Quantas tomadas max num circuito?

Responder
1abe
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 4
Registado: 14 nov 2022, 17:55
Profissão: programador
Localização: Lisboa
Enviou: 9 vezes

Quantas tomadas max num circuito?

Mensagem por 1abe »

Viva,

Recentemente comprei um forno + placa de indução e chamei 1 electricista para fazer a ligação eletrica. Se fosse uma questão de ligar fios, eu arriscaria, mas como é forno e uma placa para 1 só tomada, achei que algo poderia correr mal. E é isso que me levantou uma duvida que ainda não consegui perceber a 100%.

Tenho visto N videos sobre electricidade e como montar quadros eletricos (especialmente a serie de videos deste canal em inglês), onde explicam que há disjuntores (o video chama RCD e MCBs) de 15 Amp. outros de 20 Amps. e referem-se a eles e aos receptores ligados a eles como 1 circuito.
Sei da existência da lei de ohm, contudo não percebo:
  • Dizemos que as tomadas têm 220v mas quantos voltes no máximo entram na casa para o quadro elétrico? 220v ? mas nesse caso a outra pergunta é:
  • Quantos Amps no máximo entram para a casa ? E quantos disjuntores no máximo posso ter? Está de alguma forma relacionado com a potencia contratada ?
  • Voltando ao meu caso do forno e placa de indução. No manual diz que a placa tem corrente de 31,3 e o forno 13. Ora fui ao quadro eletrico e tenho disjuntores que dizem 16. Como raio vão conseguir meter aquilo a funcionar? E conseguirei ter os 2 ao mesmo tempo? Imagino que nas 2 tomadas não, mas como chego a essa conclusão, porque mesmo que tivesse disjuntores de 20 Amp. é sempre mais que 31,3 ?.
Em suma, estas questões não consigo ver explicadas em nenhum video ou muito provavelmente estão, eu é que não as percebo.

PS: Peço desculpa pelo post longo e por eventuais gafes mas no fundo no fundo, eu sou mais bolos :)


1abe
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 4
Registado: 14 nov 2022, 17:55
Profissão: programador
Localização: Lisboa
Enviou: 9 vezes

Re: Quantas tomadas max num circuito?

Mensagem por 1abe »

Entretanto numas pesquisas neste forum encontrei 1 tabelaa que parece responder a 2 das minhas dúvidas, pergunto-me como raio não encontrei isto mais cedo!

viewtopic.php?t=20458

Mas uma pergunta ainda permanece, assumindo que tenho 6.9 kVA em casa, ou seja 30 Amperes, como consigo ter o forno e a placa ao mesmo tempo (presumo que os 31,3 no manual da placa seja arredondado, logo não terá problemas)?

Se o forno são 13 e a placa sensivelmente 30, em teoria precisava de no minima 43 Amperes. Acho que existem assumpções quando se projecta redes eléctricas, tais como, nem todas as tomadas estão a ser utilizadas ao mesmo tempo, daí haver cálculos para saber quantas fichas por disjuntor. Porém na minha mente, 30 + 13 passa imediatamente a potência contratada, mesmo que cada 1 esteja num disjuntor diferente.

Se alguém me conseguir explicar, agradecia.
Obrigado
RicardoENTA
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 204
Registado: 09 out 2016, 14:14
Localização: Açores, São Miguel
Agradecimento recebido: 16 vezes

Re: Quantas tomadas max num circuito?

Mensagem por RicardoENTA »

1abe Escreveu: 14 nov 2022, 19:50 Viva,

Recentemente comprei um forno + placa de indução e chamei 1 electricista para fazer a ligação eletrica. Se fosse uma questão de ligar fios, eu arriscaria, mas como é forno e uma placa para 1 só tomada, achei que algo poderia correr mal. E é isso que me levantou uma duvida que ainda não consegui perceber a 100%.

Tenho visto N videos sobre electricidade e como montar quadros eletricos (especialmente a serie de videos deste canal em inglês), onde explicam que há disjuntores (o video chama RCD e MCBs) de 15 Amp. outros de 20 Amps. e referem-se a eles e aos receptores ligados a eles como 1 circuito.
Sei da existência da lei de ohm, contudo não percebo:
  • Dizemos que as tomadas têm 220v mas quantos voltes no máximo entram na casa para o quadro elétrico? 220v ? mas nesse caso a outra pergunta é:
    Primeiro tens que entender os sistemas monofásico e trifásico. A tensão em monofásico está compreendida entre 220 a 240 V, esta é a tensão presente nas tomadas residenciais. A tensão que vais ter no quadro elétrico é relativo, pode ser 400 V (trifásico) ou 230 V (monofásico), tens que ver isso na fatura de eletricidade
  • Quantos Amps no máximo entram para a casa ? E quantos disjuntores no máximo posso ter? Está de alguma forma relacionado com a potencia contratada ?
    Tens um limitador de potência junto ao contador. Se tiver lá 30 amperes, só podes usar no máximo esse valor. Geralmente os disjuntores encontram-se a jusante de um Dispositivo Diferencial, esse dispositivo é que diz (através do manual) quantos disjuntores consegue alimentar. Relembrando que cada disjuntor pode alimentar no máximo 8 tomadas de uso geral
  • Voltando ao meu caso do forno e placa de indução. No manual diz que a placa tem corrente de 31,3 e o forno 13. Ora fui ao quadro eletrico e tenho disjuntores que dizem 16. Como raio vão conseguir meter aquilo a funcionar? E conseguirei ter os 2 ao mesmo tempo? Imagino que nas 2 tomadas não, mas como chego a essa conclusão, porque mesmo que tivesse disjuntores de 20 Amp. é sempre mais que 31,3 ?.
esses valores que aparecem no manual é a corrente máxima que o equipamento vai precisar para trabalhar a 100 %. No caso da placa, se usares as bocas todas à temperatura máxima, vai com certeza chegar aos 31,3 amperes. Agora, qual é a probabilidade de usares as bocas todas de uma vez?

Em suma, estas questões não consigo ver explicadas em nenhum video ou muito provavelmente estão, eu é que não as percebo.

PS: Peço desculpa pelo post longo e por eventuais gafes mas no fundo no fundo, eu sou mais bolos :)
Ninguém é tão pequeno que não possa ensinar, nem tão grande que não possa aprender"
elfo106
Curioso
Curioso
Mensagens: 72
Registado: 08 nov 2013, 21:23
Enviou: 20 vezes
Agradecimento recebido: 5 vezes

Re: Quantas tomadas max num circuito?

Mensagem por elfo106 »

Olá, vou tentar tirar algumas dúvidas mas espero para o seu que não tente fazer você a instalação. Claramente não tem conhecimentos para fazer isto em segurança. Chame um profissional! Conselho dado...cá vai então :)
1abe Escreveu: 14 nov 2022, 19:50 Dizemos que as tomadas têm 220v
230V
1abe Escreveu: 14 nov 2022, 19:50 Quantos Amps no máximo entram para a casa ? E quantos disjuntores no máximo posso ter? Está de alguma forma relacionado com a potencia contratada ?
Sim está relacionado. No seu caso tem contratado 6,9KVA = 6900VA. Então I=6900/230=> I=30A
1abe Escreveu: 14 nov 2022, 19:50 Voltando ao meu caso do forno e placa de indução. No manual diz que a placa tem corrente de 31,3 e o forno 13. Ora fui ao quadro eletrico e tenho disjuntores que dizem 16. Como raio vão conseguir meter aquilo a funcionar?
Primeiro, cada um desses equipamentos deve ter um disjuntor dedicado a esse equipamento. A placa vai precisar de ser ligado com um cabo de secção maior que o "normal" e um disjuntor diferente desse, adequado ao cabo que será utilizado. Eu não tenho placa, mas pelo que vou ouvindo, a potência máxima raramente é atingida. Precisa de ter os discos todos no máximo e mesmo assim...Para além de que também já ouvi dizer que é possível regular a potência máxima da placa.
Se por hipótese supuséssemos que num dado momento tinha o a placa a consumir esses 31,3A de forma constante, possivelmente ia a luz abaixo. Digo possivelmente porque há alguma tolerância no equipamento antes de disparar. Lembre-se que há outros equipamentos que também vão estar sempre a consumir: frigorifico/congelador, equipamentos que estejam em standby, router, etc
Quanto vai na realidade consumir a placa? Não sei...não tenho experiência para lhe responder a isso...
1abe Escreveu: 14 nov 2022, 21:11 Mas uma pergunta ainda permanece, assumindo que tenho 6.9 kVA em casa, ou seja 30 Amperes, como consigo ter o forno e a placa ao mesmo tempo (presumo que os 31,3 no manual da placa seja arredondado, logo não terá problemas)?

Se o forno são 13 e a placa sensivelmente 30, em teoria precisava de no minima 43 Amperes. Acho que existem assumpções quando se projecta redes eléctricas, tais como, nem todas as tomadas estão a ser utilizadas ao mesmo tempo, daí haver cálculos para saber quantas fichas por disjuntor. Porém na minha mente, 30 + 13 passa imediatamente a potência contratada, mesmo que cada 1 esteja num disjuntor diferente.
Respondido acima
RicardoENTA
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 204
Registado: 09 out 2016, 14:14
Localização: Açores, São Miguel
Agradecimento recebido: 16 vezes

Re: Quantas tomadas max num circuito?

Mensagem por RicardoENTA »

1abe Escreveu: 14 nov 2022, 21:11 Entretanto numas pesquisas neste forum encontrei 1 tabelaa que parece responder a 2 das minhas dúvidas, pergunto-me como raio não encontrei isto mais cedo!

viewtopic.php?t=20458

Mas uma pergunta ainda permanece, assumindo que tenho 6.9 kVA em casa, ou seja 30 Amperes, como consigo ter o forno e a placa ao mesmo tempo (presumo que os 31,3 no manual da placa seja arredondado, logo não terá problemas)?

é um pouco complexa essa pergunta, temos que estar cientes que os equipamentos vão evoluindo e cada vez fazem mais coisas que necessitam de mais energia. Uma das soluções era aumentar a potência contratada para 10,35 kVa, se quiseres ter o forno e a placa ligados ao mesmo tempo na máxima força. Dava te para 45 amperes. Irias ficar com mais ou menos 3 amperes para ligares outra coisa. Agora pergunto nesses 3 amperes que equipamento podias mais ligar? Outra solução era usar o forno ou placa a 40 ou 50 % da sua máxima força. Outra solução era usar um equipamento de gestão de consumo, como usam agora com os carregadores de veiculos eletricos. Outra solução era ter um forno ou placa menos potente, que estivesse em concordância com a tua potencia contratada.

Se o forno são 13 e a placa sensivelmente 30, em teoria precisava de no minima 43 Amperes. Acho que existem assumpções quando se projecta redes eléctricas, tais como, nem todas as tomadas estão a ser utilizadas ao mesmo tempo, daí haver cálculos para saber quantas fichas por disjuntor. Porém na minha mente, 30 + 13 passa imediatamente a potência contratada, mesmo que cada 1 esteja num disjuntor diferente.


Se alguém me conseguir explicar, agradecia.
Obrigado
Ninguém é tão pequeno que não possa ensinar, nem tão grande que não possa aprender"
1abe
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 4
Registado: 14 nov 2022, 17:55
Profissão: programador
Localização: Lisboa
Enviou: 9 vezes

Re: Quantas tomadas max num circuito?

Mensagem por 1abe »

Muito obrigado @RicardoENTA e @elfo106 excelentes respostas, acho que ja fiquei a perceber um pouco mais.

Fiquem descansados, não vou tentar fazer isto, estou só a espera que o esteticista confirme a disponibilidade ;)

Até gostava de tirar um curso técnico electricista para perceber um pouco mais. Vi uns de 3 anos, mas depois de licenciatura e mestrado em pós laboral, já não aguento mais um em pós-laboral :( já não tenho energia para isso!
helioneves
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 131
Registado: 09 mar 2019, 13:13
Localização: Soure
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Quantas tomadas max num circuito?

Mensagem por helioneves »

não me leves a mal..., mas deves ver primeiro a factura da electricidade antes de comprar o que quer que seja... acontece frequentemente o pessoal comprar aparelhos/electrodomesticos que depois percebe que não vai conseguir usar... a pergunta agora é: devolves o forno e/ou a placa, ou contratas mais potencia? há que fazer contas a tudo ( despesas com mudanças na instalação electrica - cabos mais grossos, disjuntores, fichas e tomadas para mais corrente, mão de obra... )
Responder

Voltar para “Dúvidas”