DL 101 - D_2020

Responder
e_campos
Curioso
Curioso
Mensagens: 18
Registado: 10 jul 2018, 15:22
Localização: bragança
Agradecimento recebido: 1 vez

DL 101 - D_2020

Mensagem por e_campos »

Olá a todos...
Referente a este decreto de lei alguém me pode responder sobre a legitimidade das Câmaras exigirem projeto com a localização do carregamento de VE e não o projeto elétrico !!!!
Alguém já teve uma situação idêntica?
Obrigado...


Avatar do Utilizador
eng_jersilva
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 762
Registado: 01 fev 2008, 14:51
Localização: S. João da Madeira
Enviou: 9 vezes
Agradecimento recebido: 14 vezes

Re: DL 101 - D_2020

Mensagem por eng_jersilva »

Boa Tarde,

Relativamente a legitimidade das Câmaras penso ser no mínimo discutível pois se por um lado:
- existe um decreto (Decreto-Lei n.º 101-D/2020) que exige efetivamente na especialidade da TÈRMICA... "Para o componente infraestruturas de carregamento de veículos elétricos, no âmbito do projeto de instalações,equipamentos e sistemas elétricos ou do projeto de alimentação e distribuição de energia elétrica. "

por outro lado não sei até que ponto o referido decreto (TÈRMICA) se pode sobrepor ao decretos e regulamentos existentes e específicos para especialidade de eletricidade nomeadamente o Decreto Lei nº 61_2018_21-08-2018 e o GUIA TÉCNICO DAS INSTALAÇÕES ELÉTRICAS PARA ALIMENTAÇÃO DE VEÍCULOS ELÉTRICOS. Nestes casos para mim não é "trivial" a obrigatoriedade da existência de um projecto eléctrico ou de um projecto que contemple especificamente o carregamento de veículos eléctricos.

No entanto e não sabendo qual o Município em causa, estes casos e/ou pedidos estão a começar a "aparecer", sei por exemplo que para o Município de Gaia, nos casos em que não haja projecto eléctrico eles exigem Ficha electrotécnica + uma planta, com a localização do QE e da alimentação para o carregamento de veiculo eléctrico.


Para o caso especifico de uma moradia unifamiliar com potência estimada < ou = 10,35 Kva, aquilo que é exigível como mínimo (segundo inspectores do IEP e LIQ) é, Potência mínima disponível de 3.68kva para os VE e reserva no QE para um Diferencial monofásico do tipo A e Disjuntor.
Abraço

João Silva
Eng.º Electrotécnico

Tlm : 968571450
Email: Jers.silva@gmail.com
Jers@Portugalmail.com
e_campos
Curioso
Curioso
Mensagens: 18
Registado: 10 jul 2018, 15:22
Localização: bragança
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: DL 101 - D_2020

Mensagem por e_campos »

Obrigado...

E em termos de desabafo ... fico triste que o sector electrifico não tenha uma instituição que o defenda com dignidade... andamos ao sabor das outras especialidades.......
Avatar do Utilizador
zedacabana
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 7
Registado: 24 mar 2010, 19:42
Localização: Lisboa

Re: DL 101 - D_2020

Mensagem por zedacabana »

Boa noite,

Também estou a ter solicitações por parte das câmaras, a exigirem uma planta com a localização dos pontos de carregamento, para os edifícios de habitação.

Penso que a nova legislação, apenas "obriga" que seja indicada se existem pontos de carregamento ou não. Tudo o resto, na minha opinião, deve-se regular pela legislação elétrica.

cumprimentos,
amoreira
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 1167
Registado: 22 out 2007, 22:10
Localização: Lisboa
Enviou: 4 vezes
Agradecimento recebido: 79 vezes

Re: DL 101 - D_2020

Mensagem por amoreira »

No outro dias postei aqui uns webinares sobre SCE que entre outras coisas fala sobre este tema.

A ideia com que fiquei é que não é pedido o literalmente projeto elétrico, eles usam um termo "mais simpático" e querem uma evidência de que essa infraestruturas está prevista.

Os técnicos SCE com quem trabalahos aqui no gabinetes também já começam a pedir estas coisas.

Assistam a estes webinares

viewtopic.php?t=25576

viewtopic.php?t=25571
Projectista de Instalações Elétricas, Telecomunicações e Segurança Eletrónica
Responder

Voltar para “Legislação Técnica”