Disjuntor está desarmando somente com o chuveiro

Responder
Leandro Assis
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 2
Registado: 25 jul 2022, 22:13
Localização: Belo Horizonte, MG

Disjuntor está desarmando somente com o chuveiro

Mensagem por Leandro Assis »

Olá,
Tenho um padrão monofásico de 127v com um disjuntor da GE 40A preto. De uns tempos pra cá o disjuntor do meu padrão de entrada começou a desarmar somente com o chuveiro ligado depois de um tempo em uso. Isso está acontecendo quase que diariamente. Ao tocar nele para religar, percebo que está quente, mas não muito, acho que dentro do normal. Chamei a concessionária de energia, que mediu a chegada da carga no meu padrão e disse que está normal que o problema seria o disjuntor. Foi feita a troca do disjuntor por um da mesma marca (recomendado pela CEMIG) e o fato é que o problema não foi resolvido. Tenho uma distância de 28m do padrão de entrada até minha residência e estou usando fios de 8mm. Qual pode ser o Problema e como resolvo? E por que isso só está acontecendo agora, já que estava tudo normal desde sempre?
Obrigado!


JFFP
Curioso
Curioso
Mensagens: 19
Registado: 18 jul 2022, 23:36
Localização: Alentejo
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 2 vezes

Re: Disjuntor está desarmando somente com o chuveiro

Mensagem por JFFP »

Consegue por uma foto do seu quadro aqui?

Mas provavelmente o problema é no chuveiro que tem uma fuga de corrente ou curto circuito, aliás na minha opinião esses chuveiros são muito perigosos!
Leandro Assis
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 2
Registado: 25 jul 2022, 22:13
Localização: Belo Horizonte, MG

Re: Disjuntor está desarmando somente com o chuveiro

Mensagem por Leandro Assis »

Não tenho quadro de distribuição. A energia sai do padrão de entrada, direto para a rede da casa (tudo ligado direto)
JFFP
Curioso
Curioso
Mensagens: 19
Registado: 18 jul 2022, 23:36
Localização: Alentejo
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 2 vezes

Re: Disjuntor está desarmando somente com o chuveiro

Mensagem por JFFP »

Leandro seria muito importante pedir a um eletricista para que lhe montasse um quadro elétrico com as devidas proteções, corre sérios riscos! Pode tirar foto então a esse disjuntor que diz que tem?
Avatar do Utilizador
travassos
Curioso
Curioso
Mensagens: 72
Registado: 01 ago 2010, 18:50
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 5 vezes

Re: Disjuntor está desarmando somente com o chuveiro

Mensagem por travassos »

Leandro Assis Escreveu: 26 jul 2022, 13:31 Não tenho quadro de distribuição. A energia sai do padrão de entrada, direto para a rede da casa (tudo ligado direto)
Leandro, a sua casa é em Portugal?

Só estou a perguntar para enquadrar a resposta.

É estranho não ter quadro elétrico uma vez que vc falou que foi trocado o disjuntor!

De qq forma o melhor que vc fará, será colocar um quadro elétrico na sua casa. Nem que seja mt simples.
Coloca pelo menos
* 1 Interruptor Diferencial a receber os cabos do "padrão"
* 1 disjuntor para o chuveiro
* 1 para toda a iluminação e mais
* 1 para as tomadas.

Isto é o minimo dos mínimos que vc deveria fazer. O Chuveiro elétrico sem protecções adequadas é muito perigoso.
Vc está a arriscar um acidente ao usar esse chuveiro nas condições que descreveu.

Quanto à avaria. o que parece é que vc terá alguma fuga de corrente no chuveiro que está a fazer atuar o disjuntor que espero que seja diferencial.
Travassos
Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5385
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 195 vezes

Re: Disjuntor está desarmando somente com o chuveiro

Mensagem por nelmindo »

travassos Escreveu: 03 ago 2022, 21:18
Leandro Assis Escreveu: 26 jul 2022, 13:31 Não tenho quadro de distribuição. A energia sai do padrão de entrada, direto para a rede da casa (tudo ligado direto)
Leandro, a sua casa é em Portugal?

Só estou a perguntar para enquadrar a resposta.

É estranho não ter quadro elétrico uma vez que vc falou que foi trocado o disjuntor!

De qq forma o melhor que vc fará, será colocar um quadro elétrico na sua casa. Nem que seja mt simples.
Coloca pelo menos
* 1 Interruptor Diferencial a receber os cabos do "padrão"
* 1 disjuntor para o chuveiro
* 1 para toda a iluminação e mais
* 1 para as tomadas.

Isto é o minimo dos mínimos que vc deveria fazer. O Chuveiro elétrico sem protecções adequadas é muito perigoso.
Vc está a arriscar um acidente ao usar esse chuveiro nas condições que descreveu.

Quanto à avaria. o que parece é que vc terá alguma fuga de corrente no chuveiro que está a fazer atuar o disjuntor que espero que seja diferencial.
Tendo um padrão de 127V e sendo de Belo Horizonte, MG, não me parece que seja em Portugal.
Além disso, os chuveiros elétricos são muito comuns em países onde a quantidade energia a acrescentar à água não é muita, porque em condições normais a água está morna, que é o caso do Brasil (embora já vi chuveiros elétricos na Irlanda...) ...
Responder

Voltar para “Problemas Elétricos”