Alimentação disjuntores EFAPEL com pente.

Responder
hangas
Curioso
Curioso
Registado: 12 dez 2011, 22:24
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 6 vezes

Alimentação disjuntores EFAPEL com pente.

Mensagem por hangas »

Vivam,

Já li todas as discussões que me apareceram na pesquisa sobre por onde alimentar os módulos. E o consenso parece ser que o fabricante é que define se é por cima ou por baixo para cada módulo.
Grande parte também defende que as entradas devem ser nos polos "fixos". Além disso o importante é ser consistente e óbvio para quem tenha que manter o quadro.

Pois bem, numa situação em particular com material todo do mesmo fabricante (EFAPEL) isto parece não fazer sentido.

Na foto em anexo está um Diferencial, cujo esquema parece sugerir que as entradas são por baixo (por são os elementos fixos)
Já nos disjuntores, a entrada parece ser por cima pelo mesmo motivo.

No entanto o pente 55563 5PR (Pente 1P+N Forquilha/Direito). Este pente não parece ser reversível ou ter qualquer ajuste(?) e a única forma de se ligar parece ser por baixo, que é justamente o inverso do que seria expectável.

Se este pente pudesse entrar por cima, então todas as ligações poderiam ficar de acordo com a "regra" do terminal "fixo".

O que é que estou a ver mal?
Anexos
IMG_1342.jpeg
hangas
Curioso
Curioso

Re: Alimentação disjuntores EFAPEL com pente.

Mensagem por hangas »

Enganei-me no anexo do pente.
Anexos
gd_Pente_Forquilha_Direito_13_Modulos_3P_N_5b3f54ce5f0d6_1.png
gd_Pente_Forquilha_Direito_13_Modulos_3P_N_5b3f54ce5f0d6_1.png (62.31 KiB) Visto 2211 vezes
Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Agradecimento recebido: 17 vezes

Mensagem por Duzia12 »

Num interruptor mono ou 3P+N os códigos da entrada de energia são nos terminais 1-3-5 já a saída é 3-4-6
hangas
Curioso
Curioso

Mensagem por hangas »

Uma vez que este pente em particular - e do mesmo fabricante - só permite a instalação nesta posição, então a entrada/saída fica correcta no caso do ID, mas invertida em relação aos MTs para os circuitos, pois o pente força a alimentação por baixo.

Isto vai contra alguma regra?
CAOR
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 02 dez 2007, 14:24
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 8 vezes

Mensagem por CAOR »

De acordo o que estou a ver na foto a entrada do diferencial devia ser por baixo e os bipolares por cimo !
hangas
Curioso
Curioso

Mensagem por hangas »

CAOR Escreveu: 28 mar 2022, 06:54 De acordo o que estou a ver na foto a entrada do diferencial devia ser por baixo e os bipolares por cimo !
Isso com base no terminal com o contacto fixo?
Assim sendo o pente estaria desenhado justamente ao contrario.

Por outro lado o terminal 1, está por cima no ID. Mas ainda assim fica supostamente ao contrario nos P+N.

A minha confusão a olhar para este setup é justamente essa.
No entanto a única posição em que dá para conjugar o ID e os P+Ns com este pente é a da foto. Pente por baixo com ID sempre do lado esquerdo.
mromeiro
Electricista de 2ª
Electricista de 2ª
Registado: 10 set 2021, 17:26
Enviou: 15 vezes
Agradecimento recebido: 37 vezes

Mensagem por mromeiro »

O que é o contato fixo?

Daquilo que tenho visto, é que funcionam de ambas as formas, mas o recomendado é que quando estão desligados, que internamente fique o menos possível com energia.
Assim sendo, recomenda-se ligar no terminal mais próximo do interruptor que está desenhado na figura.
Dessa forma quando está desligado, internamente só fica com energia até ao interruptor.
Se for ao contrário, fica com energia todo o mecanismo interno.
hangas
Curioso
Curioso

Mensagem por hangas »

É exactamente isso que queria dizer com contacto fixo.
Um dos terminais liga a um contacto fixo, o outro está associado ao mecanismo móvel.

Mas nem sempre o contacto fixo corresponde ao 1,3 que geralmente indica a entrada.
Responder

Voltar para “Dúvidas”