum aparelho dos que avariou estava a funcionar ativamente. Os vizinhos não relatam qualquer problema na casa deles nesse período e o E-redes diz que não houve qualquer ocorrência.

Face ao exposto terão alguma ideia do que se terá efetivamente passado?

Vale a pena fazer a participação escrita de prejuízos ao e-redes? Também tenho um seguro multirriscos com cobertura de riscos elétricos, esse irá adiantar-me de alguma coisa?

Que tipo de procedimentos devo fazer para que tudo fique como deve de ser? E também... caso o seguro me ajude, devo procurar uma vistoria por um técnico certificado de eletricidade a toda a instalação antes ou depois de ter o avalo do seguro. Será que o seguro cobre esta avaliação?

Porque tenho medo de reparar / comprar aparelhos novos e depois voltar a acontecer-me outra vez uma coisa destas... Como me precaver contra situações destas futuras?

Desculpem tantas perguntas, mas é a 1º vez que isto me acontece e não faço ideia de como prosseguir.

Obrigado desde já pela atenção!

Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 217 vezes

Re: Uma série de aparelhos elétricos fritaram

Mensagem por Mário »

Boas

A rede é trifásica ou monofásica?

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Anime_nanet
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Monofásica
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Enviou: 16 vezes
Agradecimento recebido: 76 vezes

Mensagem por ohmico »

Boas,

muito provavelmente haverá algum vizinho, alimentado pela mesma fase, que poderá ter problema relacionado.

Pode e deve atirar-se para cima da E-redes, mas não vai ter sorte pois não vai conseguir provar nada, mesmo que verifique que todos os equipamentos

estão avariados na entrada da alimentação com varistores queimados.

A solução vai ser participar ao seguro, mas prepare-se que o perito vai querer confirmar o tipo de avaria, portanto se mandar reparar os equipamentos

peça que lhe entreguem os acessórios substituídos.

Ohmico.
Anime_nanet
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

A E-redes já se descartou, dizendo que não tem nenhum registo de ocorrência nesse dia. Ainda aguardo contacto do gabinete de peritagem do seguro. Colocar aquelas tomadas que previnem picos de tensão irá impedir que isto me aconteça numa situação futura?
mromeiro
Electricista de 2ª
Electricista de 2ª
Registado: 10 set 2021, 17:26
Enviou: 13 vezes
Agradecimento recebido: 36 vezes

Mensagem por mromeiro »

Se mora num prédio, pode ser um problema na instalação do prédio, pois a entrada do prédio é trifásica.
Assim se existir um mau contacto no neutro (e é comum isso acontecer), a tensão fase - neutro irá ficar desiquilibrada, ficando umas fases com tensão elevada e outras com tensão baixa.
Estes valores vão-se alterando de acordo com o que estiver ligado em todos os apartamentos do prédio, ou seja, num momento é uma fase que está com tensão alta, e depois será outra.

Se for este o caso, sugiro que seja feita uma revisão da instalação do prédio.
O problema até pode estar no interruptor geral.
Nota: não mexer neste interruptor se não é um eletricista credenciado, e se não tem forma de comprar rapidamente outro interruptor um caso de avaria.
Há situações, que ao desligar ele não liga mais, e assim o prédio irá ficar sem energia até ser colocado um novo!
Anime_nanet
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Resposta do CHAT-GPT:

A situação que você descreve parece ter sido causada por um problema elétrico que resultou em uma sobretensão ou uma série de sobretensões na rede elétrica da sua casa. Vamos analisar as possíveis causas e soluções para os problemas apresentados:

Possíveis Causas
Sobretensão Transitória:

Pode ter ocorrido uma sobretensão transitória na rede elétrica, que é um aumento súbito e breve na tensão elétrica, que poderia ter danificado os aparelhos eletrônicos.
Problemas de Aterramento:

Falhas no sistema de aterramento podem levar a danos em aparelhos eletrônicos, especialmente em caso de sobretensões.
Falha em Equipamentos:

A falha de algum equipamento, como o ar condicionado ou a máquina de lavar, pode ter causado um pico de corrente, disparando os disjuntores e danificando outros aparelhos conectados.
Problemas na Rede Elétrica Interna:

Defeitos na fiação elétrica interna podem resultar em curtos-circuitos ou sobretensões que poderiam causar os danos descritos.
Procedimentos a Seguir
Documentação e Notificação:

Documente todos os danos ocorridos com fotos e descrições detalhadas.
Notifique a E-redes formalmente sobre o ocorrido. Mesmo que eles aleguem não ter havido ocorrências, é importante ter a participação registrada.
Acionamento do Seguro:

Verifique as condições da apólice do seu seguro multirriscos. Normalmente, seguros com cobertura de riscos elétricos incluem danos por sobretensão.
Faça a participação dos danos ao seguro, fornecendo todas as evidências coletadas.
Avaliação Técnica:

Contrate um técnico certificado em eletricidade para realizar uma vistoria detalhada na instalação elétrica da sua casa. Isso deve incluir a verificação do sistema de aterramento e dos disjuntores.
Essa avaliação ajudará a identificar a causa do problema e evitar futuras ocorrências.
Relatório Técnico:

O técnico deverá fornecer um relatório detalhado da vistoria, incluindo recomendações de reparos e melhorias. Esse relatório será útil tanto para o seguro quanto para a E-redes.
Sobre a Cobertura do Seguro
Avaliação Técnica:

Algumas apólices de seguro cobrem o custo da avaliação técnica. Verifique com a sua seguradora se este é o caso.
Reparação e Substituição:

O seguro deve cobrir os custos de reparação ou substituição dos aparelhos danificados, conforme as condições da apólice.
Prevenção de Futuras Ocorrências
Instalação de Dispositivos de Proteção:

Instale dispositivos de proteção contra surtos (DPS) na sua instalação elétrica. Eles ajudam a proteger contra sobretensões transitórias.
Manutenção Regular:

Realize manutenções periódicas na sua instalação elétrica, garantindo que todos os componentes estão em bom estado e funcionando corretamente.
Monitoramento:

Considere a instalação de sistemas de monitoramento de energia que possam alertar sobre variações anormais na tensão elétrica.
Resumo dos Passos Imediatos
Notifique a E-redes e a seguradora.
Contrate um técnico certificado para uma vistoria detalhada.
Utilize o relatório técnico para acionar o seguro e realizar os reparos necessários.
Instale dispositivos de proteção contra surtos para prevenir futuros danos.
Seguindo esses passos, você poderá identificar a causa do problema, reparar os danos e tomar medidas preventivas para evitar que a situação se repita.
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado

Mensagem por ohmico »

Boas,

afinal o CHAT-GPT não resolveu nada, manda chamar um técnico responsável.

Isso é que era bom... íamos já todos para o desemprego.

Ohmico
pedro caetano
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 14 fev 2010, 13:12
Enviou: 388 vezes
Agradecimento recebido: 79 vezes

Mensagem por pedro caetano »

boas.há casos em que essas avarias não são da instalação,mas dos ramais de entrada sobretudo dos aereos,que por falta de manutenção teem tendencia para isso. digo porque há cerca de 15 anos me aconteceu o mesmo e queimou uns quantos aparelhos,e ficou tudo em nada só me perguntaram se o vizinho do lado tambem sofreu, como ele não se queixou, eu fiquei a ver navios. avaria foi no poste que está junto á porta dele que começou a arder. cump
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado

Mensagem por ohmico »

pedro caetano Escreveu: 01 jul 2024, 18:46 boas.há casos em que essas avarias não são da instalação,mas dos ramais de entrada sobretudo dos aereos,que por falta de manutenção teem tendencia para isso. digo porque há cerca de 15 anos me aconteceu o mesmo e queimou uns quantos aparelhos,e ficou tudo em nada só me perguntaram se o vizinho do lado tambem sofreu, como ele não se queixou, eu fiquei a ver navios. avaria foi no poste que está junto á porta dele que começou a arder. cump
Boas,

Já somos dois!

No meu caso o vizinho da casa ao lado também teve avaria mas só num equipamento.

Não adiantou nada fazer reclamação à E-redes.

Ohmico
Responder

Voltar para “Problemas Elétricos”