Tomada em Tampa de Caixa de Derivação

Responder
nunofduarte
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 3
Registado: 08 set 2019, 08:57
Localização: Lisboa

Tomada em Tampa de Caixa de Derivação

Mensagem por nunofduarte »

Bom dia,

Sou novo aqui e leigo nestes assuntos, nomeadamente na terminologia técnica.
No entanto tenho noções básicas de electricidade e consigo fazer alguns trabalhos simples.

A minha questão prende-se com o seguinte: preciso de instalar um repetidor de sinal wifi em minha casa e o local mais apropriado para o colocar não tem uma tomada por perto.
Para além disto, tenho uma bebé que gatinha (e irá andar brevemente) pela casa toda e ter um equipamento destes numa tomada "à mão de semear" dela não é boa ideia.
Por isso lembrei-me se não seria possível instalar uma tomada numa caixa de derivação, já que tenho uma numa boa zona para o repetidor e resolvia o problema do acesso pela minha filha.
Ainda não abri a caixa de derivação para verificar o interior, mas suponho que seja para a iluminação do wc que está imediatamente atrás dessa parede.
O equipamento que quero instalar tem um consumo de 12w - sensivelmente o que uma lâmpada economizadora consome, certo?

Isto é possível de fazer? Não queria estar a fazer uma "puxada" da caixa de derivação e instalar uma tomada de parede (ao lado), o ideal era mesmo que a tomada ficasse na tampa da caixa (aparafusada ou colada).

Agradeço desde já a ajuda e as críticas construtivas. :D


Josecalado
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 689
Registado: 18 abr 2010, 12:23
Localização: Setúbal
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 47 vezes

Re: Tomada em Tampa de Caixa de Derivação

Mensagem por Josecalado »

Deverá verificar se o equipamento a alimentar tem necessidade de ligação à terra de proteção e se existe nessa caixa onde pretende ligar, cumprindo esta exigência, não tem inconveniente de maior efetuar a alimentação a equipamento de fraca potência a partir de circuito de iluminação.

Cumprs.
nunofduarte
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 3
Registado: 08 set 2019, 08:57
Localização: Lisboa

Re: Tomada em Tampa de Caixa de Derivação

Mensagem por nunofduarte »

Boa noite,
Muito obrigado pela resposta.
Cumprimentos.
MPChambel
Curioso
Curioso
Mensagens: 81
Registado: 09 dez 2008, 07:42

Re: Tomada em Tampa de Caixa de Derivação

Mensagem por MPChambel »

Tem que ver se a profundidade da caixa permite instalar a tomada,depois ao meter a tampa tem que ter o cuidado dos fios estarem arrumados de forma a que não os "trinque",depois com o peso que o repetidor tem a tampa poderá não ficar firme por não ter a resistência adequada.Faça uma tampa branca num material resistente com a mesma furação da original e abra o buraco para a tomada.
Será que você vai mudar todas as tomadas que estão à vista para as caixas de derivação?
É para isso que existem alvéolos protegidos.
Mas é a sua casa,se não o incomoda ver isso,desde que tenha os devidos cuidados não será por aí........
Responder

Voltar para “Problemas Elétricos”