Alimentação energia a 2 Armazens

Acesso total utilizadores
Responder
Avatar do Utilizador
zedacabana
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 7
Registado: 24 mar 2010, 19:42
Localização: Lisboa

Alimentação energia a 2 Armazens

Mensagem por zedacabana »

Caros,

Existe um cliente que tem um armazém industrial, com alimentação em BTN de 41,40 kVA. Entretanto, o armazém que se encontra nas nas "costas" deste armazém vagou e o cliente comprou o 2º armazém, também com alimentação em BTN 41,40 kVA.
Neste momento ele pretende mandar a parede de divisão entre os 2 armazéns abaixo, mas não vai fazer grandes obras, pelo que não será necessário fazer qualquer aumento de potência.
Ora, de acordo com a legislação, não é possível ter 2 (duas) entradas de energia para o mesmo espaço físico, correcto?
A melhor solução passará pela anulação de um dos ramais, pedindo um reforço de potência para o outro ramal? ou existe outra alternativa?

Agradeço os vossos comentários/sugestões.

cumprimentos,

Zé Cabanas


mpinto
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 505
Registado: 24 abr 2009, 00:23
Agradecimento recebido: 21 vezes

Re: Alimentação energia a 2 Armazens

Mensagem por mpinto »

A mim parece-me que a ilegalidade está na demolição da parede divisório, porque mesmo sendo do mesmo dono, são propriedades diferentes. Parece-me mais difícil aumentares a potência de um dos pavilhões do que manter como está. E se depois, se no futuro resolverem separar os pavilhões outra vez? Quanto a ter duas alimentações, terias que aplicar um dispositivo para, quando desligar um dos gerais, desligar também o outro, isso está previsto para o mesmo prédio e neste caso são dois. Em rigor, teriam que fazer junção das propriedades e depois, sim, fazer um projeto comum. Mas isso é todo um trabalho que o cliente tem que estar disposto a suportar.
Desculpem, é a minha opinião.
Avatar do Utilizador
zedacabana
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 7
Registado: 24 mar 2010, 19:42
Localização: Lisboa

Re: Alimentação energia a 2 Armazens

Mensagem por zedacabana »

Mpinto obrigado pela tua opinião.

O cliente pretende juntar os 2 armazéns, claro que terá que legalizar na câmara para o efeito. Acontece que teremos sempre 2 (duas) alimentações distintas, se aplicar um dispositivo para desligar um geral e ao mesmo tempo o outro, à partida a E-redes não me vai permitir nem uma entidade inspetora, sem barreira física existente.

Ao fazer a junção se calhar o melhor será pedir um reforço do ramal, uma BTE, de maneira que um fique como quadro geral e outro como quadro parcial. Em bom sentido, não será necessário grandes alterações nos circuitos de iluminação e/ou tomadas já existentes, será mais a nível do quadro geral.

Zé Cabanas
Caos21
Curioso
Curioso
Mensagens: 20
Registado: 02 jul 2013, 00:57
Agradecimento recebido: 3 vezes

Re: Alimentação energia a 2 Armazens

Mensagem por Caos21 »

Bom dia
Bom trabalho e Boas Férias, depende do caso, ;) :lol: :lol:
Parece-me que:
Se não vai fazer grandes obras e não será necessário fazer qualquer aumento de potência, qual é o problema?
Qual é a legislação que não é possivel ter 2 entradas de energia, ou até mais? BT ou MT?
Se o dono de obra quer ter um diagrama de distribuição de energia diferente é outro caso.
A mim, também me basta alterar o modo do corte geral.
Ou então não estou a compreender a dificuldade.
Espero ser uma ajuda.
Bem hajam.
Avatar do Utilizador
zedacabana
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 7
Registado: 24 mar 2010, 19:42
Localização: Lisboa

Re: Alimentação energia a 2 Armazens

Mensagem por zedacabana »

Boa noite,

Agradeço desde já os teus comentários Caos21.

1 abraço a todos!
amoreira
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 1166
Registado: 22 out 2007, 22:10
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 79 vezes

Re: Alimentação energia a 2 Armazens

Mensagem por amoreira »

Boas,

Creio que nestes casos a legislação até permite manter os dois ramais porque no futuro as coisas podem voltar á forma original (2 armazéns).

A única coisa que tem de garantir é que o corte geral de energia tem de ser realizado numa única manobra ou seja terá de instalar uma botoneira de corte de energia que vá atuar sobre duas bobines de cada um dos quadros gerais.

Caso façam alterações na instalação elétrica respeitem a zona de influencia de cada quadro elétrico, nunca misturem circuitos de quadros destintos no mesmo local/compartimento.
Projectista de Instalações Elétricas, Telecomunicações e Segurança Eletrónica
Avatar do Utilizador
zedacabana
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 7
Registado: 24 mar 2010, 19:42
Localização: Lisboa

Re: Alimentação energia a 2 Armazens

Mensagem por zedacabana »

Boa noite,

Obrigado pela sugestão.

cumprimentos,
Responder

Voltar para “Curiosos”