Como assim 220v???

Responder
Hydra
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 2
Registado: 04 mar 2022, 00:18
Localização: Pontes e Lacerda-MT

Como assim 220v???

Mensagem por Hydra »

Gente eu tenho uma dúvida cruel. Segundo o site https://escola.britannica.com.br "Cada átomo possui partículas ainda menores: os prótons e os elétrons. A carga dos elétrons é negativa, e a dos prótons, positiva. Cargas opostas — isto é, uma positiva e outra negativa — se atraem. Cargas iguais — ou seja, duas cargas positivas ou duas cargas negativas — se repelem." Ou seja para a ter corrente precisamos ter uma carga positiva e outra negativa, então como com fase e fase temos 220v? Já que as duas tem carga positiva?
rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1413
Registado: 10 ago 2009, 10:15
Enviou: 16 vezes
Agradecimento recebido: 39 vezes

Re: Como assim 220v???

Mensagem por rainbow »

Boa tarde.

Você está a falar de coisas diferentes.
Tudo o que está escrito entre aspas, segundo o tal site, está correcto.
Mas quando falamos de electrodinâmica, o que precisamos para ter corrente é uma diferença de potencial ou tensão.
É claro que também precisamos das cargas positivas e negativas, mas sem a tensão não há corrente, pois não há uma "força" que obrigue as cargas a circularem.
Em relação à tensão alternada, e às duas fases, elas não têm propriamente carga positiva como disse. O que acontece é que a tensão varia, como o próprio nome indica, em forma de sinusoide, ao longo do tempo. E como varia, quando se "juntam" duas fases, elas podem (e neste caso estão) estar desfasadas, o que faz com que o seu valor não seja o mesmo, e consequentemente exista uma tensão ou diferença de potencial.
mromeiro
Electricista de 2ª
Electricista de 2ª
Mensagens: 335
Registado: 10 set 2021, 17:26
Localização: __
Enviou: 15 vezes
Agradecimento recebido: 37 vezes

Re: Como assim 220v???

Mensagem por mromeiro »

Tal como o rainbow já indicou, esta é uma situação que funciona com a corrente alternada, onde a tensão varia ora sendo positiva, ora sendo negativa, e é de forma sinusoidal.
Coloquei no link https://www.desmos.com/calculator/7q5f3i2poy (e que também coloquei em anexo) a representação de 2 fases , e depois a diferença entre as fases.

Dá para ver que a sinusoide da diferença é superior a qualquer uma das fases.
No caso, utilizei o desfasamento de 120º (2 * PI / 3) que é o mais comum (trifásico) e por isso a diferença de fases é um pouco inferior ao dobro da fase (tensao_fase * sqrt(3) ).

No entanto existem locais no Brasil (e eventualmente noutros locais), em que o desfasamento é de 180º, e nesse caso a diferença de entre fases é o dobro da fase (nestes locais apenas existe o bifásico).
Anexos
corrente_alternada_2_fases.jpg
Hydra
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 2
Registado: 04 mar 2022, 00:18
Localização: Pontes e Lacerda-MT

Re: Como assim 220v???

Mensagem por Hydra »

Gente eu sou meio leigo no assunto, mas oq entendi é que na corrente alternada hora a carga é positiva hora a carga é negativa, correto?
mromeiro
Electricista de 2ª
Electricista de 2ª
Mensagens: 335
Registado: 10 set 2021, 17:26
Localização: __
Enviou: 15 vezes
Agradecimento recebido: 37 vezes

Re: Como assim 220v???

Mensagem por mromeiro »

Sim, metade do tempo é positiva e a outra metade é negativa (a variação é como mostra o gráfico do comentário anterior).
Se for 50Hz, este ciclo repete-se 50 vezes em cada segundo.
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”