Projecto ITED

Responder
v0ltair3
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 1
Registado: 13 dez 2023, 18:08
Profissão: Eng. Informático
Localização: Lisboa

Projecto ITED

Mensagem por v0ltair3 »

Boa noite,

Estou a renovar um apartamento do incio dos anos 80 que comprei recentemente que não tem, como esperado, qq solução de comunicações tirando coaxial passado por fora das paredes numa calha que entreatnto removi.

Uma vez que vou a trocar chao, falei com o construtor para me meter uma caixa ATI e assim ter coaxial e rj45 em todas as divisões abrindos roços no chão.

Embora esteja ligado a de telecomunicações profissionalmente, não tenha qualquer relação com o mundo de construção/projecto/normas, apenas tenho uma idea de como gostava de ter tudo ligado lá em casa. No entanto, por curiosidade começei a tentar perceber quais a normas que se aplicam a uma casa nova e tenho lido e aprendido bastante sobre a norma neste forum.

Não querendo desrespeitar de modo algum os profissionais da area, que obviamente fazem disto vida, gostaria de aprender um pouco mais e tirar algumas dúvidas para minha própria educação sobre a matéria.

1- A caixa ATI que lá comprei é uma da quiterios que tem 2 termiais de fibra ( https://www.quiterios.pt/pt/produtos/5 ... ck-rj_flex), estes terminais são pela normal para passar a fibra para a ZAP, ou para terminar a fibra que vem dos operadores ?

2- No caso das salas, tipicamente mete-se as ZAP apenas num local da sala ? pergunto porque muitas vezes vi salas onde o cabo de TV (principalmente nas antigas) estava em duas zonas, tipicamente em salas simétricas para se poder escolher onde meter a TV.

3- No meu caso, e uma vez que vou meter tecto falso, queria deixar já 2 pontos de rede no mesmo para poder meter 2 access points para ter cobertura em toda a casa, isto é algo que tipicametne se planeia em casas novas ?

Obrigado desde já...


Responder

Voltar para “ITED / ITUR”