Chinesa CATL vai construir fábrica de baterias na Hungria para fornecer a Mercedes e BMW

Responder
Avatar do Utilizador
admin
Admin
Admin
Mensagens: 4666
Registado: 02 set 2006, 13:05
Localização: Algarve
Enviou: 106 vezes
Agradecimento recebido: 139 vezes
Contacto:

Chinesa CATL vai construir fábrica de baterias na Hungria para fornecer a Mercedes e BMW

Mensagem por admin »

À medida que o setor dos elétricos ganha cada vez mais popularidade, novos modelos vão surgindo no mercado o que, consequentemente, obriga a que haja uma maior oferta ao nível da produção de componentes necessários a estes carros.

Neste sentido, as últimas notícias indicam que a chinesa CATL vai construir uma fábrica de baterias no valor de 7,3 mil milhões de euros na Hungria de forma a conseguir fornecer a Mercedes e a BMW, entre outras marcas.
catl.jpg
catl.jpg (24.18 KiB) Visto 573 vezes
ATL: fábrica de baterias na Hungria para fornecer a Mercedes e BMW
De acordo com as informações avançadas pela Reuters, a marca chinesa CATL referiu na passada sexta-feira (11) que vai construir uma fábrica de baterias na Hungria pelo valor de 7,3 mil milhões de euros de forma a responder aos cada vez mais pedidos das montadoras globais de elétricos. A fábrica será assim a maior da Europa até ao momento e visa sobretudo o fornecimento a marcas como a Mercedes e a BMW.

A CATL adianta que a construção da fábrica englobará 100 GWh, será o seu maior investimento externo e a localização escolhida é a cidade de Debrecen, na zona leste do país húngaro. A obra está prevista para ter início ainda durante este ano, depois das devidas aprovações, e deve ter uma duração não superior a 64 meses.

Depois de concluída, a fábrica de células de baterias será a maior da Europa e a segunda da empresa chinesa na região. A principal função das instalações é a produção de células e módulos de baterias para grandes fabricantes de automóveis, como a Mercedes-Benz, BMW, Stellantis e Volkswagen.

A nova fábrica da CATL surge numa boa altura, sobretudo porque há cada vez mais empresas de automóveis que estão a acelerar a fase de transição para carros elétricos, o que aumenta assim a necessidade desses componentes.
catl_1.jpg
catl_1.jpg (35.29 KiB) Visto 573 vezes
De acordo com um comunicado feito por Zeng Yuqun, fundador e presidente da empresa chinesa, o investimento vai marcar “um salto gigante na expansão global da CATL”.

A CATL também tem planos para produzir baterias na América do Norte em 2026 para alguns clientes, como a Ford Motor. No entanto, este atual investimento será muito importante para a Hungria, uma vez que o país se está a tornar num centro de destaque na Europa ao nível dos carros elétricos e baterias.

A BMW não quis comentar o assunto, a VW e a Stellantis não responderam aos pedidos de esclarecimento. Por sua vez a Mercedes disse num comunicado que será a primeira parceira a receber células de baterias da fábrica húngara da CATL, adiantando ainda que o seu pedido já marcou o maior volume inicial de pedidos do local.

Markus Schaefer, membro do conselho de administração da Mercedes, disse que “esta nova fábrica de CATL europeia de última geração na Hungria é outro marco para o aumento da nossa produção de veículos elétricos em conjunto com os nossos principais parceiros”.

A CATL pretende ainda criar parcerias com empresas locais para as suas instalações na Europa.

Fonte: https://pplware.sapo.pt/motores/chinesa ... des-e-bmw/


Continue a participar activamente.
A sua colaboração é fundamental para existência do fórum
Responder

Voltar para “Notícias”