Coluna prédio antigo precisa de manutenção ou nem por isso?

Responder
manelis
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 1
Registado: 11 dez 2022, 21:01
Profissão: Programador
Localização: Oeiras

Coluna prédio antigo precisa de manutenção ou nem por isso?

Mensagem por manelis »

Boa noite,

Comprei ha 2 anos um apartamento em Oeiras num prédio de 1970 com 14 frações que ja tinha sido mal remodelado. A instalação elétrica tinha levado algumas barbaridades como uma cozinha toda elétrica alimentada por um único disjuntor de 16A, mas também outras areas da casa vieram a mostrar uma série de problemas que levaram a uma re-remodelação. Uma das coisas detectadas nessa altura foi que o prédio não tem terra, e que o meu apartamento estava ligado à canalização antiga, que a minha obra removeria. A recomendação rápida foi ligar a elementos metálicos dentro do betão, e foi assim que ficou e funciona bem, no entanto tenho noção e já li por aqui que isto também não é uma solução ideal para o problema mas uma martelada menos perigosa que a anterior. Sei também que existem outras pessoas no prédio com a terra na canalização, e que existe por exemplo no 4º e ultimo andar uma terra que sai para o telhado e vai pelo tubo de escoamento das caleiras e está posto no chão na rua.

Além disso, quando vieram cá da EDP mudar o contador, disseram-me que eu não poderia subir a potencia contratada além dos 5.75 que tenho porque o condutor que passa para lá da escada não é suficiente, e que estranhamente estão lá outros 2 não ligados a nada, ou seja que parece que a instalação do prédio está prédio está preparada para trifásico mas depois o meu apartamento está todo em monofásico, incluindo o contador da EDP.

Por falta de voluntários e muitas discussões que para aqui andam, acabei por ficar parcialmente administrador condomínio, sendo os outros 2 não residentes. Recentemente perguntei a um deles, que conhece o prédio desde que existe (e portanto, bastante mais velho que eu) e que pelo que percebo, é construtor (ou trabalha em algo relacionado), se sendo o prédio tão antigo se está a haver tanta renovação para apartamentos totalmente elétricos dado estar a aparecer uma geração mais jovem por aqui, se não deveria ser feita alguma obra, ou pelo menos algum tipo de manutenção na coluna elétrica do prédio, ao que ele achou que não, e que não vale a pena nos preocuparmos com isso até as coisas começarem a ser efetivamente um problema.

Pelo que percebi existe um quadro pequeno cheio de ferrugem na entrada (P100?) e depois outro em cada patamar com uma tampa metálica aparafusada, que não quis estar a abrir por não perceber grande coisa da area, e honestamente um quadro elétrico de metal assusta-me um bocado.

O que queria perceber aqui é qual é a opinião das pessoas mais dentro da área.

A instalação comum de um prédio de 1970 aguenta mesmo 52 anos sem manutenção? Ou ha algum tipo de trabalho que devia ser feito? Pelo que percebi os quadros das casas as vezes devem ser apertados, aqui não se aplica?

A instalação devia ser renovada?

Devia-me preocupar com as marteladas todas na terra que por aqui andam?

Devia-me preocupar com a aparente passagem de trifásico a monofásico a porta do apartamento?

Notar que eu não preciso de mais que os 5.75 que tenho de potencia contratada, no entanto gostava de ver o prédio a evoluir em vez de o a deixar apodrecer, que parecer ser a vontade típica das pessoas por cá.

Obrigado


Gil82
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 520
Registado: 14 abr 2010, 19:15
Localização: Barreiro
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Coluna prédio antigo precisa de manutenção ou nem por isso?

Mensagem por Gil82 »

Boas!

Todos deviam estar preocupados com a manutenção da coluna montante, mas se funciona é tipicamente português deixar andar...
Aí está visto que deveriam proceder à substituição da coluna com aumento de potência, mas depois vem o problema do pagamento!


Cumps!
amoreira
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 1168
Registado: 22 out 2007, 22:10
Localização: Lisboa
Enviou: 4 vezes
Agradecimento recebido: 80 vezes

Re: Coluna prédio antigo precisa de manutenção ou nem por isso?

Mensagem por amoreira »

Como ponto de partida sugiro que contrate uma empresa ou técnico habilitado para elaborar um relatório do estado das instalações elétricas dos serviços comuns do prédio.

Depois com esse relatório a partindo do pressuposto que existem problemas nas instalações que possam colocar em risco a segurança das pessoas e bens convoque uma assembleia de condóminos para expor o "problema".

A rede de terras é sempre um problema complicado de resolver com custos avultados mas tem de ser resolvido não é permitido que cada um faça a sua rede de terra!
Projectista de Instalações Elétricas, Telecomunicações e Segurança Eletrónica
mromeiro
Electricista de 3ª
Electricista de 3ª
Mensagens: 288
Registado: 10 set 2021, 17:26
Localização: __
Enviou: 10 vezes
Agradecimento recebido: 36 vezes

Re: Coluna prédio antigo precisa de manutenção ou nem por isso?

Mensagem por mromeiro »

Para acrescentar alguma informação aí que já foi dito:
- na maioria dos casos, não há qualquer vantagem em ter trifásico em casa, e até é desvantagem pois é necessário estar a distribuir a carga pelas 3 fases, e assim é difícil de conseguir usar a potência máxima contratada;
- a caixa metálica, até pode ser de telecomunicações (não sei se é o caso), mas de qualquer das formas deverá ser um técnico a mexer nessa zona;
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”