Problema esmerilhadeira makita
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 01 jan 2022, 23:52
Problema esmerilhadeira makita
Depois de ligar minha esmerilhadeira 127V na tensão 220V por alguns segundos, a mesma ficou com pouca potência.
Não percebi nenhum dano na inspeção visual das peças internas. Todos os testes do estator e do induzido usando multímetro também foram normais.
Alguém poderia me ajudar?
Obrigado.
Não percebi nenhum dano na inspeção visual das peças internas. Todos os testes do estator e do induzido usando multímetro também foram normais.
Alguém poderia me ajudar?
Obrigado.
-
- Velha Guarda
- Registado: 10 ago 2009, 10:15
- Enviou: 16 vezes
- Agradecimento recebido: 39 vezes
Re: Problema esmerilhadeira makita
Boa tarde.
Se ligou o equipamento numa tensão superior à de funcionamento, provavelmente queimou alguma coisa, e é por isso que parece ter perdido potência.
Se ligou o equipamento numa tensão superior à de funcionamento, provavelmente queimou alguma coisa, e é por isso que parece ter perdido potência.
-
Essa é a questão.
O que queimou?
Testes no estator e induzido normais.
O que pode ser?
O que queimou?
Testes no estator e induzido normais.
O que pode ser?
-
- Velha Guarda
- Registado: 10 ago 2009, 10:15
- Enviou: 16 vezes
- Agradecimento recebido: 39 vezes
-
No estator:
- teste de continuidade dos fios da bobina: ok
- teste de curto na massa bobina: ok
- teste da resistividade da bobina: ok
No induzido:
- teste de curto na massa: ok
Vídeo do YouTube com os testes que fiz:
Obrigado.
-
- Electricista de 2ª
- Registado: 10 set 2021, 17:26
- Enviou: 15 vezes
- Agradecimento recebido: 37 vezes
Está faltando o teste de resistência e de continuidade do induzido.
Cada uma dessas "chapinhas" do induzido terá de fazer continuidade com a "chapinha" do lado oposto, e todas deverão ter o valor de resistência idêntico.
Cada uma dessas "chapinhas" do induzido terá de fazer continuidade com a "chapinha" do lado oposto, e todas deverão ter o valor de resistência idêntico.
-
Opa...esqueci de comentar que tb fiz esse teste. Em todas deu o mesmo valor de resistência.mromeiro Escreveu: 03 jan 2022, 13:50 Está faltando o teste de resistência e de continuidade do induzido.
No estator tb deu o mesmo valor de resistência dos dois lados.
O que mais poderia ter causado essa perda de potencia senão o estator ou o induzido?
-
- Electricista de 2ª
Há pouco, disse um imprecisão.Bruno Chamone Escreveu: 03 jan 2022, 14:14Opa...esqueci de comentar que tb fiz esse teste. Em todas deu o mesmo valor de resistência.mromeiro Escreveu: 03 jan 2022, 13:50 Está faltando o teste de resistência e de continuidade do induzido.
No estator tb deu o mesmo valor de resistência dos dois lados.
O que mais poderia ter causado essa perda de potencia senão o estator ou o induzido?
As bobines estão entre 2 "chapinhas" do coletor consecutivas, acabando por ficarem todas em série.
Assim é suposto dar continuidade entre qualquer uma delas.
Assim medindo entre 2 consecutivas, vai dar a resistência da própria em paralelo com as restantes, ou seja, ligeiramente mais baixo que a própria, mas podemos assumir que esse é o valor a ter em conta.
Assim deve medir desta forma, para ter um erro menor.
Segue o link de como se bobina o induzido, para se ter a ideia de como medir:
Se o problema não estiver nas bobines, procure se não há mais componente aí.
Há alguns motores, que para suportar 110 e 220, têm um diodo, e assim para ligar a 220 passa pelo diodo, para só passar meia onda.
Não sei se esse motor também têm 1 condensador, que poderá também interferir.
-
- Velha Guarda
- Registado: 14 fev 2010, 13:12
- Enviou: 413 vezes
- Agradecimento recebido: 89 vezes
boas . ainda não percebi que medições são essas, então medem uma maquina que foi submetida a uma tensão superior, como sabem que essas medidas são as certas. p'ara mim teriam que comparar esses valores com uma maquina nova, pois um valor de 0.2 ohmios entre essa e uma nova pode fazer a diferença e dar esse problema. pergunto qual os valores de uma maquina igual nova? só assim se pode chegar lá. cump
-
Fiz novamente o teste do induzido, colocando cada ponta do multímetro em uma bobina ("chapinhas") que estava lado a lado. É dificil estabilizar os valores porque qualquer pequena mexida ele altera, mas percebi que em um determinado local os valores ficavam sempre bem acima do restante das bobinas.mromeiro Escreveu: 03 jan 2022, 14:37 Há pouco, disse um imprecisão.
As bobines estão entre 2 "chapinhas" do coletor consecutivas, acabando por ficarem todas em série.
Assim medindo entre 2 consecutivas, vai dar a resistência da própria em paralelo com as restantes, ou seja, ligeiramente mais baixo que a própria, mas podemos assumir que esse é o valor a ter em conta.
Há alguns motores, que para suportar 110 e 220, têm um diodo, e assim para ligar a 220 passa pelo diodo, para só passar meia onda.
Remontei a esmerilhadeira e liguei no 127V, e percebi muita faísca nas bobinas, o que não é correto. Liguei mais um tempo e saiu fogo do mesmo local.
Minha conclusão: deve ser mesmo o induzido que entrou em curto.
O que vocês me dizem?
Obrigado.
-
- Electricista de 2ª
Esse valor bem acima deve ser a bobine que queimou, e o circuito fica fechado com a série das restantes.Bruno Chamone Escreveu: 04 jan 2022, 00:49Fiz novamente o teste do induzido, colocando cada ponta do multímetro em uma bobina ("chapinhas") que estava lado a lado. É dificil estabilizar os valores porque qualquer pequena mexida ele altera, mas percebi que em um determinado local os valores ficavam sempre bem acima do restante das bobinas.mromeiro Escreveu: 03 jan 2022, 14:37 Há pouco, disse um imprecisão.
Remontei a esmerilhadeira e liguei no 127V, e percebi muita faísca nas bobinas, o que não é correto. Liguei mais um tempo e saiu fogo do mesmo local.
Minha conclusão: deve ser mesmo o induzido que entrou em curto.
O que vocês me dizem?
Obrigado.
Tudo indica que seja mesmo o induzido, mas não tenho experiência na área para lhe dar certezas.
Cumprimentos
-
Troquei o induzido e o problema foi resolvido.
Obrigado a todos!!!
Obrigado a todos!!!