Como ligar grupo gerador num condomínio

Responder
Nikuri21
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 3
Registado: 12 dez 2023, 06:58
Profissão: Electricista Industrial
Localização: Nacala-Moçambique

Como ligar grupo gerador num condomínio

Mensagem por Nikuri21 »

Olá a todos.
Meu nome é Abudo Assane, moçambicano, sou novo no fórum. Sou eletricista industrial e estou a pedir um aconselhamento para seguinte questão:
Preciso de instalar um grupo gerador para alimentar um pequeno condomínio de 10 casas. A questão é que cada casa vai ter um medidor pré-pago independente, porém com o gerador deve ser possível alimentar as cargas das casas sem passar pelos medidores. Eu tenho duas ideias. A primeira é montar uma chave de transferência (motorizada) para cada casa, que torna a solução onerosa; a segunda é dividir chave de transferência do gerador, de tal forma que a tensão do gerador vai directo aos bornes de saídas dos medidores. O único receio da segunda opção é que me parece não muito seguro, visto que pode haver tensão de retorno tanto no medidor e no gerador.
Agradeço ajuda para quem tenha outra experiência. Anexo um esboço para melhor perceção.
Anexos
ESBOÇO.pdf
(282.95 KiB) Transferido 54 vezes


rio
Curioso
Curioso
Mensagens: 56
Registado: 03 ago 2020, 10:10
Localização: sintra
Enviou: 4 vezes
Agradecimento recebido: 6 vezes

Re: Como ligar grupo gerador num condomínio

Mensagem por rio »

Eu pessoalmente prefiro a primeira opcao
Um barramento central junto ao gerador
De onde saem os 10 cabos um para cada casa e com disjuntor individual no barramento a saida do gerador e depois com ligacoes da opcao um
Nikuri21
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 3
Registado: 12 dez 2023, 06:58
Profissão: Electricista Industrial
Localização: Nacala-Moçambique

Re: Como ligar grupo gerador num condomínio

Mensagem por Nikuri21 »

Olá, Rio.
Muito obrigado pelo seu comentário, mas devo confessar que não fiquei muito claro com a sua explicação. Defende que devo aplicar 10 chaves de transferências (ATS), sendo uma para cada casa? Rio, o que deve entender é que cada casa tem um medidor individual que mede a energia da concessionária, mas a energia do gerador é da responsabilidade do condomínio e não é contabilizada no medidor da casa. Ou seja, quando estiver a funcionar o gerador o medidor deve estar desligado.
rio
Curioso
Curioso
Mensagens: 56
Registado: 03 ago 2020, 10:10
Localização: sintra
Enviou: 4 vezes
Agradecimento recebido: 6 vezes

Re: Como ligar grupo gerador num condomínio

Mensagem por rio »

Acontece que se so existir 1 cabo para todas se o gerador
Estiver a trabalhar e houver um problema no cabo fica com 10 casas desligadas
Se tiver um problema num cabo , so uma casa fica sem electricidade.
Quanto ao resto e fazer o que voce pretendia fazer
Mas 10 vezes. Uma em cada casa.
E mais caro mas mais fiavel
Nikuri21
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 3
Registado: 12 dez 2023, 06:58
Profissão: Electricista Industrial
Localização: Nacala-Moçambique

Re: Como ligar grupo gerador num condomínio

Mensagem por Nikuri21 »

Olá, Rio.
Mais uma vez muito obrigado pela sua contribuição. Isso de lançar um cabo para cada casa a partir do barramento (seja do gerador e do PT) está claro, é válido para as duas opções. Se reparar no esboço tem lá sempre (x10) nas duas opções. Note que na opção dois há só um ATS, cujos terminais de saída estão separados (não há comunicação entre os terminais do lado do gerador e do PT, como acontece normalmente em ATS). A interligação vai ocorrer nos bornes do medidor, mas em condições normais de operação é expectável que não haja cruzamento da tensão do gerador com a do PT, visto que no ATS existe um encravamento mecânico. É aqui onde reside a minha grande dúvida: Nesta ligação, o gerador em funcionamento, os bornes de saída do medidor estarão permanentemente em tensão do gerador, pese embora não haverá circulação de corrente no medidor por conta do ATS que estará aberto do lado do PT, enquanto do lado gerador estiver fechado. Qual é a inconveniência do ponto de vista técnico e de segurança? Desculpe pelo texto longo.
Responder

Voltar para “Software”