Diferencial de 300ma

Promax
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 189
Registado: 14 dez 2020, 11:49
Localização: Portugal
Enviou: 17 vezes

Re: Diferencial de 300ma

Mensagem por Promax »

elfo106 Escreveu: 27 dez 2022, 19:41 Não são os disjuntores propriamente ditos, são os equipamentos que ligamos aos disjuntores.
Então os filtros EMI estão nos equipamentos?

Que efeito têm esses filtros, o porquê de estarem nos equipamentos que usamos?


elfo106
Curioso
Curioso
Mensagens: 72
Registado: 08 nov 2013, 21:23
Enviou: 20 vezes
Agradecimento recebido: 5 vezes

Re: Diferencial de 300ma

Mensagem por elfo106 »

Promax Escreveu: 28 dez 2022, 14:25
elfo106 Escreveu: 27 dez 2022, 19:41 Não são os disjuntores propriamente ditos, são os equipamentos que ligamos aos disjuntores.
Então os filtros EMI estão nos equipamentos?

Que efeito têm esses filtros, o porquê de estarem nos equipamentos que usamos?
De uma forma simplista é para reduzir a quantidade de ruído electromagnético antes que ele chegue a algumas partes mais sensíveis desses tais equipamentos. O ruído electromagnético existe nos circuitos eléctricos porque há alguns equipamentos que são ligados à corrente eléctrica e geram esse ruído quando estão em funcionamento, como por exemplo motores ou até ondas rádio.
Os filtros EMI pegam em parte desse ruído e enviam-no diretamente pelo condutor terra, fazendo com que o sinal sinusoidal da fase/neutro chegue mais limpo a certos componentes dos nossos equipamentos que poderiam ser danificados caso esta filtragem não acontecesse.

Como esse ruído é eliminado através da terra, os diferenciais detetam essa corrente de fuga, que é perfeitamente normal de estar a acontecer.
pedro caetano
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 985
Registado: 14 fev 2010, 13:12
Localização: messines- silves
Enviou: 375 vezes
Agradecimento recebido: 76 vezes

Re: Diferencial de 300ma

Mensagem por pedro caetano »

boas. voltando a este tema, eu pergunto aqui a voçés a vossa opinião pois cada caso é um caso, o seguinte tenho um amigo que tem um café, que fecha cerca das 20h, e fica tudo ligado, maquina do cafe fica com um relogio para no outro dia ligar as 5h da manhã. quando ele chega as 5h, tem o geral desligado, e com tudo desligado, o mais curioso é que leva ai cerca de 5mn a tentar ligar, e depois liga e já não desliga mais durante o dia. aceito uma opinião. cump e boas festas
elfo106
Curioso
Curioso
Mensagens: 72
Registado: 08 nov 2013, 21:23
Enviou: 20 vezes
Agradecimento recebido: 5 vezes

Re: Diferencial de 300ma

Mensagem por elfo106 »

pedro caetano Escreveu: 29 dez 2022, 13:56 quando ele chega as 5h, tem o geral desligado, e com tudo desligado,
o Geral é diferencial? De quanto?
Tudo desligado como assim? Disparam os disjuntores todos também?
pedro caetano Escreveu: 29 dez 2022, 13:56 o mais curioso é que leva ai cerca de 5mn a tentar ligar
Tenho ideia que há alguns diferenciais que obrigam a esperar um pouco antes de serem rearmados. Pode ser esse o caso. Não sei se haverá disjuntores assim também. Há também diferenciais que quando disparam ficam com a "alavanca" numa posição intermédia (a faltar um bocadinho para estarem mesmo na posição off) e tem que se por mesmo no off antes de se por em ON senão ele não segura.

Sabe se há mais algum vizinho com problemas idênticos?
pedro caetano
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 985
Registado: 14 fev 2010, 13:12
Localização: messines- silves
Enviou: 375 vezes
Agradecimento recebido: 76 vezes

Re: Diferencial de 300ma

Mensagem por pedro caetano »

boas posso dizer que fiz aquela instalação há 28 anos nunca fez isto, julgo qué o dcp trifasico que dispara todos os dias e durante a noite e de manhã quando ele chega tem de tentar liga-lo, ate conseguir e depois mantem-se durante o dia sem problemas amanhã vou ver bem o que é que dispara. cump
Responder

Voltar para “Proteção Elétrica”