Sentido da Corrente Elétrica

Responder
Avatar do Utilizador
Rogério Lima
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 3
Registado: 25 mai 2022, 12:43
Localização: Limeira - SP

Sentido da Corrente Elétrica

Mensagem por Rogério Lima »

Olá a todos, eu sei que vai tem um monte de gente jogando pedras por causa da pergunta mas eu não achei uma resposta satisfatoria no google, eu estou começando a estudar e espero que vocês tenham compreenção de que eu não entendo profundamente o tema, a pergunta:

Em todos os lugares (sites, livros, youtube) dizem que existe o fluxo convencional ( do positivo para o negativo) e o fluxo real( do negativo para o positivo), isso eu entendo, porém sempre que eu testo absolutamente qualquer coisa com o multimetro o fluxo sempre é do positivo/vcc/fase para o negativo/ground/neutro, numca em nenhum caso a corrente vai ao contrario, porém todo mundo diz que a corrente flui ao contrario (sentido real), o que eu não estou entendento?

O meu receio é não conseguir entender direito os esquemas eletricos por não saber o sentido (na pratica) da corrente.


Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5370
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 194 vezes

Re: Sentido da Corrente Elétrica

Mensagem por nelmindo »

Rogério Lima Escreveu: 25 mai 2022, 12:59 Olá a todos, eu sei que vai tem um monte de gente jogando pedras por causa da pergunta mas eu não achei uma resposta satisfatoria no google, eu estou começando a estudar e espero que vocês tenham compreenção de que eu não entendo profundamente o tema, a pergunta:

Em todos os lugares (sites, livros, youtube) dizem que existe o fluxo convencional ( do positivo para o negativo) e o fluxo real( do negativo para o positivo), isso eu entendo, porém sempre que eu testo absolutamente qualquer coisa com o multimetro o fluxo sempre é do positivo/vcc/fase para o negativo/ground/neutro, numca em nenhum caso a corrente vai ao contrario, porém todo mundo diz que a corrente flui ao contrario (sentido real), o que eu não estou entendento?

O meu receio é não conseguir entender direito os esquemas eletricos por não saber o sentido (na pratica) da corrente.
1º, se estivermos a falar de corrente continua, faz sentido falar no sentido ou fluxo da corrente. O convencional é do posiito/+ para o negativo/-. O real é ao contrário.
2º, se estivermos a falar de corrente alternada, o sentido da corrente não faz sentido falar nele. O importante é a quantidade. O multímetro nunca irá indicar corrente negativa ou ao contrário.

Esta confusão dos sentidos real e convencional, só existe porque quando os cientistas mais antigos; que estudaram os fenómenos e desenvolveram as teorias e fórmulas, com a tecnologia disponível; deduziram que a corrente ia do mais alto para o mais baixo, usando a analogia da água ou gases.
Essa analogia diz que a matéria se desloca do sentido alta pressão/altura para a baixa altura/pressão.

Mais tarde veio-se a descobrir que o que se deslocava eram os eletrões (que na altura dos cientistas antigos, ainda não tinham sido descobertos) e deslocam-se do sitio onde tem mais eletrões para o lado que tem menos eletrões (o que continua a fazer sentido com teoria inicial da matéria, só que enganaram-se no local onde tem mais...) . Em termos de conceito, não importa, a teoria e os cálculos continuam a ser válidos.
Avatar do Utilizador
Rogério Lima
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 3
Registado: 25 mai 2022, 12:43
Localização: Limeira - SP

Re: Sentido da Corrente Elétrica

Mensagem por Rogério Lima »

Eu entendo o que você disse, porém tem algumas inconsistencias nos meus testes, por exemplo:

Na fonte de um computador tem +12v e +5v e negativo/ground, porém testando eu reparei que a corrente fui do +12v/+5v para o negativo/ground e não o contraio (“sentido real”).

Como na fonte a corrente é continua o certo não seria a corrente fluir (“sentido real”) do negativo/ground para o +12v/+5v?
mromeiro
Electricista de 3ª
Electricista de 3ª
Mensagens: 284
Registado: 10 set 2021, 17:26
Localização: __
Enviou: 9 vezes
Agradecimento recebido: 36 vezes

Re: Sentido da Corrente Elétrica

Mensagem por mromeiro »

Rogério Lima Escreveu: 25 mai 2022, 15:25 Eu entendo o que você disse, porém tem algumas inconsistencias nos meus testes, por exemplo:

Na fonte de um computador tem +12v e +5v e negativo/ground, porém testando eu reparei que a corrente fui do +12v/+5v para o negativo/ground e não o contraio (“sentido real”).

Como na fonte a corrente é continua o certo não seria a corrente fluir (“sentido real”) do negativo/ground para o +12v/+5v?
O multímetro apenas dá positivo se ligar o vermelho a um ponto de tensão mais elevada, e o preto à tensão mais baixa.
Não está relacionado com o sentido a que os eletrões se deslocam.

Como foi dito, é apenas um sentido convencional, para que todos façam os cálculos da mesma forma, e haver menos enganos e confusões.
Se fizer um exercício em que fizer o sentido ao contrário em todos os pontos, vai ver que o resultado é exatamente o mesmo, mas com o sinal inverso, já que convencionou ao contrário.

Não precisa mais de se preocupar em que direção os eletrões se deslocam.
Use apenas o sentido convencional, para assim não fazer confusão na sua cabeça.
Avatar do Utilizador
Rogério Lima
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 3
Registado: 25 mai 2022, 12:43
Localização: Limeira - SP

Re: Sentido da Corrente Elétrica

Mensagem por Rogério Lima »

mromeiro Escreveu: 25 mai 2022, 15:44
Rogério Lima Escreveu: 25 mai 2022, 15:25 Eu entendo o que você disse, porém tem algumas inconsistencias nos meus testes, por exemplo:

Na fonte de um computador tem +12v e +5v e negativo/ground, porém testando eu reparei que a corrente fui do +12v/+5v para o negativo/ground e não o contraio (“sentido real”).

Como na fonte a corrente é continua o certo não seria a corrente fluir (“sentido real”) do negativo/ground para o +12v/+5v?
O multímetro apenas dá positivo se ligar o vermelho a um ponto de tensão mais elevada, e o preto à tensão mais baixa.
Não está relacionado com o sentido a que os eletrões se deslocam.

Como foi dito, é apenas um sentido convencional, para que todos façam os cálculos da mesma forma, e haver menos enganos e confusões.
Se fizer um exercício em que fizer o sentido ao contrário em todos os pontos, vai ver que o resultado é exatamente o mesmo, mas com o sinal inverso, já que convencionou ao contrário.

Não precisa mais de se preocupar em que direção os eletrões se deslocam.
Use apenas o sentido convencional, para assim não fazer confusão na sua cabeça.
Muito obrigado pela contribuição de todos até agora mas eu realmente estou interessado em entender essa questão.
Você comentou da diferença de potencial, mas a corrente não flui (sempre) do ponto do ponto de maior potencial para o de menor potencial?
Fora que tem outras questões também, por exemplo tem os componentes que são polarizados como por exemplo os capacitores e os diodos, qual é o sentido (real) do fluxo de corrente que passa por eles? É o convencional ou o "real"?
mromeiro
Electricista de 3ª
Electricista de 3ª
Mensagens: 284
Registado: 10 set 2021, 17:26
Localização: __
Enviou: 9 vezes
Agradecimento recebido: 36 vezes

Re: Sentido da Corrente Elétrica

Mensagem por mromeiro »

Rogério Lima Escreveu: 25 mai 2022, 17:27
mromeiro Escreveu: 25 mai 2022, 15:44
Rogério Lima Escreveu: 25 mai 2022, 15:25 Eu entendo o que você disse, porém tem algumas inconsistencias nos meus testes, por exemplo:

Na fonte de um computador tem +12v e +5v e negativo/ground, porém testando eu reparei que a corrente fui do +12v/+5v para o negativo/ground e não o contraio (“sentido real”).

Como na fonte a corrente é continua o certo não seria a corrente fluir (“sentido real”) do negativo/ground para o +12v/+5v?
O multímetro apenas dá positivo se ligar o vermelho a um ponto de tensão mais elevada, e o preto à tensão mais baixa.
Não está relacionado com o sentido a que os eletrões se deslocam.

Como foi dito, é apenas um sentido convencional, para que todos façam os cálculos da mesma forma, e haver menos enganos e confusões.
Se fizer um exercício em que fizer o sentido ao contrário em todos os pontos, vai ver que o resultado é exatamente o mesmo, mas com o sinal inverso, já que convencionou ao contrário.

Não precisa mais de se preocupar em que direção os eletrões se deslocam.
Use apenas o sentido convencional, para assim não fazer confusão na sua cabeça.
Muito obrigado pela contribuição de todos até agora mas eu realmente estou interessado em entender essa questão.
Você comentou da diferença de potencial, mas a corrente não flui (sempre) do ponto do ponto de maior potencial para o de menor potencial?
Fora que tem outras questões também, por exemplo tem os componentes que são polarizados como por exemplo os capacitores e os diodos, qual é o sentido (real) do fluxo de corrente que passa por eles? É o convencional ou o "real"?
Eu entendo a sua confusão, pois quando estava a estudar também tive a mesma questão.

Podemos fazer um exemplo comparativo:
Imagine que vai a um cinema, e estão todos os lugares ocupados, menos o que está junto à parede.
Então para evitar estar a passar em frente a todas as pessoas, todas as pessoas se deslocam 1 lugar para o lado, ficando assim livre o lugar junto ao corredor.
Neste caso, o lugar "deslocou-se" de junto à parede para junto ao corredor (isto é o equivalente ao sentido convencionado), mas na realidade as pessoas é que se deslocaram em sentido inverso (sentido real).
Como vê, não é relevante ter uma ou outra abordagem, pois ambas são corretas e dão o mesmo resultado, mas se tentar misturar as 2, vão dar confusão e erros.

Assim sendo, não deve preocupar-se se são os electrões a andar para a esquerda, ou os protões a andar para a direita, pois está apenas a fazer cálculos, e ambos vão dar o mesmo resultado.

Assim aconselho vivamente a esquecer que quem mexe são os electrões, pois isso não tem relevância nenhuma nota cálculos.
Só a título que curiosidade, a velocidade dia electrões é muito baixa (na ordem dos milímetros por segundo; sim, mais lentos que um caracol), no entanto a eletricidade é bem mais rápida.

Como vê, não interessa mesmo estar a pensar como como se deslocam os electrões.

Então vamos a partir de agora falar sempre em sentido convencional, para não haver confusões.

Respondendo às questões que colocou, o sentido convencional nos diodos diodos, a corrente entra pelo positivo e saí pelo negativo.

Nos condensadores, que têm polarização, tem de ser garantir que nunca têm tensão inversa nos terminais, pois podem explodir.
O sentido convencional quando estão a carregar, a corrente entra pelo positivo e saí pelo negativo.
Quando está a descarregar, é o sentido inverso.
Duzia12
Oficial
Oficial
Mensagens: 5245
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Localização: Barcelos
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 17 vezes

Re: Sentido da Corrente Elétrica

Mensagem por Duzia12 »

Quer dizer "acumula" no condensador, pois não flui do positivo para polo negativo, nos condensadores "eletrolíticos" e nos outros também
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”