Tomadas TUE

Responder
Sílvio Victor
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 08 fev 2022, 14:20

Tomadas TUE

Mensagem por Sílvio Victor »

Bom dia!

Fiz um curso básico presencial de elétrica residencial, porém ainda tenho muitas dúvidas.

Uma delas é:
Na minha casa tenho uma tomada de 10A (TUG), porém estou utilizando para carregar celular e ligar o Micro-ondas (com adaptador). Pretendo trocar o módulo da tomada e colocar um módulo com 2 tomadas, uma de 10A e outra de 20A, posso utilizar o mesmo circuito para fazer essa ligação? Se sim, qual a melhor forma de fazer essa ligação?
Última edição por Sílvio Victor em 09 fev 2022, 11:30, editado 1 vez no total.
luisilva78
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 09 dez 2014, 19:10
Enviou: 31 vezes
Agradecimento recebido: 78 vezes

Re: Tomadas TUE

Mensagem por luisilva78 »

O que é uma tomada de 10V? E uma tomada de 20V? Será que em vez de 10V e 20V deveria ler-se 10A e 20A?
Em Portugal (e maior parte da Europa) o padrão é diferente e normalmente as tomadas são de 16A.
asalopes
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 23 jun 2008, 13:02
Agradecimento recebido: 81 vezes

Re: Tomadas TUE

Mensagem por asalopes »

Caro Sílvio,

Alguma confusão por aí.

No título do "post" fala em tomadas de uso específico (TUE) mas no texto fala em tomadas de uso geral (TUG).

Respeitando a NBR5410, para ter uma tomada de uso específico terá de cumprir os seguintes requisitos:

- Tomada de 20A;
- Disjuntor de 20A;
- Condutores de 4mm² (levando em consideração quedas de tensão e fatores de correção);
- Circuito dedicado (isto é, aquele disjuntor e condutores referidos alimentam exclusivamente esta tomada).

O que referiu é possível, consciente de que continuará a ter somente tomadas de uso geral, mas terá de verificar se a secção dos condutores e o disjuntor de proteção desse circuito satisfazem à nova utilização.

Cumprimentos.
Responder

Voltar para “Dúvidas”