Diferencial dispara e não encontro motivo

Joao82
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 7
Registado: 30 jul 2020, 13:44
Localização: Setúbal

Diferencial dispara e não encontro motivo

Mensagem por Joao82 »

Boa tarde, no ano passado comprei uma habitação que só tinha terras na cozinha e no quadro secundário, o meu quadro é o seguinte.

Ficando com:
Contador inteligente EDP
Diferencial 500ma (15/45a) (disseram me que neste momento só faz passagem, porque o contador da EDP é que faz a potência contratada)

Diferencial de 40a / 30ma da hager
Disjuntor 10a (iluminação exterior)
Disjuntor 10a (iluminação r/c)
Disjuntor 10a (iluminação 1 andar)
Disjuntor 16a (iluminação sótão)
Disjuntor 16a (quarto 1+2)
Disjuntor 16a (quarto 3+4)
Disjuntor 16 a (sala)
Disjuntor 16a (tv/média center)
Disjuntor 16a (cozinha)
Disjuntor 16a (sótão)
Disjuntor 16a (quadro secundário)

Quadro secundário
Diferencial 25a/30ma (acho estranho)
Disjuntor 16a (máquina secar)
Disjuntor 16a (máquina lavar)
Disjuntor 16a (ar condicionado desta divisão)
Disjuntor 16a (tomadas)
Disjuntor 10a (garagem)
Disjuntor 10a (iluminação quintal)

E desde sempre que sofria de disparos no quadro, então contratei um electricista para vir por terras nas divisões e tentar descobrir o problema.

Quando esteve a passar os cabos de terra, ele deparou com o Diferencia disparar sozinho sem ter nada ligado, então trocou me o Diferencial, pois disse estar avariado.

Eu até lhe perguntei se as terras estavam boas, ele disse para fazer a medição das terras precisava de uma aparelho próprio que ele não tinha, que custava centenas de euros, mas uma vez que o disjuntor disparava é porque as terras estavam a funcionar.


O que se passa é que tenho tido o quadro a disparar aleatoriamente, com e sem ninguém em casa, acontece 1x semana ou 4-5x por dia.

Ainda suspeitei que fosse alguma máquina da cozinha, então andei a desligar os aparelhos à vez e só os ligava quando o iria utilizar, mas ainda não tinha chegado a nenhuma conclusão, até hoje.

Hoje aconteceu de o quadro disparar e sempre que o ligava, ele caia, e continuava sem parar, então desliguei os disjuntores todos e liguei o Diferencial e depois fui ligando 1a1, quando chegava a cozinha ele caia, então desliguei todos e liguei só a cozinha, depois liguei mais 2-3 e ele caia, fiz o inverso liguei todos menos a cozinha e ele também caia.

Deixei todos desligados uns 10 segundos e voltei a ligar tudo, e está a se aguentar até agora.

Eu sei que não tenho muita informação para partilhar, mas podem me tentar dar algumas ideias do que possa fazer, ou se fiz algo errado ao ligar o diferencial e ele caia sempre (será por aquecimento ou algo assim?), para eu ter umas ideias por onde começar a despistar melhor?

Obrigado.


joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 1383
Registado: 02 out 2014, 21:42
Agradecimento recebido: 191 vezes

Re: Diferencial dispara e não encontro motivo

Mensagem por joao-pt »

Se não tinha equipamento para medir o valor da terra de proteção, tenho sérias dúvidas que tenha equipamento para testar diferenciais e que lhe permita concluir que o diferencial estava avariado.

Esse tipo de problemas nem sempre são fáceis de descobrir, por vários motivos. Espero os atuais frequentes disparos não tenham sido pelo novo enfiamento (defeito no isolamento, água e sabão, etc), maus apertos, etc.

O melhor que fazes é contactares um técnico devidamente qualificado e equipado para o serviço porque não sei se esse vai conseguir resolver. Antes de pedires a deslocação, seja desse seja de outro, explica que pretendes saber qual o valor da terra de proteção (medido), que tens um problema identificado com o disparo do diferencial mas que desconheces a causa.
lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 961
Registado: 19 abr 2017, 15:34
Localização: Barreiro
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 83 vezes
Contacto:

Re: Diferencial dispara e não encontro motivo

Mensagem por lcmmonteiro »

Mas tem. Um disjuntor 16A a proteger o quadro parcial? Com tantos circuitos que indica no parcial so tem disjuntor de 16A?

Nao tem circuitos placa e forno?

Quanto a terra em que circuitos não tem?

Tem apenas uma vareta ou tem várias criadas a posterior?
Joao82
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 7
Registado: 30 jul 2020, 13:44
Localização: Setúbal

Re: Diferencial dispara e não encontro motivo

Mensagem por Joao82 »

lcmmonteiro Escreveu: 30 jul 2020, 23:03 Mas tem. Um disjuntor 16A a proteger o quadro parcial? Com tantos circuitos que indica no parcial so tem disjuntor de 16A?

Nao tem circuitos placa e forno?

Quanto a terra em que circuitos não tem?

Tem apenas uma vareta ou tem várias criadas a posterior?
Quando comprei a casa já tinha essa ligação de um de 16a a ligar o quadro secundário (diferencial de 25) o que para mim não faz sentido

Não tenho circuitos independentes na placa e fogão, aias eu até tinha uma placa de 4 bicos de indução com uma pequena placa a gás de 2 bicos, e com medo que pudesse querer, troquei por uma placa a gás de 4 bicos e uma placa vitro de 2 (raramente a usamos), mas na cozinha pelo que percebi vem os fios de 2,5 passa por uma tomada para o frigorífico, passa para outra para o forno, passa para uma com Ligadores triplos, onde ligam a placa gas + vitro, seguem para as tomadas de bancada, passam para a tomada do extrator que segue para a tomada do esquentador, passam para uma onde está a máquina lavar louça e termina na tomada para tv

Terra apenas os circuitos de iluminação e que não têm, todos os restantes ficaram com terra

Essa questão da vareta eu também questionei (curiosidade, porque nunca vi uma ao vivo) e ele não me soube responder e eu também não sei como obter essa informação.
Joao82
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 7
Registado: 30 jul 2020, 13:44
Localização: Setúbal

Re: Diferencial dispara e não encontro motivo

Mensagem por Joao82 »

joao-pt Escreveu: 30 jul 2020, 22:10 Se não tinha equipamento para medir o valor da terra de proteção, tenho sérias dúvidas que tenha equipamento para testar diferenciais e que lhe permita concluir que o diferencial estava avariado.

Esse tipo de problemas nem sempre são fáceis de descobrir, por vários motivos. Espero os atuais frequentes disparos não tenham sido pelo novo enfiamento (defeito no isolamento, água e sabão, etc), maus apertos, etc.

O melhor que fazes é contactares um técnico devidamente qualificado e equipado para o serviço porque não sei se esse vai conseguir resolver. Antes de pedires a deslocação, seja desse seja de outro, explica que pretendes saber qual o valor da terra de proteção (medido), que tens um problema identificado com o disparo do diferencial mas que desconheces a causa.
Ele trouxe um multímetro e guia, o diferencial o que eu percebi (atenção, posso estar a explicar mal) foi que ele ao desligar os cabos do quadro para fazer novas ligações o quadro disparava, ele testou ligar apenas a terra do diferencial sem as outras e também disparava, então após passar as terras, trocou o diferencial por um da mesma capacidade, ele explicou me que aquele diferencial como tem um mecanismo muito sensível, poderia já ter sufrido muitos "esticões" e ter ficado super sensível
pedro caetano
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 985
Registado: 14 fev 2010, 13:12
Localização: messines- silves
Enviou: 375 vezes
Agradecimento recebido: 76 vezes

Re: Diferencial dispara e não encontro motivo

Mensagem por pedro caetano »

boas. pergunto o diferencial que dispara está no quadro principal, ou no quadro parcial? ha partida se tiver no principal só essa parte é que fica sem luz, o outro quadro tem de ter energia. essa avaria pode ser uma fuga de isolamento ou dijuntor avariado, mas como diz que o anterior tambem fazia e esse continua julgo que aí á problema. tambem náo percebo porque razáo tem um dijuntor de 16a a proteger um quadro parcial, dá sensaçáo que tem fio de 2.5mm o que esta incorreto, e assim surgem aquecimentos que contribuem para os disparos . o fio deveria ser no minimo de 4mm protegido a 25a. portanto essa avaria pode ser muita coisa desde fios de pouca seçáo, fugas, ou ate fio mal apertados convem medir para chegar alguma conclusáo. cump
Joao82
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 7
Registado: 30 jul 2020, 13:44
Localização: Setúbal

Re: Diferencial dispara e não encontro motivo

Mensagem por Joao82 »

pedro caetano Escreveu: 31 jul 2020, 07:11 boas. pergunto o diferencial que dispara está no quadro principal, ou no quadro parcial? ha partida se tiver no principal só essa parte é que fica sem luz, o outro quadro tem de ter energia. essa avaria pode ser uma fuga de isolamento ou dijuntor avariado, mas como diz que o anterior tambem fazia e esse continua julgo que aí á problema. tambem náo percebo porque razáo tem um dijuntor de 16a a proteger um quadro parcial, dá sensaçáo que tem fio de 2.5mm o que esta incorreto, e assim surgem aquecimentos que contribuem para os disparos . o fio deveria ser no minimo de 4mm protegido a 25a. portanto essa avaria pode ser muita coisa desde fios de pouca seçáo, fugas, ou ate fio mal apertados convem medir para chegar alguma conclusáo. cump
Olá, quando o principal dispara o outro também fica sem energia (pois a entrada desse é num disjuntor de 16a do principal), não sei bem qual o fio que esta nesse, já estava assim quando comprei a casa.

Referente a medições, existe algo que eu com um multímetro seja capaz de fazer para algum tipo de despiste?, medir o neutro +terra e fase+terra serviria de alguma coisa, ou só mesmo medindo o fio de terra com o tal aparelho próprio?
lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 961
Registado: 19 abr 2017, 15:34
Localização: Barreiro
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 83 vezes
Contacto:

Re: Diferencial dispara e não encontro motivo

Mensagem por lcmmonteiro »

Joao82 Escreveu: 30 jul 2020, 23:31
lcmmonteiro Escreveu: 30 jul 2020, 23:03 Mas tem. Um disjuntor 16A a proteger o quadro parcial? Com tantos circuitos que indica no parcial so tem disjuntor de 16A?

Nao tem circuitos placa e forno?

Quanto a terra em que circuitos não tem?

Tem apenas uma vareta ou tem várias criadas a posterior?
Quando comprei a casa já tinha essa ligação de um de 16a a ligar o quadro secundário (diferencial de 25) o que para mim não faz sentido

Não tenho circuitos independentes na placa e fogão, aias eu até tinha uma placa de 4 bicos de indução com uma pequena placa a gás de 2 bicos, e com medo que pudesse querer, troquei por uma placa a gás de 4 bicos e uma placa vitro de 2 (raramente a usamos), mas na cozinha pelo que percebi vem os fios de 2,5 passa por uma tomada para o frigorífico, passa para outra para o forno, passa para uma com Ligadores triplos, onde ligam a placa gas + vitro, seguem para as tomadas de bancada, passam para a tomada do extrator que segue para a tomada do esquentador, passam para uma onde está a máquina lavar louça e termina na tomada para tv

Terra apenas os circuitos de iluminação e que não têm, todos os restantes ficaram com terra

Essa questão da vareta eu também questionei (curiosidade, porque nunca vi uma ao vivo) e ele não me soube responder e eu também não sei como obter essa informação.


O que não faz sentido é ter um disjuntor de 16A provavelmente a proteger fio 2.5 mm para um parcial com esses circuitos.

Esse ID sendo de sensibilidade igual ao montante nem faz ai nada...

Provavelmente terá já alguns condutores danificados ou algumas ligações com defeito...

Recomendo uma análise a toda a instalação.
pedro caetano
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 985
Registado: 14 fev 2010, 13:12
Localização: messines- silves
Enviou: 375 vezes
Agradecimento recebido: 76 vezes

Re: Diferencial dispara e não encontro motivo

Mensagem por pedro caetano »

boas o quadro parcial deve ter sempre energia mesmo que o principal dispare. mas ai ha qualquer coisa errada para ele disparar. é verificar se existe fugas entre os condutores. verificar se existe fios frouxos. a mim aconteçeu estar uma fase frouxa na portinhola e o diferencial estava quase sempre a disparar pois cada vez que media dava a tensão certa, ate que dei com o gato. cump
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 1886
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Enviou: 15 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Diferencial dispara e não encontro motivo

Mensagem por ohmico »

Joao82 Escreveu: 30 jul 2020, 14:47 Boa tarde, no ano passado comprei uma habitação que só tinha terras na cozinha e no quadro secundário, o meu quadro é o seguinte.

Ficando com:
Contador inteligente EDP
Diferencial 500ma (15/45a) (disseram me que neste momento só faz passagem, porque o contador da EDP é que faz a potência contratada)

Diferencial de 40a / 30ma da hager
Disjuntor 10a (iluminação exterior)
Disjuntor 10a (iluminação r/c)
Disjuntor 10a (iluminação 1 andar)
Disjuntor 16a (iluminação sótão)
Disjuntor 16a (quarto 1+2)
Disjuntor 16a (quarto 3+4)
Disjuntor 16 a (sala)
Disjuntor 16a (tv/média center)
Disjuntor 16a (cozinha)
Disjuntor 16a (sótão)
Disjuntor 16a (quadro secundário)

Quadro secundário
Diferencial 25a/30ma (acho estranho)
Disjuntor 16a (máquina secar)
Disjuntor 16a (máquina lavar)
Disjuntor 16a (ar condicionado desta divisão)
Disjuntor 16a (tomadas)
Disjuntor 10a (garagem)
Disjuntor 10a (iluminação quintal)

E desde sempre que sofria de disparos no quadro, então contratei um electricista para vir por terras nas divisões e tentar descobrir o problema.

Quando esteve a passar os cabos de terra, ele deparou com o Diferencia disparar sozinho sem ter nada ligado, então trocou me o Diferencial, pois disse estar avariado.

Eu até lhe perguntei se as terras estavam boas, ele disse para fazer a medição das terras precisava de uma aparelho próprio que ele não tinha, que custava centenas de euros, mas uma vez que o disjuntor disparava é porque as terras estavam a funcionar.


O que se passa é que tenho tido o quadro a disparar aleatoriamente, com e sem ninguém em casa, acontece 1x semana ou 4-5x por dia.

Ainda suspeitei que fosse alguma máquina da cozinha, então andei a desligar os aparelhos à vez e só os ligava quando o iria utilizar, mas ainda não tinha chegado a nenhuma conclusão, até hoje.

Hoje aconteceu de o quadro disparar e sempre que o ligava, ele caia, e continuava sem parar, então desliguei os disjuntores todos e liguei o Diferencial e depois fui ligando 1a1, quando chegava a cozinha ele caia, então desliguei todos e liguei só a cozinha, depois liguei mais 2-3 e ele caia, fiz o inverso liguei todos menos a cozinha e ele também caia.

Deixei todos desligados uns 10 segundos e voltei a ligar tudo, e está a se aguentar até agora.

Eu sei que não tenho muita informação para partilhar, mas podem me tentar dar algumas ideias do que possa fazer, ou se fiz algo errado ao ligar o diferencial e ele caia sempre (será por aquecimento ou algo assim?), para eu ter umas ideias por onde começar a despistar melhor?

Obrigado.
Boas,

Independentemente de a instalação ter outros problemas, que parece ter, pelo que já foi dito, esses quadros vão passar a vida a disparar pois têm protecção diferencial de 30mA e com a quantidade de equipamentos que estão pendurados em cada um, não é de esperar outra coisa.

Como já lhe foi aconselhado devia contactar alguém com capacidade técnica para lhe resolver o problema.

Quando lhe aparecer alguém a falar em diferenciais cansados... mande-o descansar a ele.

Ohmico
jodsbrum
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 171
Registado: 20 ago 2009, 16:05
Localização: Ilha do Pico - Açôres
Agradecimento recebido: 5 vezes

Re: Diferencial dispara e não encontro motivo

Mensagem por jodsbrum »

Na quinta feira você disse que <<ele testou ligar apenas a terra do diferencial sem as outras e também disparava>>. Que terra é esta? É um novo diferencial que tem uma terra própria?
Não entendi. De facto está tudo muito confuso.
Joao82
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 7
Registado: 30 jul 2020, 13:44
Localização: Setúbal

Re: Diferencial dispara e não encontro motivo

Mensagem por Joao82 »

jodsbrum Escreveu: 01 ago 2020, 16:17 Na quinta feira você disse que <<ele testou ligar apenas a terra do diferencial sem as outras e também disparava>>. Que terra é esta? É um novo diferencial que tem uma terra própria?
Não entendi. De facto está tudo muito confuso.
Referi me que ele ligou apenas a terra principal tendo todas as outras desligadas (para arrumar o quadro), daí ele dizer que o diferencial estar maluco porque como não havia nenhuma terra de casa ligada à principal ele não deveria de disparar, portanto não estava bom, pelo menos foi isso que eu percebi, mas posso ter percebido mal e também estar a explicar mal
Joao82
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 7
Registado: 30 jul 2020, 13:44
Localização: Setúbal

Re: Diferencial dispara e não encontro motivo

Mensagem por Joao82 »

ohmico Escreveu: 31 jul 2020, 19:37
Boas,

Independentemente de a instalação ter outros problemas, que parece ter, pelo que já foi dito, esses quadros vão passar a vida a disparar pois têm protecção diferencial de 30mA e com a quantidade de equipamentos que estão pendurados em cada um, não é de esperar outra coisa.

Como já lhe foi aconselhado devia contactar alguém com capacidade técnica para lhe resolver o problema.

Quando lhe aparecer alguém a falar em diferenciais cansados... mande-o descansar a ele.

Ohmico
Olá novamente, eu vim com esperança de haver algo que eu pudesse fazer para despistar, mas com tantos comentários que aqui foram feito, percebi que afinal isto pode ser mais sério do que eu pensava, e também tenho de me informar ao certo que cabos vão do quadro principal para o secundário (se 2,5 ou 4), então decidi fazer somente um teste para ficar com a consciência tranquila que é: liguei a máquina da louça a uma extensão, que quando não a uso, desligo a extensão para confirmar que o problema não é mesmo dela (é possível um equipamento em modo "desligado" poder provocar descarga para a terra?) , caso não seja, irei procurar um electricista que consiga medir terra correctamente (além alterar os cabos para o secundário caso não seja de 4mm)

Agora uma outra questão que talvez me saiba responder, eu tenho uma planta da casa, onde só mostra as medidas das coisas, existe alguma outra planta que informe sobre a parte elétrica?, a casa já tem 30 anos de construção
pedro caetano
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 985
Registado: 14 fev 2010, 13:12
Localização: messines- silves
Enviou: 375 vezes
Agradecimento recebido: 76 vezes

Re: Diferencial dispara e não encontro motivo

Mensagem por pedro caetano »

boas. duvido que tenha planta. pois o tecnico que executou fez da autoria dele. o que acho estranho é o dijuntor disparar sem ter terras ligadas, a menos que haja passagem entre fase e neutro por defeito de isolamento, ou caixa na rua que tenha agua, como ja tem acontecido. já experimentou desligar os fios que vão para o quadro parcial, e a ligar so o principal, pois como estão todos ligados se houver passagens não sabe em qual é. cump
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 1886
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Enviou: 15 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Diferencial dispara e não encontro motivo

Mensagem por ohmico »

Joao82 Escreveu: 02 ago 2020, 21:04
ohmico Escreveu: 31 jul 2020, 19:37
Boas,

Independentemente de a instalação ter outros problemas, que parece ter, pelo que já foi dito, esses quadros vão passar a vida a disparar pois têm protecção diferencial de 30mA e com a quantidade de equipamentos que estão pendurados em cada um, não é de esperar outra coisa.

Como já lhe foi aconselhado devia contactar alguém com capacidade técnica para lhe resolver o problema.

Quando lhe aparecer alguém a falar em diferenciais cansados... mande-o descansar a ele.

Ohmico
Olá novamente, eu vim com esperança de haver algo que eu pudesse fazer para despistar, mas com tantos comentários que aqui foram feito, percebi que afinal isto pode ser mais sério do que eu pensava, e também tenho de me informar ao certo que cabos vão do quadro principal para o secundário (se 2,5 ou 4), então decidi fazer somente um teste para ficar com a consciência tranquila que é: liguei a máquina da louça a uma extensão, que quando não a uso, desligo a extensão para confirmar que o problema não é mesmo dela (é possível um equipamento em modo "desligado" poder provocar descarga para a terra?) , caso não seja, irei procurar um electricista que consiga medir terra correctamente (além alterar os cabos para o secundário caso não seja de 4mm)

Agora uma outra questão que talvez me saiba responder, eu tenho uma planta da casa, onde só mostra as medidas das coisas, existe alguma outra planta que informe sobre a parte elétrica?, a casa já tem 30 anos de construção
Boas,

Esses quadros saíram da cabeça de alguém que deve ter ouvido falar, por alto, nas coisas da electricidade.

Sem ter necessidade de fazer um quadro "novo" há três operações essenciais que devia fazer:

1- Substituir os diferenciais de 30mA por outros de 300mA.
2- Aplicar os dif. retirados nos circuitos de equipamentos de aquecimento de água e circuitos de tomadas dos WC.
3- Contratar um técnico habilitado para lhe medir o eléctrodo de terra, com aparelho próprio.

Posto isso estará longe de estar perfeito mas, poderá então ocupar-se das secções dos condutores.

Ohmico
Responder

Voltar para “Problemas Elétricos”