Proteção Quadro Parcial - Carregamento VE

Responder
rjduraocosta
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 1
Registado: 20 ago 2022, 14:40
Localização: Porto

Proteção Quadro Parcial - Carregamento VE

Mensagem por rjduraocosta »

Boa tarde a todos,

Estou neste momento a avaliar orçamentos para instalação de uma wallbox para carregamento de um veiculo elétrico até 32A e deparo-me com duas propostas que são diferentes ao nivel das proteções. Gostaria, se possível, obter a opinião de qual seria a mais adequada.
Do quadro principal ao parcial distam cerca de 45 metros.
Opção 1:
- Quadro principal:
- Disjuntor EDP -> Diferêncial 63A 300mA tipo AC -> Disjuntor 1P+N 40A Curva C 6000A/10kA - Cabo XV 3G10 com 45 metros até ao quadro parcial.
- Quadro Parcial:
- Disjuntor diferêncial 1P+N 40A 6000A 30mA tipo A-SI ou A/HI -> ligação à Wallbox.

Opção 2:
- Quadro principal:
- Disjuntor EDP -> Diferêncial 63A 300mA tipo AC -> Disjuntor 1P+N 40A Curva C 6000A/10kA - Cabo XV 3G10 com 45 metros até ao quadro parcial.
- Quadro Parcial:
- Disjuntor diferêncial 1P+N 40A 6000A 30mA tipo A -> ligação à Wallbox.

Na segunda opção o instalador diz-me que a Wallbox já tem RCD Tipo A + CC 6mA pelo que não necessita de um disjuntor diferêncial tipo superimunizado.
Outra opinião, de um terceiro i stalador seria a de no quadro parcial colocar um interruptor diferêncial tipo A seguido de um disjuntor 1P para ligação à Wallbox.

Tudo isto faz sentido ou seria melhor outra abordagem? Agradeço a vossa atenção dado que de tudo o que já li não consigo encontrar o caminho a seguir.

Obrigado pela vossa atenção.

Cumprimentos.


Responder

Voltar para “Proteção Elétrica”