Instalação de Alimentação para Licença de Const de 2003

Responder
joao.fole
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 10
Registado: 12 jun 2020, 14:16
Localização: Ferreira do Zêzere

Instalação de Alimentação para Licença de Const de 2003

Mensagem por joao.fole »

Bom dia,

adquiri recentemente uma moradia que tinha licença de construção de 2002. Entretanto também devido a algumas ilegalidades cometidas pelo construtor a moradia e o condomínio onde se integrava foi embargado e só em 2017 é que começou a ser reconstruído, terminado e legalizado.

Cada uma das moradias ou tem ou terá a sua alimentação independente. As que já tem a Instalação tem uma portinhola e contador no murete do condomínio. Só que o muro não tem as mesmas dimensões em volta de todo o condomínio, sendo que na zona em frente á entrada da minha moradia apenas tem uns 70 cms de altura.

Para além disso, quando se iniciou a obra, esta minha fracção foi a que foi mais adiantada pois era o andar modelo, mas com o decorrer das obras parou mais cedo e as outras tiveram alterações que a minha não teve.

Para acrescentar quando a adquiri já tinha a
canalização
cabos
caixas das aparelhagem
caixas dos quadros (Geral, Piso 1 e cave)
Caixa do Contador


Só que a caixa do contador foi instalada junto da Porta, na parede da entrada no exterior. E não tem caixa dos fusíveis/portinhola/P100.

Vejo que a caixa do contador tem o tubo de entrada mas ainda não consegui perceber até onde vai. Se em direcção ao armário mais próximo ou em direcção ao portão da entrada.


Assim sendo, como no murete não é possível instalar o contador á altura mínima do visor posso manter a caixa original e colocar nessa localização?

Caso o tubo de entrada do contador esteja já ligado ao armário da EDP posso fazer uma instalação sem a P100 ligando directamente o contador e contando apenas com as protecções do QE?

Deixo as fotos em anexo para contextualização
Anexos
IMG_20200620_101426.jpg
IMG_20200620_101414.jpg
IMG_20200620_101407.jpg


Ferreira do Zezere
Voltas de Enduro e Caça Submarina pelo meio
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Instalação de Alimentação para Licença de Const de 2003

Mensagem por ENERGY »

joao.fole Escreveu: 29 jun 2020, 11:55 Bom dia,

adquiri recentemente uma moradia que tinha licença de construção de 2002. Entretanto também devido a algumas ilegalidades cometidas pelo construtor a moradia e o condomínio onde se integrava foi embargado e só em 2017 é que começou a ser reconstruído, terminado e legalizado.

Cada uma das moradias ou tem ou terá a sua alimentação independente. As que já tem a Instalação tem uma portinhola e contador no murete do condomínio. Só que o muro não tem as mesmas dimensões em volta de todo o condomínio, sendo que na zona em frente á entrada da minha moradia apenas tem uns 70 cms de altura.

Para além disso, quando se iniciou a obra, esta minha fracção foi a que foi mais adiantada pois era o andar modelo, mas com o decorrer das obras parou mais cedo e as outras tiveram alterações que a minha não teve.

Para acrescentar quando a adquiri já tinha a
canalização
cabos
caixas das aparelhagem
caixas dos quadros (Geral, Piso 1 e cave)
Caixa do Contador


Só que a caixa do contador foi instalada junto da Porta, na parede da entrada no exterior. E não tem caixa dos fusíveis/portinhola/P100.

Vejo que a caixa do contador tem o tubo de entrada mas ainda não consegui perceber até onde vai. Se em direcção ao armário mais próximo ou em direcção ao portão da entrada.


Assim sendo, como no murete não é possível instalar o contador á altura mínima do visor posso manter a caixa original e colocar nessa localização?

Caso o tubo de entrada do contador esteja já ligado ao armário da EDP posso fazer uma instalação sem a P100 ligando directamente o contador e contando apenas com as protecções do QE?

Deixo as fotos em anexo para contextualização
Boas
Não acredito que esse tubo da caixa de contador esteja ligado em um armário, a não ser que na urbanização existam contagens centralizadas, e aí o tubo estaria direto ao local dessa contagem.
Penso que esse tubo estará perdido algures na via publica, têm de enfiar uma guia e ver a distancia que percorre essa guia.
Prepare-se para ter de instalar portinhola.
Cpts.
Energy
joao.fole
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 10
Registado: 12 jun 2020, 14:16
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: Instalação de Alimentação para Licença de Const de 2003

Mensagem por joao.fole »

ENERGY Escreveu: 30 jun 2020, 22:03
joao.fole Escreveu: 29 jun 2020, 11:55 Bom dia,

adquiri recentemente uma moradia que tinha licença de construção de 2002. Entretanto também devido a algumas ilegalidades cometidas pelo construtor a moradia e o condomínio onde se integrava foi embargado e só em 2017 é que começou a ser reconstruído, terminado e legalizado.
(...)
Boas
Não acredito que esse tubo da caixa de contador esteja ligado em um armário, a não ser que na urbanização existam contagens centralizadas, e aí o tubo estaria direto ao local dessa contagem.
Penso que esse tubo estará perdido algures na via publica, têm de enfiar uma guia e ver a distancia que percorre essa guia.
Prepare-se para ter de instalar portinhola.

Pois isso é o que eu acredito.

A instalação da Portinhola não me está a dar dor de cabeça. Eu precisava de saber é se o contador tem que estar no muro ou pode ficar no local original planeado.
Ferreira do Zezere
Voltas de Enduro e Caça Submarina pelo meio
lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 961
Registado: 19 abr 2017, 15:34
Localização: Barreiro
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 83 vezes
Contacto:

Re: Instalação de Alimentação para Licença de Const de 2003

Mensagem por lcmmonteiro »

De acordo com as normas a caixa de contagem e a portinhola Teem que estar no limite da propriedade ou seja no muro.

Existe ou existiu projeto desta especialidade?

A ficha electrotécnica já foi visada? Qual a potencia prevista?
joao.fole
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 10
Registado: 12 jun 2020, 14:16
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: Instalação de Alimentação para Licença de Const de 2003

Mensagem por joao.fole »

lcmmonteiro Escreveu: 04 jul 2020, 12:48 De acordo com as normas a caixa de contagem e a portinhola Teem que estar no limite da propriedade ou seja no muro.

Existe ou existiu projeto desta especialidade?

A ficha electrotécnica já foi visada? Qual a potencia prevista?
Existe ou existiu projeto desta especialidade? Não

A ficha electrotécnica já foi visada? Qual a potencia prevista? Não, penso que nunca houve documentação nenhuma feita para o imóvel. A potência seria ou os 10,35 KVA ou até os 6,9 KVA ainda se está para dividir. Sendo os 10.35 KVA apenas tenho que passar os condutores de 4 mm2 ao fogão para a inspecção.

O meu problema está mesmo onde colocar o contador porque o muro não tem altura suficiente. Haveria a solução de colocar uma caixa saliente mas não sei se isso é de acordo com as RTIEBT.
Ferreira do Zezere
Voltas de Enduro e Caça Submarina pelo meio
joao.fole
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 10
Registado: 12 jun 2020, 14:16
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: Instalação de Alimentação para Licença de Const de 2003

Mensagem por joao.fole »

Segundo a secção 803.5.8.2 - Os equipamentos de contagem das instalações eléctricas (de utilização) de um mesmo edifício podem ser instalados:
a) Fora do recinto ocupado pela instalação eléctrica (de utilização), de preferência em conjunto com os equipamentos de contagem relativos às restantes instalações do mesmo andar;
b) No vestíbulo da entrada do edifício ou em local próximo, desde que aí se concentrem todos os equipamentos de contagem das instalações do referido edifício;
c) No exterior do edifício, se este for unifamiliar;
d) No interior do recinto ocupado pela instalação eléctrica (de utilização)

Ora Nesta caso não estamos a falar de um andar, nem de uma moradia unifamiliar (moradia geminada situada num condomínio de moradias geminadas).

Portanto eu diria que se aplica a alinhea a)
Ferreira do Zezere
Voltas de Enduro e Caça Submarina pelo meio
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Instalação de Alimentação para Licença de Const de 2003

Mensagem por ENERGY »

joao.fole Escreveu: 04 jul 2020, 11:40
ENERGY Escreveu: 30 jun 2020, 22:03
joao.fole Escreveu: 29 jun 2020, 11:55 Bom dia,

adquiri recentemente uma moradia que tinha licença de construção de 2002. Entretanto também devido a algumas ilegalidades cometidas pelo construtor a moradia e o condomínio onde se integrava foi embargado e só em 2017 é que começou a ser reconstruído, terminado e legalizado.
(...)
Boas
Não acredito que esse tubo da caixa de contador esteja ligado em um armário, a não ser que na urbanização existam contagens centralizadas, e aí o tubo estaria direto ao local dessa contagem.
Penso que esse tubo estará perdido algures na via publica, têm de enfiar uma guia e ver a distancia que percorre essa guia.
Prepare-se para ter de instalar portinhola.

Pois isso é o que eu acredito.

A instalação da Portinhola não me está a dar dor de cabeça. Eu precisava de saber é se o contador tem que estar no muro ou pode ficar no local original planeado.
Boas
Pede o ramal e vê se a "dor de cabeça passa ou começa" depois o contador pode ficar na parede, visto o muro não ter altura.
Cpts.
Energy
Responder

Voltar para “Legislação Técnica”