Carregador de Veículo Elétrico em garagem aberta

NotreDame
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Re: Carregador de Veículo Elétrico em garagem aberta

Mensagem por NotreDame »

maxxis Escreveu: 15 mar 2022, 11:20
NotreDame Escreveu: 15 mar 2022, 10:21
maxxis Escreveu: 15 mar 2022, 10:08
NotreDame Escreveu: 14 mar 2022, 23:04 Obrigado na mesma pelos comentários.

Mas não vi nada sobre balanciamento sinceramente. Ninguém conhece?

Os contadores instalados para contagem do consumo, não possuem qualquer certificação correto? É um pouco à confiança certo?
Para balanceamento sinceramente, só conheço duas marcas, Policharger e Wallbox. Parece-me um pouco incorreto apresentar isto ao cliente porque depois obrigado todos os outros clientes (no mesmo prédio) a ir para estar marcas.

O contador por norma aplico Carlo Gavazzi ou Finder. São as duas marcas que me inspiram mais confiança.
Certo, mas seria apenas para cumprir o que está recomendado.
Caso contrário, se não for instalado, existirão disparos dos serviços comuns correto? Porque a potência em causa, é apenas de 6,9 kVA.
Não conheço nenhuma sistema que faça esse balanceamento.

Por norma o que utilizo são carregadores que dão para definir a potência (ampere a ampere), por exemplo numa potência contratada de 30 amperes, o cliente não pode carregar a mais de 16A.
Sim, é uma solução.
No entanto, quando existirem mais que um condómino a carregar, é uma solução que não permite...


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maxxis
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Re: Carregador de Veículo Elétrico em garagem aberta

Mensagem por maxxis »

NotreDame Escreveu: 15 mar 2022, 15:29
maxxis Escreveu: 15 mar 2022, 11:20
NotreDame Escreveu: 15 mar 2022, 10:21
maxxis Escreveu: 15 mar 2022, 10:08
NotreDame Escreveu: 14 mar 2022, 23:04 Obrigado na mesma pelos comentários.

Mas não vi nada sobre balanciamento sinceramente. Ninguém conhece?

Os contadores instalados para contagem do consumo, não possuem qualquer certificação correto? É um pouco à confiança certo?
Para balanceamento sinceramente, só conheço duas marcas, Policharger e Wallbox. Parece-me um pouco incorreto apresentar isto ao cliente porque depois obrigado todos os outros clientes (no mesmo prédio) a ir para estar marcas.

O contador por norma aplico Carlo Gavazzi ou Finder. São as duas marcas que me inspiram mais confiança.
Certo, mas seria apenas para cumprir o que está recomendado.
Caso contrário, se não for instalado, existirão disparos dos serviços comuns correto? Porque a potência em causa, é apenas de 6,9 kVA.
Não conheço nenhuma sistema que faça esse balanceamento.

Por norma o que utilizo são carregadores que dão para definir a potência (ampere a ampere), por exemplo numa potência contratada de 30 amperes, o cliente não pode carregar a mais de 16A.
Sim, é uma solução.
No entanto, quando existirem mais que um condómino a carregar, é uma solução que não permite...
Essa é realmente a grande questão...
Na minha opinião a infraestrutura elétrica está longe de estar preparada para receber tantos postos de carregamento.
amoreira
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Re: Carregador de Veículo Elétrico em garagem aberta

Mensagem por amoreira »

Boas

Partilho convosco a NEWSLETTER que acabei de receber da SIMON, aparentemente têm uma gama completa de soluções para carregamento veiculos elétricos.



A nossa gama de Pontos de Recarga para Veículos Eléctricos sofreu uma renovação ao nível de design e de produto. À semelhança das soluções anteriores, abaixo seguem os 3 segmentos de negócio de PdR e as respectivas fichas técnicas.

Pode também aceder a mais informações através do link:

https://www.simonelectric.com/recarga-d ... electricos


Segmentos:

Segmento Público: Neon

Segmento Business: SM34

Segmento Residencial: SM20


Algumas características:
Soluções com diferentes tipos de tomadas e potências (poderá visualizar as combinações possíveis nas fichas técnicas em anexo).
Todos os modelos incluem um sistema master-slave para poder gerir a energia de forma dinâmica ou estática.


Sistema de gestão de potência
Sistema que permite balancear a potência em função do número de carregadores que estão a ser utilizados de forma simultânea. A gestão de energia pode ser realizada da seguinte forma:

Dinâmica: O ponto de carregamento master analisa a potência disponível na instalação elétrica e determina com que potência os Pontos de Recarga, conectados à mesma linha, podem carregar. Para este sistema é necessário um acessório analisador de rede, SPL.

Fixa: Uma potência máxima é definida para o Ponto de Recarga master, de modo que, esta seria a potência que poderia chegar à linha de energia onde os Pontos de Recarga estão conectados. O ponto master fornecerá mais ou menos energia dependendo dos carregadores que estão em operação.


APP de Serviço para Recarga VE

Integrar os pontos de recarga na mesma APP acessível a partir de um Smartphone, Tablet ou Computador, que permite a gestão dos postos de recarga.
Esta aplicação oferece mais de 100 funcionalidades diferentes para cobrir todas as necessidades dos operadores/proprietários.
Permite uma interação visual e intuitiva com o usuário ou gestor, além de fácil interoperabilidade com outros sistemas e integração com aplicativos de terceiros.


Principais características do aplicativo:

- Visualização do estado dos pontos de recarga em tempo real;

- Permite definir zonas de recarga indicando as estações de recarga, o número de veículos que cada estação suporta e o tipo de conectores;

- Visualização de todos os dados das sessões de recarga com gráficos de evolução de potência e consumo. Permite criar gráficos estatísticos adaptados ao estado dos pontos, eletricidade consumida, tempo de recarga, rendimentos...;

- Permite que os condutores de VE reservem um ponto de carregamento alguns minutos antes de chegarem à estação, ou para uma data e hora específicas;

- Criação de grupos de usuários de acordo com as necessidades;

- Permite definir tarifas de acordo com diversas variáveis como o tipo de usuário, duração da recarga, potência da estação de recarga, consumo ou determinação se os usuários irão pagar no início da recarga, ou no final;

- Estatísticas personalizadas de acordo com as necessidades do operador. Obtenha gráficos e relatórios tanto de valores básicos (status dos pontos, eletricidade consumida, tempo de recarga, rendimento, economia de CO2) como de valores avançados (resultados diferenciados por sub-operador, formas de pagamento, comparação entre pontos de recarga... );


- Chat de comunicação com o usuário e gestão de incidentes: converse com o usuário em tempo real;

- Etc.;
Anexos
SIMON.zip
(6.43 MiB) Transferido 109 vezes
Projectista de Instalações Elétricas, Telecomunicações e Segurança Eletrónica
PMBS62
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Re: Carregador de Veículo Elétrico em garagem aberta

Mensagem por PMBS62 »

Boas, Amoreira
Tenho uma pessoa em Lisboa que precisa de instalar carregadores VE em BOX e parque aberto. Tem disponibilidade para criar projeto?
kiloVolt
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Re: Carregador de Veículo Elétrico em garagem aberta

Mensagem por kiloVolt »

NotreDame Escreveu: 14 mar 2022, 23:04 Obrigado na mesma pelos comentários.

Mas não vi nada sobre balanciamento sinceramente. Ninguém conhece?

Os contadores instalados para contagem do consumo, não possuem qualquer certificação correto? É um pouco à confiança certo?
Bom dia,

Também nunca vi esses sistemas de balanceamento mas, daquilo que já pesquisei, como alguém também já referiu, para já são sistemas internos de uma marca, ou seja, os carregadores comunicam entre si e com um medidor de energia instalado na entrada do quadro para limitarem a potência transferida a um valor definido. Talvez no futuro se abram esses protocolos de comunicação e se consiga implementar esses sistemas com fabricantes diferentes.

Relativamente ao medidores de energia, na via das dúvidas e para antecipar problemas (e, quem sabe, prever o futuro) podem sempre instalar medidores de energia com certificação MID (é o certificado exigido em medidores aplicados em transações comerciais - energia elétrica, água, gás, entalpia,...). Mesmo os medidores de energia mais "pequenos", de calha DIN, podem ser fornecidos com esta certificação.

Saudações.
MEINA
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Re: Carregador de Veículo Elétrico em garagem aberta

Mensagem por MEINA »

Caro colega,
Espero que ajude
Anexos
Portaria 252-2015 – alteração das Regras Técnicas das Instalações Elétricas de Baixa Tensão (RTIEBT).pdf
(168.93 KiB) Transferido 72 vezes
guia-tecnico-veiculos-eletricos.pdf
(3.33 MiB) Transferido 70 vezes
Recarga de veiculos eletricos.pdf
(2.05 MiB) Transferido 72 vezes
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Re: Carregador de Veículo Elétrico em garagem aberta

Mensagem por yunusbra »

Quanta eletricidade seu carro consome por mês?
yunusbra
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Re: Carregador de Veículo Elétrico em garagem aberta

Mensagem por yunusbra »

Os sistemas de transmissão vão variando muito de uns carros para os outros mas há alguns pontos que são comuns. A Valeo é especialista em sistemas de transmissão automotiva. A expertise desenvolvida há quase um século fez da marca uma das principais fornecedoras originais de embreagens para o segmento automotivo no mundo, incluindo o mercado brasileiro. Hoje, um a cada três carros que sai de fábrica é equipado com embreagem original da Valeo. Tal como descrito anteriormente, penso que agora não haverá muitas dúvidas na hora de escolher então. Se depois me puderes dizer alguma coisa diz por favor! Agradeço-te do fundo do coração. Tudo de bom!
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