Pedido de ajuda

Responder
helioneves
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 131
Registado: 09 mar 2019, 13:13
Localização: Soure
Agradecimento recebido: 1 vez

Pedido de ajuda

Mensagem por helioneves »

Tenho um portátil com Windows10, e naquela janela das informações de sistema onde se clica na opção "Definições Avançadas do Sistema " e depois aparecem as variáveis de ambiente, de utilizador e sistema ( como a TEMP, ProgramFiles, PATH, PROMPT... ) apaguei sem saber a variável "windir"... facto é que desde então, grande parte de pequenas coisas ( como as actualizações automáticas, o subir e mutar o som, por exemplo ) não funcionam e dão erro ( passado muito tempo ) quando clico nelas do tipo "não foi possível encontrar a variável de sistema"... só posso concluir que é por causa da falta dessa variável. Tentei voltar à mesma tal janela onde estavam as variáveis, mas não consigo abrir essa extensão ( mesmo sabendo que é a "systempropertiesadvanced.exe" em "\Windows\system32" ) mesmo mandando correr directamente a aplicação seja da linha de comando, da janela do "executar", ou clicando com o rato no executável… tentei mesmo "escrever" essa variável directamente no registo - pois nem o regedit.exe consigo abrir… - ( depois de ter pesquisado onde estavam as outras variáveis ) mas diz que não tenho permissão ( mesmo sendo um admnistrador! ) e já depois disso, uma breve pesquisa levou-me a concluir que a culpa é do sistema que apenas dá permissões da classe "modificar" ao utilizador que é proprietário do ficheiro, deixando apenas um do tipo "admnistrador" , "ler e executar"... mas preciso de ter certeza antes…
Assim sendo, alguém me sabe dizer por onde posso pegar nesta situação, sem ter de voltar a instalar o sistema operativo de novo ( que não tenho, pois já vinha instalado no computador no acto de compra… )?
Pelo menos, alguém sabe quais são os ficheiros onde está guardado o registo do Windows, para eu tirar a limpo a dúvida?
Peço já desculpa se este tópico não se coaduna neste fórum, mas não sei como se safar desta...


joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 1383
Registado: 02 out 2014, 21:42
Agradecimento recebido: 191 vezes

Re: Pedido de ajuda

Mensagem por joao-pt »

A instalação do Windows está mais facilitada https://www.microsoft.com/pt-pt/softwar ... /windows10. Em alternativa podes ir Definições do Windows > Atualizações e Segurança > Recuperação.
helioneves
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 131
Registado: 09 mar 2019, 13:13
Localização: Soure
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Pedido de ajuda

Mensagem por helioneves »

Só que eu não tenho uma cópia de segurança para repor as definições… e, definitivamente, não pretendo reinstalar o sistema...
joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 1383
Registado: 02 out 2014, 21:42
Agradecimento recebido: 191 vezes

Re: Pedido de ajuda

Mensagem por joao-pt »

Ainda não percebi bem o que pretendes, vê se isto serve:
Tecla Windows + R
sysdm.cpl
OK
Avançadas: Variáveis de Ambiente ...
Variáveis do sistema: Novo
Nome: windir
Valor: %SystemRoot%
OK
OK
Reiniciar a máquina
helioneves
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 131
Registado: 09 mar 2019, 13:13
Localização: Soure
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Pedido de ajuda

Mensagem por helioneves »

o problema não está nessa variável. está numa outra "%windir" que eu apaguei por burrice minha. Não consigo abrir essa extensão de aplicação que não passa mais do que a aplicação "systempropertiesadvanced.exe" que está em "\Windows\system32\"
Tuod falha e dá erro porque a variável "windir" está em falta… há programas que o dizem explicitamente e outros ( a maioria! ) que diz apenas que não conseguiu localizar a variável. Já tinha dito isso no texto inicial.
Aliás, isto está mesmo mau… nem o "hub de comentários" está a funcionar… dá um erro qualquer e fica lá bloqueado… querem ver que tenho mesmo de voltar a instalar esta porcaria toda?!...
joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 1383
Registado: 02 out 2014, 21:42
Agradecimento recebido: 191 vezes

Re: Pedido de ajuda

Mensagem por joao-pt »

Entendi que era a variável windir em falta.

Pelo DISM.exe não consegues resolver?
helioneves
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 131
Registado: 09 mar 2019, 13:13
Localização: Soure
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Pedido de ajuda

Mensagem por helioneves »

Segui a sua sugestão e aqui fica a resposta que deu, depois de ter estado uns bons minutos a "moer":
[ queria meter o screenshot, mas não estou a ver como inserir aqui a imagem… ]
Uma janela de pop-up de erro com o texto: "
C:\windows\system32\systempropertiesComputername.exe
O sistema não conseguiu localizar a opção de ambiente que foi introduzida. "
É uma mensagem de erro quase igual àquela que dá quando corre o "systempropertiesadvanced.exe"
Nota: E peço desculpa pelo meu lapso; li à pressa…
Nota2: DISM ??…
Tentei actualizar o Windows pelo link que deixou, mas aconteceu o mesmo: muito tempo a moer, bloqueou o computador até, e no fim a mesma mensagem:"
Aplicação_XPTO_.exe Não conseguiu localizar a variável introduzida"
Parece que tenho mesmo de reinstalar esta bodega… tinha esperança que houvesse algum truque para repor as coisas como estavam...
Última edição por helioneves em 17 dez 2019, 14:54, editado 1 vez no total.
joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 1383
Registado: 02 out 2014, 21:42
Agradecimento recebido: 191 vezes

Re: Pedido de ajuda

Mensagem por joao-pt »

helioneves
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 131
Registado: 09 mar 2019, 13:13
Localização: Soure
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Pedido de ajuda

Mensagem por helioneves »

Bem, isto vai ter de ficar para outro dia… estou sem o carregador, e em casa não tenho net… no fundo o que eu queria mesmo era "escrever" no registo a variável windir junto às outras… são 3 os sítios onde era suposto estar, mas o computador diz que não tenho permissões para isso… tinha então que primeiro "ganhar" permissão, e depois usar a linha de comandos para correr o reg.exe para escrever a variável… fácil, não é?... até mesmo com o runas.exe já tentei...
Responder

Voltar para “Software”