Petição para a inexistência de projeto elétrico para potências inferiores a 41,4 kVA

amoreira
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 1167
Registado: 22 out 2007, 22:10
Localização: Lisboa
Enviou: 4 vezes
Agradecimento recebido: 79 vezes

Petição para a inexistência de projeto elétrico para potências inferiores a 41,4 kVA

Mensagem por amoreira »

Para os colegas que queiram assinar esta petição deixo aqui o link:

https://participacao.parlamento.pt/init ... 3%A9tricas




Excelentíssimo Senhor Presidente da Assembleia da República,

A eletricidade é uma forma de energia com a qual lidamos diariamente, sendo a sua existência essencial para o desenvolvimento da sociedade. Umas simples horas sem energia elétrica, dada a sua necessidade, em nós desperta sentimentos de ansiedade e revolta. Portugal ao longo dos últimos anos tem realizado inúmeros investimentos nas infraestruturas de energia elétrica, tendo para tal contribuído o trabalho e esforço de muitos técnicos. No atual momento de transição energética, no qual os recursos fósseis estão sendo progressivamente substituídos por renováveis, a eletrificação da economia assume um papel fundamental na descarbonização do nosso país e no combate às alterações climáticas. São assim cada vez mais necessários investimentos ao nível da eficiência energética e renováveis, suportados tecnicamente por Engenheiros Eletrotécnicos altamente qualificados.

Considerando os signatários que a recente Proposta de Lei n.º 77/XV aprovada em Conselho de Ministros, no que respeita à eliminação da obrigatoriedade da existência de projeto elétrico para potências inferiores a 41,4 kVA (até agora o limite a partir do qual era obrigatório projeto era de 10,35 kVA), concorre para uma profunda desordem e anarquia na execução das instalações elétricas, com sérios riscos para a segurança de pessoas, animais e bens.

Considerando que a inexistência de projeto elétrico para potências inferiores a 41,4 kVA vai em claro contraciclo com a evolução pretendida no que respeita aos padrões de qualidade e de segurança de uma instalação elétrica e da utilização eficiente e racional de energia, bem como com o previsto no Decreto-Lei n.º 101-D/2020, de 7 de dezembro (Sistema de Certificação Energética de Edifícios), no que respeita à mobilidade elétrica, obrigando à instalação de infraestruturas e de pontos de carregamento de veículos elétricos.

Considerando que um projeto não é uma exigência administrativa desproporcionada, mas uma necessidade e uma garantia de defesa do interesse público e que o argumento utilizado na proposta de lei de redução de custos é falacioso, profundamente errado e usa de má fé.

Considerando que perante a inexistência de projeto elétrico, os clientes não terão perceção do resultado de forma a negociar orçamentos pela ausência de definição técnica e lista de materiais, ficando sempre limitados e expostos à vontade de quem executa a obra e de falhas dela resultantes, com custos acrescidos nas necessárias correções, bem como a inexistência de qualquer informação cadastral que resultará em elevados custos em futuras intervenções.

Considerando que a inexistência de um técnico responsável pelo projeto de instalações elétricas para potências inferiores a 41,4 kVA é lesiva para a atividade da Engenharia Eletrotécnica, que se empenha diariamente no desenvolvimento do país e no aumento das condições de segurança e eficiência das instalações elétricas.

Os signatários vêm assim requerer à Assembleia da República o seguinte:
1. Providencie o reconhecimento da importância da obrigatoriedade da existência de projeto elaborado por projetista, para efeitos de execução de instalações elétricas, com vista à salvaguarda dos máximos interesses em matéria de segurança de pessoas, animais e bens, revogando-se o disposto na Proposta de Lei n.º 77/XV sobre a referida matéria;
2. Aprove as disposições legislativas necessárias para que seja obrigatória a existência de projeto elétrico, para qualquer valor de potência, nas instalações elétricas de serviço particular.

Os Subscritores:

1. António José Vilas Boas Ribeiro
2. António Carlos Sepúlveda Machado e Moura
3. Fernando Pires Maciel Barbosa
4. Manuel Maria Polainas Bolotinha


Projectista de Instalações Elétricas, Telecomunicações e Segurança Eletrónica
NotreDame
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 103
Registado: 06 jan 2020, 10:39
Localização: Lisboa
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Petição para a inexistência de projeto elétrico para potências inferiores a 41,4 kVA

Mensagem por NotreDame »

Vou assinar.
NotreDame
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 103
Registado: 06 jan 2020, 10:39
Localização: Lisboa
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Petição para a inexistência de projeto elétrico para potências inferiores a 41,4 kVA

Mensagem por NotreDame »

Olhem, parece que a OE, finalmente, decidiu fazer alguma coisa em prol da classe.

https://www.ordemengenheiros.pt/fotos/e ... i77_xv.pdf
amoreira
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 1167
Registado: 22 out 2007, 22:10
Localização: Lisboa
Enviou: 4 vezes
Agradecimento recebido: 79 vezes

Re: Petição para a inexistência de projeto elétrico para potências inferiores a 41,4 kVA

Mensagem por amoreira »

Muito bom
Obrigado pela partilha
Projectista de Instalações Elétricas, Telecomunicações e Segurança Eletrónica
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 1886
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Enviou: 15 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Petição para a inexistência de projeto elétrico para potências inferiores a 41,4 kVA

Mensagem por ohmico »

Boas,
como se está a ver, não se trata de fazer alguma coisa pela segurança das instalações eléctricas mas sim por uma classe.

Não fui eu que disse.

Ohmico
Josecalado
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 689
Registado: 18 abr 2010, 12:23
Localização: Setúbal
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 47 vezes

Re: Petição para a inexistência de projeto elétrico para potências inferiores a 41,4 kVA

Mensagem por Josecalado »

ohmico Escreveu: 25 mai 2023, 15:17 Boas,
como se está a ver, não se trata de fazer alguma coisa pela segurança das instalações eléctricas mas sim por uma classe.

Não fui eu que disse.

Ohmico
Concordo plenamente com o colega ohmico, porque as instalações elétricas continuam a ser inspecionadas por Entidades Inspetoras, e no que respeita a experiência prática desde que é necessário projeto a partir de 10,35KVA principalmente em aumentos de potência o que me dizem os autores dos projetos, é faça como achar que deve ser feito que depois retifico o projeto, ora para isto não vejo necessidade de projeto.
NotreDame
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 103
Registado: 06 jan 2020, 10:39
Localização: Lisboa
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Petição para a inexistência de projeto elétrico para potências inferiores a 41,4 kVA

Mensagem por NotreDame »

ohmico Escreveu: 25 mai 2023, 15:17 Boas,
como se está a ver, não se trata de fazer alguma coisa pela segurança das instalações eléctricas mas sim por uma classe.

Não fui eu que disse.

Ohmico
Não interprete mal as palavras. Se a OE se importa-se efetivamente, era obrigatório projeto para qualquer tipo de potência.
Em complemento, eu concordo que qualquer projeto, independentemente da potência, se for mal projetado e/ou executado, o risco está sempre lá.
NotreDame
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 103
Registado: 06 jan 2020, 10:39
Localização: Lisboa
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Petição para a inexistência de projeto elétrico para potências inferiores a 41,4 kVA

Mensagem por NotreDame »

Josecalado Escreveu: 25 mai 2023, 20:46
ohmico Escreveu: 25 mai 2023, 15:17 Boas,
como se está a ver, não se trata de fazer alguma coisa pela segurança das instalações eléctricas mas sim por uma classe.

Não fui eu que disse.

Ohmico
Concordo plenamente com o colega ohmico, porque as instalações elétricas continuam a ser inspecionadas por Entidades Inspetoras, e no que respeita a experiência prática desde que é necessário projeto a partir de 10,35KVA principalmente em aumentos de potência o que me dizem os autores dos projetos, é faça como achar que deve ser feito que depois retifico o projeto, ora para isto não vejo necessidade de projeto.
Não consideremos que são todos iguais.
Também já apanhei cada técnico, que nem com projeto à frente lá vai.
Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5378
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 195 vezes

Re: Petição para a inexistência de projeto elétrico para potências inferiores a 41,4 kVA

Mensagem por nelmindo »

Perguntas para a plateia:
Porque é que são contra a existência de projetos?
Porque é que são contra a existência de projetos?
Porque é que são contra a existência de projetos?

E já agora..., porque há aquele receio tremendo de que ai e tal as ordens estão a defender os postos de trabalho?
Não defendendo as ordens, porque não tenho qualquer interesse nelas, não vejo o equivalente (sindicatos dos eletricistas) a defender por exemplo projetos até 10kVA assinados por técnicos responsáveis inscritos da DGEG...

E já agora mais outra, já que é do interesse de todos: e porque não defender o aumento da fiscalização e da responsabilização?
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 1886
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Enviou: 15 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Petição para a inexistência de projeto elétrico para potências inferiores a 41,4 kVA

Mensagem por ohmico »

nelmindo Escreveu: 26 mai 2023, 17:04 Perguntas para a plateia:
Porque é que são contra a existência de projetos?
Porque é que são contra a existência de projetos?
Porque é que são contra a existência de projetos?

E já agora..., porque há aquele receio tremendo de que ai e tal as ordens estão a defender os postos de trabalho?
Não defendendo as ordens, porque não tenho qualquer interesse nelas, não vejo o equivalente (sindicatos dos eletricistas) a defender por exemplo projetos até 10kVA assinados por técnicos responsáveis inscritos da DGEG...

E já agora mais outra, já que é do interesse de todos: e porque não defender o aumento da fiscalização e da responsabilização?
Boas,

???

Ohmico
amoreira
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 1167
Registado: 22 out 2007, 22:10
Localização: Lisboa
Enviou: 4 vezes
Agradecimento recebido: 79 vezes

Re: Petição para a inexistência de projeto elétrico para potências inferiores a 41,4 kVA

Mensagem por amoreira »

Boas

Atualizo este tópico com alguma informação que entretanto me chegou.

Aproveito também para dar outro ponto de vista ao tema em assunto que em minha opinião se o que se pretende de facto é garantir a segurança de pessoas e bens se devia incluir na discussão que é o seguinte:

Por exemplo uma instalação já certificada com uma PMA de 60...70 kVA vamos supor que é um escritório, caso o proprietário decida arrendar a terceiros e que este tenha de fazer uma obra de raiz necessita de projeto?
NÂO!

A instalação necessita de ser certificada ?
NÂO!

o que vocês pensam disto?
Anexos
Of000043-CAPOTPL.pdf
(232.2 KiB) Transferido 193 vezes
LNEC-ProjectoEletrico.pdf
(1.82 MiB) Transferido 89 vezes
Projectista de Instalações Elétricas, Telecomunicações e Segurança Eletrónica
conde
Curioso
Curioso
Mensagens: 33
Registado: 07 dez 2007, 17:59
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 2 vezes

Re: Petição para a inexistência de projeto elétrico para potências inferiores a 41,4 kVA

Mensagem por conde »

Meus caros colegas, vejo muita preocupação com a segurança pelas instalações sem projeto, mas depois na realidade o que vejo no terreno, é a engenharia a vir (no final da obra) fazer o levantamento do que está feito. Tenho um caso (44.8Kva) em que nem isso o eng fez, tive que ser eu a enviar por email o esquema do que está a ser feito. Isto é que devia estar a ser discutido. E o que se passa comigo, repete- se com os colegas por todo país.
Posto isto pergunto qual é a necessidade do projeto? Alguém me pode elucidar?
Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5378
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 195 vezes

Re: Petição para a inexistência de projeto elétrico para potências inferiores a 41,4 kVA

Mensagem por nelmindo »

conde Escreveu: 09 jun 2023, 18:19 Meus caros colegas, vejo muita preocupação com a segurança pelas instalações sem projeto, mas depois na realidade o que vejo no terreno, é a engenharia a vir (no final da obra) fazer o levantamento do que está feito. Tenho um caso (44.8Kva) em que nem isso o eng fez, tive que ser eu a enviar por email o esquema do que está a ser feito. Isto é que devia estar a ser discutido. E o que se passa comigo, repete- se com os colegas por todo país.
Posto isto pergunto qual é a necessidade do projeto? Alguém me pode elucidar?
A isso chama-se colocar a carroça à frente dos bois...
É por essas e por outras, que se resolvem muitos problemas por telefone, porque se falta descaradamente às reuniões de obra.

O problema prende-se que qualquer pessoa podia e ainda pode ser empreiteiro... basta acenar com dinheiro.
Como acena com o dinheiro, a prepotência sobre-lhe à cabeça, podendo fazer e desfazer tudo, sem ser responsabilizado...
Quando os prédios caíram na Turquia por causa do terremoto, alguns empreiteiros começaram a fazer as malas. Os prédios deviam até ter "projeto"... mas correu mal para alguns porque as malas que fizeram, para onde foram não deviam de precisar de tanta roupa...
Gil82
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 517
Registado: 14 abr 2010, 19:15
Localização: Barreiro
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Petição para a inexistência de projeto elétrico para potências inferiores a 41,4 kVA

Mensagem por Gil82 »

Boas!

Antes eram os 50kVA agora querem passar para os 41,4kVA.
Não me parece mal, pois agora era preciso projetos para muitos casos "simples" onde a entidade executante pode simplesmente ser a entidade totalmente responsável pela execução.
Os casos de segurança e afins, sempre coube aos executantes o uso da boa arte e como em todos os lados, há quem faça melhor e pior.


Cumps!
Duzia12
Oficial
Oficial
Mensagens: 5250
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Localização: Barcelos
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 17 vezes

Re: Petição para a inexistência de projeto elétrico para potências inferiores a 41,4 kVA

Mensagem por Duzia12 »

Sendo assim qualquer dia temos eletro pedreiros!!
Responder

Voltar para “Legislação Técnica”