Interruptor diferencial selectivo

Responder
Plant
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 8
Registado: 30 dez 2009, 01:55

Interruptor diferencial selectivo

Mensagem por Plant »

Olá amigo...

Estou a terminar a electricidade da minha casa e fiquei com uma duvida. Tenho um QG, um Q.1ºandar, um Q.cozinha e um na Q.cave. Agora pergunto, será necessario pôr um int. deferencial selectivo no Q.G para garantir a selectividade entre diferenciais.


Avatar do Utilizador
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 3378
Registado: 24 out 2008, 15:06
Localização: Norte
Enviou: 18 vezes
Agradecimento recebido: 34 vezes

Re: Interruptor diferencial selectivo

Mensagem por joaoosvaldo »

Plant Escreveu:Olá amigo...

Estou a terminar a electricidade da minha casa e fiquei com uma duvida. Tenho um QG, um Q.1ºandar, um Q.cozinha e um na Q.cave. Agora pergunto, será necessario pôr um int. deferencial selectivo no Q.G para garantir a selectividade entre diferenciais.
As saídas que saem do QG para alimentar os restantes quadros parciais não necessitam de estar protegidas pelo diferencial, visto que os quadros elétricos têm de ser da classe II de isolamento e existindo diferenciais apenas nos circuitos finais que saem de cada um dos quadros (ex.: iluminação, tomadas e outros equipamentos). De forma simplificada a montante do corte geral do QG é daí que devem derivar as saídas para os restantes quadros sem passar pelo diferencial.

Caso não queira fazer a alteração indicada acima aí sim deve utilizar um diferencial selectivo no QG.
Última edição por joaoosvaldo em 20 abr 2010, 09:24, editado 1 vez no total.
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa


Email: [email protected]
pedro_mendes
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 402
Registado: 24 abr 2009, 00:08
Localização: Oliveira do Hospital

Re: Interruptor diferencial selectivo

Mensagem por pedro_mendes »

Não concordo com o colega, pode colocar um só diferêncial para protecção dos 3 quadros parciais e ter um corte geral de protecção a cada um dos quadros, ou então um corte geral, da saida deste ai sim sair para cada um dos quadros parciais e depois em cada quadro colocar um diferêncial, porque sair para os quadros parciais antes do corte geral onde fica o corte geral a instalação!

Cumprimentos;
Pedro Mendes
Avatar do Utilizador
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 3378
Registado: 24 out 2008, 15:06
Localização: Norte
Enviou: 18 vezes
Agradecimento recebido: 34 vezes

Re: Interruptor diferencial selectivo

Mensagem por joaoosvaldo »

pedro_mendes Escreveu:Não concordo com o colega, pode colocar um só diferêncial para protecção dos 3 quadros parciais e ter um corte geral de protecção a cada um dos quadros, ou então um corte geral, da saida deste ai sim sair para cada um dos quadros parciais e depois em cada quadro colocar um diferêncial, porque sair para os quadros parciais antes do corte geral onde fica o corte geral a instalação!

Cumprimentos;
Sim o que queria dizer era depois do corte geral da instalação a instalar no QG é daí que devem derivar as alimentações para os parciais, peço desculpa pela confusão!

Quanto à sua opinião de colocar um só diferencial nada o impede em princípio mas não acho uma boa solução até porque se existir um defeito à terra em qualquer circuito da instalação fica tudo fora de serviço, ou seja, se o problema for num QP vai ficar a instalação toda fora de serviço sem necessidade nenhuma!
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa


Email: [email protected]
pedro_mendes
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 402
Registado: 24 abr 2009, 00:08
Localização: Oliveira do Hospital

Re: Interruptor diferencial selectivo

Mensagem por pedro_mendes »

Boas..sim sem duvida concordo, mas é de facto uma solução, garante a protecção contra defeito, e já agora se por acaso colocar 3 diferênciais e se forem da mesma protecção contra defeito desparam todos na mesma, tem que haver uma diferênca entre cada um deles.

Cumprimentos;
Pedro Mendes
Avatar do Utilizador
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 3378
Registado: 24 out 2008, 15:06
Localização: Norte
Enviou: 18 vezes
Agradecimento recebido: 34 vezes

Re: Interruptor diferencial selectivo

Mensagem por joaoosvaldo »

pedro_mendes Escreveu:Boas..sim sem duvida concordo, mas é de facto uma solução, garante a protecção contra defeito, e já agora se por acaso colocar 3 diferênciais e se forem da mesma protecção contra defeito desparam todos na mesma, tem que haver uma diferênca entre cada um deles.

Cumprimentos;
Não percebi muito bem!!! Se existirem 3 diferenciais e por exemplo se cada diferencial proteger 5 circuitos (no total ficam 15 circuitos) e se existir um defeito fase-terra no circuito x só vai disparar o diferencial desse circuito apenas, só pode acontecer disparar mais algum no caso de existir mais algum diferencial a jusante mas neste caso este deve ser selectivo, mas podendo esta situação ser evitada com o que eu disse no outro post.
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa


Email: [email protected]
pedro_mendes
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 402
Registado: 24 abr 2009, 00:08
Localização: Oliveira do Hospital

Re: Interruptor diferencial selectivo

Mensagem por pedro_mendes »

joaoosvaldo Escreveu:
pedro_mendes Escreveu:Boas..sim sem duvida concordo, mas é de facto uma solução, garante a protecção contra defeito, e já agora se por acaso colocar 3 diferênciais e se forem da mesma protecção contra defeito desparam todos na mesma, tem que haver uma diferênca entre cada um deles.

Cumprimentos;
Não percebi muito bem!!! Se existirem 3 diferenciais e por exemplo se cada diferencial proteger 5 circuitos (no total ficam 15 circuitos) e se existir um defeito fase-terra no circuito x só vai disparar o diferencial desse circuito apenas, só pode acontecer disparar mais algum no caso de existir mais algum diferencial a jusante mas neste caso este deve ser selectivo, mas podendo esta situação ser evitada com o que eu disse no outro post.
Vejo o anexo e pode ser que perceba e ajude, como disparam todos se foram da mesma protecção.

Cumprimentos;
Anexos
digitalizar0001.jpg
(1.8 MiB) Transferido 67 vezes
Pedro Mendes
Avatar do Utilizador
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 3378
Registado: 24 out 2008, 15:06
Localização: Norte
Enviou: 18 vezes
Agradecimento recebido: 34 vezes

Re: Interruptor diferencial selectivo

Mensagem por joaoosvaldo »

Colega Pedro Mendes parece que temos um problema de comunicação :D!!! Eu sei como é que funciona a selectividade entre diferenciais mas não se aplica na solução apresentada por mim, visto que na solução que sugeri não existem diferenciais em "cascata" a jusante de cada diferencial apenas existem os cortes parciais e gerais conforme o caso.

Ver a imagem em anexo seguinte (apesar da má qualidade do desenho penso que dá para perceber a ideia):

*De notar ainda que as canalizações de alimentação aos quadros devem ser realizadas com cabos de duplo isolamento.
Anexos
solução proposta.jpg
(184.03 KiB) Transferido 59 vezes
Última edição por joaoosvaldo em 21 abr 2010, 14:58, editado 1 vez no total.
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa


Email: [email protected]
pedro_mendes
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 402
Registado: 24 abr 2009, 00:08
Localização: Oliveira do Hospital

Re: Interruptor diferencial selectivo

Mensagem por pedro_mendes »

Estou exclarecido, não tinha percebido bem..Sendo assim concordo, esta correcto.

Cumprimentos, Pedro Mendes
Pedro Mendes
smalhao34
Curioso
Curioso
Mensagens: 64
Registado: 11 ago 2020, 22:06
Localização: Castelo Branco
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Interruptor diferencial selectivo

Mensagem por smalhao34 »

pedro_mendes Escreveu: 20 abr 2010, 23:34
joaoosvaldo Escreveu:
pedro_mendes Escreveu:Boas..sim sem duvida concordo, mas é de facto uma solução, garante a protecção contra defeito, e já agora se por acaso colocar 3 diferênciais e se forem da mesma protecção contra defeito desparam todos na mesma, tem que haver uma diferênca entre cada um deles.

Cumprimentos;
Não percebi muito bem!!! Se existirem 3 diferenciais e por exemplo se cada diferencial proteger 5 circuitos (no total ficam 15 circuitos) e se existir um defeito fase-terra no circuito x só vai disparar o diferencial desse circuito apenas, só pode acontecer disparar mais algum no caso de existir mais algum diferencial a jusante mas neste caso este deve ser selectivo, mas podendo esta situação ser evitada com o que eu disse no outro post.
Vejo o anexo e pode ser que perceba e ajude, como disparam todos se foram da mesma protecção.

Cumprimentos;
Poderia facultar o nome desse livro para que eu possa adquiri-lo?
Responder

Voltar para “Proteção Elétrica”