Calculo queda de Tensão - U0 =230V ou 400V !?

Responder
loja.manuel
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 6
Registado: 07 mai 2011, 13:25

Re: Calculo queda de Tensão - U0 =230V ou 400V !?

Mensagem por loja.manuel »

u = b x ( r1 x ( L / S ) x cos j + l x L x sen j )xIB

IB - Intensidade de Corrente de Serviço
cos j - factor de potência = 0,8
sen j - factor de potência = 0,6
S - Secção dos condutores de fase (mm²)
L - Comprimento da canalização em (metros)
r1 - Resistividade 20º C ( cobre 0,0225 Wmm2/m; aluminio 0,036 Wmm2/m
l - Reactância Linear dos condutores = 0,08 mW/m

u = 100x ( u / U0 )

Uo=230V.

u% - Queda de tensão na canalização em (%)

Esta e a formula do RTIEBT. O regulamento em vigor.
Isto e o que se usa seja para efeitos de aprovaçao ou nao. Quem analisa o projecto e o LIQ que depois passa a Certiel. Uma vez o LIQ aprovando o projecto a Certiel nada diz.

Caso isto diga respeito a quem interessar deve-se ter em conta que na formula a variavel "b" deve ser =1 para sistemas trifasicos e =2 para sist. mono., com a seguinte particularidade:

- no calculo da origem da instalaçao, mesmo sendo trifasico o "b" devera ser =2 (como se mono se tratasse) no calculo queda tensao. (so valido para origem da instalacao).

Colegas penso que sei a razao por ter surgido esta duvida, tb a tive e rapei ate chegar a uma conclusao.
Antes da formula da RTIEBT tinha-se o 740/74. Eu proprio fazia o calculo numa formula mais simples e depois para definir a percentagem da queda dividia por 230 para mono e 400 para trif., isso era antigamente, mas por esta formula ja n se pode fazer isso.~~

Dai penso ser o teor desta duvida. Pelo meno eu estava a transportar o que fazia antigamente para este novo requisito da RTIEBT e n estava a funcionar. O proprio LIQ n me aceitava a formula onde antes fazia os calculos pediu-me para o fazer atraves da formula RTIEBT (vejam secçao 525). Agora tudo depende quem analisa. eu acho que acaba por ser um pouco ao gosto de cada um pois o ultimo projecto que fiz a mim disseram que so podia efectuar o calculo assim, mas outros colegas ja diziam que entravam com os calculos que se faziam antigamente, portanto tudo se deve a quem analisa penso eu que n estou dizer grande asneira.
Quando digo LIQ e por estar na zona centro nao sei para o resto do pais.


andremarcelo
Curioso
Curioso
Mensagens: 14
Registado: 27 dez 2007, 10:49
Localização: Lisboa

Re: Calculo queda de Tensão - U0 =230V ou 400V !?

Mensagem por andremarcelo »

Caro Nuno Gonçalves

Tem razão. Tentando esclarecer: tenho que fornecer 3729A a uma distancia de 110m, cos fi=0,8. Pretende-se usar condutores monopolares de 120mm2 (questões de logística). Pelas minhas contas, para a corrente em causa tenho que ter 10 condutores em paralelo. (Certo?)

A minha dúvida é como verificar a queda de tensão?

Obrigado,
andrear
Curioso
Curioso
Mensagens: 15
Registado: 16 jan 2008, 11:44
Localização: Esposende

Re: Calculo queda de Tensão - U0 =230V ou 400V !?

Mensagem por andrear »

andremarcelo Escreveu:Caro Nuno Gonçalves

Tem razão. Tentando esclarecer: tenho que fornecer 3729A a uma distancia de 110m, cos fi=0,8. Pretende-se usar condutores monopolares de 120mm2 (questões de logística). Pelas minhas contas, para a corrente em causa tenho que ter 10 condutores em paralelo. (Certo?)

A minha dúvida é como verificar a queda de tensão?

Obrigado,
Boa tarde

Ao usar a formula descrita não obtenho os valores esperados
O meu caso é o seguinte:
Canalização em cobre com 3 condutores por fase com 185mm;
Distância = 85m;
corrente de serviço = 807A.

Pelo cálculo do projectista a queda de tensão deveria ser de 6,09V e 2,65%

Ao verificar o cálculo obtenho o seguinte:
((0,225*(85/555)*0,8)+(0,08*85*0,6))*807

O valor obtido é um autêntico disparate, e analisando a fóirmula verifico que o segundo termo é que é determinante para o resultado final, não tendo o primeiro termo, o que tem a secção, qualquer influência.

O que é que estou a fazer mal?

Cumprimentos,

André
amfys
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 607
Registado: 11 abr 2008, 11:53
Localização: Torres Vedras
Agradecimento recebido: 4 vezes

Re: Calculo queda de Tensão - U0 =230V ou 400V !?

Mensagem por amfys »

Porque a fórmula correcta é:

((0,0225*(85/555)*0,8)+(0,00008*85*0,6))*807

ρ1 - resistividade é 0,0225 Ω.mm²/m para o cobre
λ é a reactância linear e é 0,08 mΩ/m (na falta de melhor valor) ou seja 0,00008 Ω/m, sendo este último o valor a ser utilizado no cálculo para manter a mesma ordem de grandeza.
andrear
Curioso
Curioso
Mensagens: 15
Registado: 16 jan 2008, 11:44
Localização: Esposende

Re: Calculo queda de Tensão - U0 =230V ou 400V !?

Mensagem por andrear »

amfys Escreveu:Porque a fórmula correcta é:

((0,0225*(85/555)*0,8)+(0,00008*85*0,6))*807

ρ1 - resistividade é 0,0225 Ω.mm²/m para o cobre
λ é a reactância linear e é 0,08 mΩ/m (na falta de melhor valor) ou seja 0,00008 Ω/m, sendo este último o valor a ser utilizado no cálculo para manter a mesma ordem de grandeza.
Obrigado!

Já tinha experimentado isso, pois reparei no "mili", mas não me estava a dar o resultado do projectista. Agora com essa confirmação fiquei com as duvidas esclarecidas.

Abraço,

André
Nuno Gonçalves
Curioso
Curioso
Mensagens: 69
Registado: 20 out 2009, 21:48

Re: Calculo queda de Tensão - U0 =230V ou 400V !?

Mensagem por Nuno Gonçalves »

u = b x ( r1 x ( L / S ) x cos j + l x L x sen j )xIB

boas colega,

no seguimento da nossa conversa, para poder contabilizar a queda de tensao tera de alterar a equação de cima para:


u = b x ( r1 x ( L / nS ) x cos j + l x L x sen j )xIB


em que o n é o numero de condutores
Nuno Gonçalves
andremarcelo
Curioso
Curioso
Mensagens: 14
Registado: 27 dez 2007, 10:49
Localização: Lisboa

Re: Calculo queda de Tensão - U0 =230V ou 400V !?

Mensagem por andremarcelo »

Obrigado. Agora já está tudo bem.

Também comigo o problema maior era o "mili". O excel tem destas coisas quando temos de calcular à mão já não sabemos com é.....

Cumprimentos,
André
fiuzatec
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 5
Registado: 17 jul 2014, 13:21
Enviou: 2 vezes

Re: Calculo queda de Tensão - U0 =230V ou 400V !?

Mensagem por fiuzatec »

eng_jersilva Escreveu: 27 jan 2009, 15:15 n te esqueças que para trifasico tens a formula U = (ρxLxIb)/S
e para monofasico tens U = (2ρxLxIb)/S

Abraço João Silva
ATENÇAO !!! Para monofasico e Trifasico deseuilibrado (com neutro) a formula é igual U = (2ρxLxIb)/S

A formula U = (ρxLxIb)/S é de facto para trifasico mas equilibrado, no caso por ex. de alimentaçoes de motores sem neutro.

Abraço
Responder

Voltar para “Projetos Elétricos”