Desligar termoacumulador antes de tomar duche

Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5378
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 195 vezes

Re: Desligar termoacumulador antes de tomar duche

Mensagem por nelmindo »

Só para clarificar... o diferencial funciona com uma instalação de terra em condições.
Se não existir terra, o diferencial não cumpre a sua função.
A função é desligar no dia que há uma avaria e não no dia que as pessoas tocam nas partes sob tensão direta ou indiretamente.

Colocar diferenciais muito sensíveis pode até atrapalhar, ou seja, não ter uma boa qualidade na exploração da instalação, já que irá disparar por tudo e por nada.
É que ainda por cima, não é uma coisa que quando dispara notamos que deixou de funcionar... não deve ser agradável no dia que precisar de água quente, verificar que o diferencial disparou por simpatia e agora só daqui a várias horas é que posso fazer aquilo que queria fazer no momento.


justme
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 702
Registado: 26 mai 2007, 21:17
Agradecimento recebido: 22 vezes

Re: Desligar termoacumulador antes de tomar duche

Mensagem por justme »

Boas, mais um esclarecimento:

a corrente indicada no diferencial (sensibilidade do aparelho) não se refere à corrente que queremos que nos passe pelo corpo, mas sim à corrente que conjugada com a resistencia da terra evita que a tensão desenvolvida nas massas aquando de um defeito de isolamento não vá alem da considerada segura.

Ora essa tensão (25 V) foi escolhida de forma que se alguem tocar nas massas numa instalaçao com defeito,
não lhe passe corrente perigosa pelo corpo que é geralmente bastante inferior à indicada no diferencial.
Reparem que 30mA (ou até menos)já pode ser mortal. No entanto com um diferencial de 300 ou 500mA (ou até mais) já se pode proteger convenientemente uma instalação se conjugada com valores de "terra" convenientes.

Reparem que se não existir "terra" (ou a mesma for demasiado elevada para o diferencial escolhido) mesmo um diferencial de 30mA (ou menos) já vai permitir que passe pelo corpo uma corrente exagerada se as condições da pessoa forem favoráveis.

Até já.
damon
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 331
Registado: 23 abr 2014, 17:48
Localização: setubal
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 13 vezes

Re: Desligar termoacumulador antes de tomar duche

Mensagem por damon »

Boas,

Então para fazer um calculo rapidamente, se a resistência do corpo humano varia entre 500 e 5000 ohms,
supomos que seria de 2000 ohms,

então não havendo terra, seria o corpo a fazer de terra..
no caso de zonas humidas, UL=25v
a corrente a passar pelo corpo seria de 25/2000=12,5mA
e se tiver o corpo humido por exemplo, o In seria bem maior e talvez mortal...

Já vi algumas situações que o predio não tem terra, depois fazem obras numa fracção, retiram o esquentador para colocar um termo,
até podia ter terra inicialemente na cozinha ligado ao tubo galvanizado, mas isso ficou anulado...
Fazem tudo novo, com terra nas tomadas e iluminação, tudo bonito e quando se vai ver o quadro electrico, tem tudo com terra menos o terra principal, é como se as terras todas da casa ficassem no ar... :lol:
Enfim, há muita boa gente a fazer instalações electricas sem saber o que faz e poem em riscos a vida das pessoas...
justme
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 702
Registado: 26 mai 2007, 21:17
Agradecimento recebido: 22 vezes

Re: Desligar termoacumulador antes de tomar duche

Mensagem por justme »

Boas,
considerando que o defeito de isolamento seja franco e para o valor que o colega escolheu de resistencia do corpo humano igual a 2000 Ohms, as contas seriam:

230V / 2000 Ohms = 115mA

No entanto como há um diferencial digamos que o diferencial disparava de acordo com a sua sensibilidade(10mA, 30mA,300mA, etc) e curva caracteristica.

Um abraço
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 1886
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Enviou: 15 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Desligar termoacumulador antes de tomar duche

Mensagem por ohmico »

Boas,

Se me é permitido acrescentar mais um pequeno comentário, continuo a pensar que este fórum é de discussão técnica e todos os assuntos deveriam ser

sempre apreciados e discutidos sem cedências a qualquer contorno da legalidade.

Face ao exposto, o aplicado a este caso é: a protecção contra contactos indirectos é feita por ligação dos equipamentos à terra em conjunto com

aparelhos de proteção diferencial.

Caso falte algum destes elementos a segurança não existe.

Volto a reafirmar também o que disse atrás, na falta de eléctrodo de terra a interligação com condutor de "terra" entre tomadas e os vários equipamentos,

deverá ser desfeita uma vez que não satisfaz a segurança e vai servir para que o defeito passe a estar presente em todos os equipamentos.

Esta é a minha opinião que percebo que possa ser discutível.

Ohmico
Ferzam
Curioso
Curioso
Mensagens: 16
Registado: 18 fev 2023, 12:56
Profissão: Analista BI
Localização: Barreiro
Enviou: 10 vezes

Re: Desligar termoacumulador antes de tomar duche

Mensagem por Ferzam »

Boa noite a todos,

Obrigado pelas mensagens todas, embora há muita coisa que não percebo :lol:

O eletricista que esteve cá disse que por não existir terra, o diferencial não está a fazer nada aí.

A seguir, meteu um diferencial de 30mA e fez um teste que devia fazer disparar o diferencial logo e efectivamente não foi assim. O Sr. disse que portanto não valia a pena deixar o diferencial instalado porque não ia fazer nada.

Como falei antes, ainda por cima tenho uma fuga elétrica e uma administração de condomínio para quem instalar terra no prédio não é prioridade, é mais importante reparar o telhado.

Há instalação de terra dentro da casa, sim, mas como o prédio não tem, não está a servir para nada.

Já não sei o que fazer. Acho que vou chamar outro eletricista para ter uma segunda opinião.
Ferzam
Curioso
Curioso
Mensagens: 16
Registado: 18 fev 2023, 12:56
Profissão: Analista BI
Localização: Barreiro
Enviou: 10 vezes

Re: Desligar termoacumulador antes de tomar duche

Mensagem por Ferzam »

Ferzam Escreveu: 02 mar 2023, 00:26 Boa noite a todos,

Obrigado pelas mensagens todas, embora há muita coisa que não percebo :lol:

O eletricista que esteve cá disse que por não existir terra, o diferencial não está a fazer nada aí.

A seguir, meteu um diferencial de 30mA e fez um teste que devia fazer disparar o diferencial logo e efectivamente não foi assim. O Sr. disse que portanto não valia a pena deixar o diferencial instalado porque não ia fazer nada.

Como falei antes, ainda por cima tenho uma fuga elétrica e uma administração de condomínio para quem instalar terra no prédio não é prioridade, é mais importante reparar o telhado.

Há instalação de terra dentro da casa, sim, mas como o prédio não tem, não está a servir para nada.

Já não sei o que fazer. Acho que vou chamar outro eletricista para ter uma segunda opinião.
Só para acrescentar. Sim, carregar no T dispara o diferencial, mas não havendo terra no prédio, não sei se isso serve para demonstrar alguma coisa, ou se não faz diferença nenhuma.

Cumprimentos.
pedro caetano
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 989
Registado: 14 fev 2010, 13:12
Localização: messines- silves
Enviou: 378 vezes
Agradecimento recebido: 76 vezes

Re: Desligar termoacumulador antes de tomar duche

Mensagem por pedro caetano »

boas. quanto a isso está tudo dito. o interruptor a desligar quando carrega no T significa que ele está bom, mas tem de ter o fio de terra.cump
HJCruz
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 129
Registado: 18 jan 2018, 15:56
Localização: Castelo Branco
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 22 vezes

Re: Desligar termoacumulador antes de tomar duche

Mensagem por HJCruz »

Boa tarde a todos
Mesmo concordando com os diversos pontos de vista expostos nas mensagens anteriores , o Ferzam pediu uma ajuda para um problema que está dependente do facto da instalação do prédio onde ele vive ter linha de terra. E pelos comentários feitos, vai ser tarde ou nunca que irá ser resolvida. Independentemente do diferencial, que exista ou não, no quadro dele, já todos chegamos à conclusão que sem linha de terra não há segurança na instalação elétrica dele.

Mas agora pergunto eu?!
Não havendo diferencial no quadro dele, numa situação de um equipamento avariar, e em caso de contacto com as massas do equipamento avariado, o que é que o protege da corrente que passa pelo corpo dele?!

Na minha conclusão, considero que um diferencial sensível será o mais sensato usar. Realmente pode prejudicar a exploração da instalação, mas, na minha opinião, as probabilidades de morrer agarrado a um equipamento com fuga são bem menores. A instalação continua sem segurança, claro está. Mas pelo menos há uma diminuição das probabilidades de acidente
Atenciosamente,
HJCruz
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 1886
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Enviou: 15 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Desligar termoacumulador antes de tomar duche

Mensagem por ohmico »

HJCruz Escreveu: 02 mar 2023, 16:04 Boa tarde a todos
Mesmo concordando com os diversos pontos de vista expostos nas mensagens anteriores , o Ferzam pediu uma ajuda para um problema que está dependente do facto da instalação do prédio onde ele vive ter linha de terra. E pelos comentários feitos, vai ser tarde ou nunca que irá ser resolvida. Independentemente do diferencial, que exista ou não, no quadro dele, já todos chegamos à conclusão que sem linha de terra não há segurança na instalação elétrica dele.

Mas agora pergunto eu?!
Não havendo diferencial no quadro dele, numa situação de um equipamento avariar, e em caso de contacto com as massas do equipamento avariado, o que é que o protege da corrente que passa pelo corpo dele?!

Na minha conclusão, considero que um diferencial sensível será o mais sensato usar. Realmente pode prejudicar a exploração da instalação, mas, na minha opinião, as probabilidades de morrer agarrado a um equipamento com fuga são bem menores. A instalação continua sem segurança, claro está. Mas pelo menos há uma diminuição das probabilidades de acidente
Ohmico

está cheio de razão, mas o que acontece é que neste forum não deviam poder ser dadas soluções que não correspondem ao que diz a lei.

Se calhar o que poderia ser dito, era que ele devia solicitar uma vistoria à instalação eléctrica.

Claro que já devia ter acontecido antes da compra, mas nesta terra as casas continuam a ser vendidas/compradas como se sabe.

Ohmico
Ferzam
Curioso
Curioso
Mensagens: 16
Registado: 18 fev 2023, 12:56
Profissão: Analista BI
Localização: Barreiro
Enviou: 10 vezes

Re: Desligar termoacumulador antes de tomar duche

Mensagem por Ferzam »

HJCruz Escreveu: 02 mar 2023, 16:04 Boa tarde a todos
Mesmo concordando com os diversos pontos de vista expostos nas mensagens anteriores , o Ferzam pediu uma ajuda para um problema que está dependente do facto da instalação do prédio onde ele vive ter linha de terra. E pelos comentários feitos, vai ser tarde ou nunca que irá ser resolvida. Independentemente do diferencial, que exista ou não, no quadro dele, já todos chegamos à conclusão que sem linha de terra não há segurança na instalação elétrica dele.

Mas agora pergunto eu?!
Não havendo diferencial no quadro dele, numa situação de um equipamento avariar, e em caso de contacto com as massas do equipamento avariado, o que é que o protege da corrente que passa pelo corpo dele?!

Na minha conclusão, considero que um diferencial sensível será o mais sensato usar. Realmente pode prejudicar a exploração da instalação, mas, na minha opinião, as probabilidades de morrer agarrado a um equipamento com fuga são bem menores. A instalação continua sem segurança, claro está. Mas pelo menos há uma diminuição das probabilidades de acidente
Boa noite,

Obrigado pela resposta.

Mais uma dúvida, sendo que o diferencial não funciona por não haver terra, cómo é que iria ajudar um diferencial de 10mA? Desculpe mas sou súper ignorante do assunto.

Se os diferenciais (For 300mA ou 30mA) não vão disparar no caso de avaria, como iria ajudar um diferencial de 10mA se (entendo eu) também não iria disparar por não haver terra no prédio?

O senhor escreveu a mensagem no fim deste texto, mas tendo em conta o seguinte, continuo sem perceber.

Mensagem por nelmindo » 28 fev 2023, 16:55

Só para clarificar... o diferencial funciona com uma instalação de terra em condições.
Se não existir terra, o diferencial não cumpre a sua função.
A função é desligar no dia que há uma avaria e não no dia que as pessoas tocam nas partes sob tensão direta ou indiretamente.


Antes de publicar esta mensagem estive a ler várias vezes e penso já percebi. Acho que o que o Sr. HJCruz quer dizer é o seguinte: O diferencial de 10mA não vai disparar no caso de avaria num equipamento, que é o dever ser, mas não vai, porque o prédio não tem terra. No entanto, iria disparar no caso de eu ou alguém da minha família tocar num equipamento com falha, o que poderia ser fatal, e o diferencial de 10mA iria disparar para que o meu corpo pare de servir de passagem para a terra, até morrer. Desta forma o aparelho com falha pode ficar estragado mas irei sobreviver, é isso?

Mensagem por HJCruz » 23 fev 2023, 16:12

@Ferzam
Para sua segurança e para a segurança da sua família, instale imediatamente um diferencial de 10mA.
Não importa desligar o seu termo acumulador antes tomar banho, quando tem um conjunto de outros equipamentos na sua instalação que poderão ser fatais para si ou para alguém da sua família, que os utilize. Numa situação de fuga de qualquer desses equipamentos que esteja ligada à sua instalação, é o vosso corpo que vai servir de passagem para a terra, e com este diferencial limita a corrente de exposição no caso da fuga. Faça isto até ter linha de terra na instalação. Depois de possuir linha de terra já poderá alterar o diferencial para 30mA. ZELE PELA SUA SEGURANÇA E PELA SEGURANÇA DOS SEUS.


Cumprimentos.
justme
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 702
Registado: 26 mai 2007, 21:17
Agradecimento recebido: 22 vezes

Re: Desligar termoacumulador antes de tomar duche

Mensagem por justme »

Boas,
mais uma chamada de atenção:

Num predio a rede de terra é comum a todos os apartamentos.

Quer isto dizer que se a rede de terra estiver montada nos apartamentos e coluna montante e não estiver ligada ao eletrodo/chapa de terra, todos os moradores ficarão em risco de choque eletrico/eletrocução, caso haja defeito de isolamento em qualquer aparelho que esteja ligado em qualquer dos apartamentos.

Realço o defeito no seu termoaculador transmite-se a todos os aparelhos ligados no predio que tenham involucro metalico, tanto no seu apartamento como no dos seus vizinhos logo todos correrão riscos!!!

Pode ser que isto dito numa reunião de condominio sensibilize todos e ajude a decidir sobre as prioridades...

Um abraço
justme
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 702
Registado: 26 mai 2007, 21:17
Agradecimento recebido: 22 vezes

Re: Desligar termoacumulador antes de tomar duche

Mensagem por justme »

Boas,
repare que a situação que descrevi acima apenas se passa se a rede de terra estiver completa no predio e não haja interligação entre a terra da coluna montante e o eletrodo.
Essa situação deve ser verificada pelo tecnico ...
Até a anomalia ser resolvida desligue a ficha do termoacumulador antes do banho e tome banho de imersão!

Um abraço
Ferzam
Curioso
Curioso
Mensagens: 16
Registado: 18 fev 2023, 12:56
Profissão: Analista BI
Localização: Barreiro
Enviou: 10 vezes

Re: Desligar termoacumulador antes de tomar duche

Mensagem por Ferzam »

justme Escreveu: 03 mar 2023, 06:39 Boas,
repare que a situação que descrevi acima apenas se passa se a rede de terra estiver completa no predio e não haja interligação entre a terra da coluna montante e o eletrodo.
Essa situação deve ser verificada pelo tecnico ...
Até a anomalia ser resolvida desligue a ficha do termoacumulador antes do banho e tome banho de imersão!

Um abraço
Bom dia, obrigado pela mensagem.

Pelo visto a rede de terra não existe (Ver imagens em anexo, uma delas é da caixinha na entrada do prédio e a outra está no primeiro andar, onde o meu apartamento está localizado) portanto não sei como criar consciência na próxima reunião de condomínio.

Enquanto o termoacumulador, foi substituído por outro novo e parece não ter problemas, mesmo assim vou falar com um eletricista para fazer a verificação, e com ou sem falha no termoacumulador, vou continuar a desliga-lo da ficha antes de tomar duche.

Muito obrigado pelos conselhos todos.

Abraço.
Anexos
IMG_20230221_144242_HDR.jpg
IMG_20230221_150059_HDR.jpg
HJCruz
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 129
Registado: 18 jan 2018, 15:56
Localização: Castelo Branco
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 22 vezes

Re: Desligar termoacumulador antes de tomar duche

Mensagem por HJCruz »

Ferzam, o seu raciocínio está correto. Com tantas explicações, decerto que já percebeu que um interruptor diferencial (ID) num quadro eléctrico tem como objetivo desligar um equipamento da rede quando este equipamento venha a ter um defeito, antes que as pessoas toquem nele, para evitar um acidente. Tudo isto funciona bem, claro está, se existir uma linha de terra.
Mas no caso da sua instalação, essa ligação não existe, e a sugestão que referi de instalar um ID de 10mA é uma solução de recurso.
Porque há diversos factores a considerar, não lhe consigo garantir que num contato indirecto na sua instalação, o ID de 10mA o livre da morte, mas que vai ser diferente para o caso de ter um ID de 300mA ou não ter nenhum ID, claro que vai.

Ferzam Escreveu: 02 mar 2023, 21:09
HJCruz Escreveu: 02 mar 2023, 16:04 Boa tarde a todos
Mesmo concordando com os diversos pontos de vista expostos nas mensagens anteriores , o Ferzam pediu uma ajuda para um problema que está dependente do facto da instalação do prédio onde ele vive ter linha de terra. E pelos comentários feitos, vai ser tarde ou nunca que irá ser resolvida. Independentemente do diferencial, que exista ou não, no quadro dele, já todos chegamos à conclusão que sem linha de terra não há segurança na instalação elétrica dele.

Mas agora pergunto eu?!
Não havendo diferencial no quadro dele, numa situação de um equipamento avariar, e em caso de contacto com as massas do equipamento avariado, o que é que o protege da corrente que passa pelo corpo dele?!

Na minha conclusão, considero que um diferencial sensível será o mais sensato usar. Realmente pode prejudicar a exploração da instalação, mas, na minha opinião, as probabilidades de morrer agarrado a um equipamento com fuga são bem menores. A instalação continua sem segurança, claro está. Mas pelo menos há uma diminuição das probabilidades de acidente
Boa noite,

Obrigado pela resposta.

Mais uma dúvida, sendo que o diferencial não funciona por não haver terra, cómo é que iria ajudar um diferencial de 10mA? Desculpe mas sou súper ignorante do assunto.

Se os diferenciais (For 300mA ou 30mA) não vão disparar no caso de avaria, como iria ajudar um diferencial de 10mA se (entendo eu) também não iria disparar por não haver terra no prédio?

O senhor escreveu a mensagem no fim deste texto, mas tendo em conta o seguinte, continuo sem perceber.

Mensagem por nelmindo » 28 fev 2023, 16:55

Só para clarificar... o diferencial funciona com uma instalação de terra em condições.
Se não existir terra, o diferencial não cumpre a sua função.
A função é desligar no dia que há uma avaria e não no dia que as pessoas tocam nas partes sob tensão direta ou indiretamente.


Antes de publicar esta mensagem estive a ler várias vezes e penso já percebi. Acho que o que o Sr. HJCruz quer dizer é o seguinte: O diferencial de 10mA não vai disparar no caso de avaria num equipamento, que é o dever ser, mas não vai, porque o prédio não tem terra. No entanto, iria disparar no caso de eu ou alguém da minha família tocar num equipamento com falha, o que poderia ser fatal, e o diferencial de 10mA iria disparar para que o meu corpo pare de servir de passagem para a terra, até morrer. Desta forma o aparelho com falha pode ficar estragado mas irei sobreviver, é isso?

Mensagem por HJCruz » 23 fev 2023, 16:12

@Ferzam
Para sua segurança e para a segurança da sua família, instale imediatamente um diferencial de 10mA.
Não importa desligar o seu termo acumulador antes tomar banho, quando tem um conjunto de outros equipamentos na sua instalação que poderão ser fatais para si ou para alguém da sua família, que os utilize. Numa situação de fuga de qualquer desses equipamentos que esteja ligada à sua instalação, é o vosso corpo que vai servir de passagem para a terra, e com este diferencial limita a corrente de exposição no caso da fuga. Faça isto até ter linha de terra na instalação. Depois de possuir linha de terra já poderá alterar o diferencial para 30mA. ZELE PELA SUA SEGURANÇA E PELA SEGURANÇA DOS SEUS.


Cumprimentos.
Atenciosamente,
HJCruz
Responder

Voltar para “Eletricidade Residencial”