É possível fazer ATI DIY?

Responder
paulofm
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 1
Registado: 19 mai 2022, 11:45
Localização: Oeiras

É possível fazer ATI DIY?

Mensagem por paulofm »

Boas pessoal,

Estou a remodelar um apartamento e queria ter internet e televisão na sala, nos dois quartos e na cozinha sem recorrer, obviamente, a cabos e calhas. Bem sei que isto é um tópico falado mas ainda não encontrei nada que me explique de forma simples o que preciso de saber.

Já abri roços e comprei cabo (CAT6 e coaxial). A minha ideia é ter que os cabos vão desde cada uma das divisões até ao hall de entrada (onde me chega o cabo de fibra da operadora). Pensei eu que conseguia fazer isto sozinho, mas estou a ver que vai ser difícil mas ainda assim gostaria de tentar.
- sala -> hall: 1 cabo coaxial e 1 cabo CAT6
- cozinha -> hall: 1 cabo coaxial
- quarto 1 -> hall: 1 cabo coaxial e 1 cabo CAT6
- quarto 2 -> hall: 1 cabo coaxial e 1 cabo CAT6

Neste sentido irei ter no hall (no buraco onde vou instalar a ATI ou alguma coisa mais arcaica), 3 cabos CAT6, um de cada divisão, e 4 coaxiais. A minha dúvida é: se eu comprar um kit ATI, aquilo trás instruções? A minha ideia é a seguinte:
Tenho o cabo da fibra que vai ao modem da operadora. Do modem irei ter uma saída de cabo de internet e uma saída de cabo coaxial. Se eu comprar uma ati e fizer a instalação aquilo tem uma entrada para a internet (que vem do modem) e depois uso 3 saídas uma para cada divisão? e o mesmo se passa com o coaxial?

Tendo eu os cabos passados, identificados e com as fichas RJ45 e coaxial feitas nas respetivas divisões, e se comprar o kit da caixa ATI, há técnicos que me vão lá fazer apenas a ligação para evitar que faça mal aquilo?

Caso haja algum técnico, alguém me sabe aconselhar alguns nomes na zona de lisboa?

Há uma nota importante que é, eu não ligo muito à velocidade da internet, no sentido em que não jogo nem nada que se pareça. Uma velocidade aceitável seria suficiente, uma vez que a ideia será só navegar na internet e poder ligar pc´s por cabo de rede nos quartos.

Obrigado.

Paulo


amoreira
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 1166
Registado: 22 out 2007, 22:10
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 79 vezes

Re: É possível fazer ATI DIY?

Mensagem por amoreira »

Boas

Em minha opinião essa instalação reúne todos os ingredientes para correr mal, sei que ás vezes queremos poupar uns trocos mas no final a coisa corre sempre mal e acaba por ficar mais cara, sugiro que contrates um técnico qualificado para fazer o trabalho.

Só para dar um exemplo até na escolha dos cabos que dizes já ter comprado (UTP e Coaxial) podem não ser os adequados de acordo com a legislação atual (ITED 4).

Dito isto a única coisa posso fazer para tentar ajudar se decidires fazer tu a instalação é veres uns vídeos do YOUTUBE tipo este e a consultares o manual ITED 4 disponivel na net no site da ANACOM.

Projectista de Instalações Elétricas, Telecomunicações e Segurança Eletrónica
eliopinto
Curioso
Curioso
Mensagens: 51
Registado: 04 dez 2019, 16:11
Localização: porto

Re: É possível fazer ATI DIY?

Mensagem por eliopinto »

Atenção a cablagem, e tomadas. Ira ser uma instalação de ited4. Muita atenção.
Acho que o melhor e mesmo recorrer a alguém que se qualificado.
luixmod
Curioso
Curioso
Mensagens: 15
Registado: 18 jul 2020, 21:24
Localização: Aveiro

Re: É possível fazer ATI DIY?

Mensagem por luixmod »

paulofm Escreveu: 19 mai 2022, 11:59 Boas pessoal,

Estou a remodelar um apartamento e queria ter internet e televisão na sala, nos dois quartos e na cozinha sem recorrer, obviamente, a cabos e calhas. Bem sei que isto é um tópico falado mas ainda não encontrei nada que me explique de forma simples o que preciso de saber.

Já abri roços e comprei cabo (CAT6 e coaxial). A minha ideia é ter que os cabos vão desde cada uma das divisões até ao hall de entrada (onde me chega o cabo de fibra da operadora). Pensei eu que conseguia fazer isto sozinho, mas estou a ver que vai ser difícil mas ainda assim gostaria de tentar.
- sala -> hall: 1 cabo coaxial e 1 cabo CAT6
- cozinha -> hall: 1 cabo coaxial
- quarto 1 -> hall: 1 cabo coaxial e 1 cabo CAT6
- quarto 2 -> hall: 1 cabo coaxial e 1 cabo CAT6

Neste sentido irei ter no hall (no buraco onde vou instalar a ATI ou alguma coisa mais arcaica), 3 cabos CAT6, um de cada divisão, e 4 coaxiais. A minha dúvida é: se eu comprar um kit ATI, aquilo trás instruções? A minha ideia é a seguinte:
Tenho o cabo da fibra que vai ao modem da operadora. Do modem irei ter uma saída de cabo de internet e uma saída de cabo coaxial. Se eu comprar uma ati e fizer a instalação aquilo tem uma entrada para a internet (que vem do modem) e depois uso 3 saídas uma para cada divisão? e o mesmo se passa com o coaxial?

Tendo eu os cabos passados, identificados e com as fichas RJ45 e coaxial feitas nas respetivas divisões, e se comprar o kit da caixa ATI, há técnicos que me vão lá fazer apenas a ligação para evitar que faça mal aquilo?

Caso haja algum técnico, alguém me sabe aconselhar alguns nomes na zona de lisboa?

Há uma nota importante que é, eu não ligo muito à velocidade da internet, no sentido em que não jogo nem nada que se pareça. Uma velocidade aceitável seria suficiente, uma vez que a ideia será só navegar na internet e poder ligar pc´s por cabo de rede nos quartos.

Obrigado.

Paulo

se a habitação é nova/recente/em construção, deves ter um projeto ited que deves seguir e respeitar, a começar na sessão das tubagens ao tipo de cabo coaxial e utp, uma das coisas que implicaram numa obra que fiz foi a questão do tubo anelado, não aceitam tubo anelado. na questão da fibra curiosamente ficou com a tubagem feita e com as fichas aplicadas mas sem fibra, ninguem quiz saber se a fibra estava lá, e a realidade é que nem os operadores querem saber disso, tanto que levam a fibra diretamente até ao router que fica ao lado da box junto á televisão.. :roll:

fazer fichas rj45 e coaxial não é dificil na net existe a informação toda! o importante é cumprir com o projecto.
Responder

Voltar para “ITED / ITUR”