tubo isogris vs tubo precableado

damon
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 330
Registado: 23 abr 2014, 17:48
Localização: setubal
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 13 vezes

tubo isogris vs tubo precableado

Mensagem por damon »

Boas,

Aqui tenho uma duvida para partilhar,

Ultimamente tenho feito muitas remodelações onde utilizei o tubo da miguelez precableado, só utilizo o isogris em vivenda novas por exemplo ou quando vai ter betonilhas...

mas tenho uma remodelação para fazer num predio em lisboa no qual não vai ser facil colocar o isogris por causa das curvas,
no projecto esta escrito VD ou ERFE
sendo que ERFE é isogris acho eu??

mas será que é permitido utilizar o tubo pré cableado??


ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: tubo isogris vs tubo precableado

Mensagem por ENERGY »

damon Escreveu: 03 out 2019, 21:48 Boas,

Aqui tenho uma duvida para partilhar,

Ultimamente tenho feito muitas remodelações onde utilizei o tubo da miguelez precableado, só utilizo o isogris em vivenda novas por exemplo ou quando vai ter betonilhas...

mas tenho uma remodelação para fazer num predio em lisboa no qual não vai ser facil colocar o isogris por causa das curvas,
no projecto esta escrito VD ou ERFE
sendo que ERFE é isogris acho eu??

mas será que é permitido utilizar o tubo pré cableado??
Boas
"Miguelez" comercializa cablagens e não tubagens.
Pelo que descreves vais ter de apertar as curvas, cuidado, pois no final da obra não se sabe se alguém faz um furo e danifica as tubagens e cablagens, e depois com curvas apertadas quem vai substituir a cablagem?
Cpts.
Energy
Gil82
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 516
Registado: 14 abr 2010, 19:15
Localização: Barreiro
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: tubo isogris vs tubo precableado

Mensagem por Gil82 »

Boas!

Vai levar inspeção? Cuidado que pela lei em vigor, não se pode utilizar canalizações pré-cableadas.


Cumps!
Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5370
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 194 vezes

Re: tubo isogris vs tubo precableado

Mensagem por nelmindo »

Tubo pré-cableado pode ser utilizado em tetos/paredes falsas (pladur por exemplo).
Inseridos na alvenaria / roços (cobertos com cimento/betão) já não. De acordo com as regras, só se introduz os condutores depois dos tubos serem cobertos com massa, para haver garantias que existe continuidade na tubagem e facilitar o desenfiamento em caso de necessidade.
Filipenox
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 2
Registado: 17 fev 2019, 20:05
Localização: Barreiro

Re: tubo isogris vs tubo precableado

Mensagem por Filipenox »

Boas eu utilizei tubo isogris pré cablado numa vivenda e não tive qualquer problema com a inspecção. Também a inspecção foi só no final lol.
Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5370
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 194 vezes

Re: tubo isogris vs tubo precableado

Mensagem por nelmindo »

Filipenox Escreveu: 05 out 2019, 21:23 Boas eu utilizei tubo isogris pré cablado numa vivenda e não tive qualquer problema com a inspecção. Também a inspecção foi só no final lol.
Ontem andei 1km em contra-mão e não tive qualquer problema com as autoridades... Lógico certo?
Filipenox
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 2
Registado: 17 fev 2019, 20:05
Localização: Barreiro

Re: tubo isogris vs tubo precableado

Mensagem por Filipenox »

Secalhar o que escrevi não foi aquilo que dizer.... Fiz a instalação com tubo já cablado por uma questao de poupança em mão de obra. Porque a casa tem um sistema de domotica e tinha muitos circuitos a sair do quadro directos com grandes distâncias. ( tive circuitos com 70 metros). Na altura informei-me e o que disserem foi que podia utilizar tubo isogris cablado desde que o mesmo não ficasse danificado para uma possível substituição. No dia da certificação falei sobre o assunto com o inspector e não me levantou qq tipo de problema
Mario Lopes
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 250
Registado: 12 jan 2011, 14:37
Localização: Telheiras - Lisboa
Agradecimento recebido: 14 vezes

Re: tubo isogris vs tubo precableado

Mensagem por Mario Lopes »

Essa de passar os condutores só após a aplicação do tubo é engraçado.....mas podes aplicar um cabo XV directamente na alvenaria sem tubo...ai está ok, pq depois desenfias com maceta e ponteiro.
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: tubo isogris vs tubo precableado

Mensagem por ENERGY »

Mario Lopes Escreveu: 08 out 2019, 13:28 Essa de passar os condutores só após a aplicação do tubo é engraçado.....mas podes aplicar um cabo XV directamente na alvenaria sem tubo...ai está ok, pq depois desenfias com maceta e ponteiro.
:lol:
Cpts.
Energy
land
Curioso
Curioso
Mensagens: 50
Registado: 15 set 2016, 16:20
Enviou: 11 vezes
Agradecimento recebido: 3 vezes

Re: tubo isogris vs tubo precableado

Mensagem por land »

Boas a todos , nas regras técnicas onde diz que não podemos usar tubo anelado pre cablado em alvenaria?
A minha pratica diz o contrario ,nunca devíamos era usar esse tipo de tubos em falsos, pq para desenfiar não é fácil, devem estar bem presos
neste momento os tubos anelados pre cablados vem com diâmetros de fios e quantidade adequados ao mesmo, é difícil esmagar em curva e mantem o interior igual ao longo do percurso.

obrigado :idea:
Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5370
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 194 vezes

Re: tubo isogris vs tubo precableado

Mensagem por nelmindo »

land Escreveu: 08 out 2019, 23:07 Boas a todos , nas regras técnicas onde diz que não podemos usar tubo anelado pre cablado em alvenaria?

Exatamente no ponto 522.8.1.1, da Portaria n.º 949 de 2006, que diz o seguinte " — Os condutores e os cabos só devem ser enfiados nas condutas embebidas em roços nos elementos da construção após a colocação destas.


A minha pratica diz o contrario ,nunca devíamos era usar esse tipo de tubos em falsos, pq para desenfiar não é fácil, devem estar bem presos
neste momento os tubos anelados pre cablados vem com diâmetros de fios e quantidade adequados ao mesmo, é difícil esmagar em curva e mantem o interior igual ao longo do percurso.

obrigado :idea:
pedro caetano
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 985
Registado: 14 fev 2010, 13:12
Localização: messines- silves
Enviou: 375 vezes
Agradecimento recebido: 76 vezes

Re: tubo isogris vs tubo precableado

Mensagem por pedro caetano »

boas. com respeito ao tubo cableado miguelez, digo para terem muito cuidado com ele. sobretudo ao tubo azul que tem junto dos condutores uma guia amarela plastica, digo que esse tubo uma vez tapado com cimento, e mesmo sem curvas , o fio ja não sai. experimentei a colocar 2m de tubo em linha reta e tapei com cimento, e depois de seco puxei e não saiu os fios. acham normal? cump
damon
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 330
Registado: 23 abr 2014, 17:48
Localização: setubal
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 13 vezes

Re: tubo isogris vs tubo precableado

Mensagem por damon »

Boas,

Bom então devo ser dos poucos a utilizar este tubo...
desde que me virei para a remodelação (não por opção mas pelo forte crescimento) utilizo bastante este tubo pré cablado porque quando não há tecto falso, tb não se pode ir pelo chão, só resta contornar paredes...a unica soluçaõ é mesmo com esse tubo porque ai é mesmo impossivel o enfiamento...
e passar tubo isogris na remodelação...impossivel...
por isso, eu tb prefiro utilizar o isogris e enfiar depois é mais seguro, mas nestas remodelação não dá... só utilizo na construção nova!

Portanto se entendi bem, então não é aprovado porque não se pode enfiar ou desenfiar! certo??
(OK, confirmo sim, este tubo da miguelez é muito resistente mais rigido que o isogris, mas muito dificil de desenfiar)
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: tubo isogris vs tubo precableado

Mensagem por ENERGY »

damon Escreveu: 15 out 2019, 21:31 Boas,

Bom então devo ser dos poucos a utilizar este tubo...
desde que me virei para a remodelação (não por opção mas pelo forte crescimento) utilizo bastante este tubo pré cablado porque quando não há tecto falso, tb não se pode ir pelo chão, só resta contornar paredes...a unica soluçaõ é mesmo com esse tubo porque ai é mesmo impossivel o enfiamento...
e passar tubo isogris na remodelação...impossivel...
por isso, eu tb prefiro utilizar o isogris e enfiar depois é mais seguro, mas nestas remodelação não dá... só utilizo na construção nova!

Portanto se entendi bem, então não é aprovado porque não se pode enfiar ou desenfiar! certo??
(OK, confirmo sim, este tubo da miguelez é muito resistente mais rigido que o isogris, mas muito dificil de desenfiar)
Boas
Existe tubo anelado e cablado que se consegue desenfiar na boa, agora para secção de condutores 3x2.5mm convém utilizar anelado de 20mm e não de 16mm como a maioria faz, ter cuidado com as curvas, não sair da obra sem o tubo estar acompanhado com massa, e enfia e desenfia sem grande stress.
Claro este tipo de tubo não deve ser utilizado em placas ou muralhas que vão depois betonar.
Cpts.
Energy
damon
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 330
Registado: 23 abr 2014, 17:48
Localização: setubal
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 13 vezes

Re: tubo isogris vs tubo precableado

Mensagem por damon »

boas pessoal,

Volto com mais duvidas,
se num edificio tiver só paredes de pladur, posso utilizar o pre cableado?

por norma eu utilizo o pre-cabelado nas remodelações e isogris em casa novas,

mas este predio que vou fazer vai ser com paredes e divisorias em pladur,

a unica coisa onde os tubos ficaram embebidos será na betonilha.
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”