Saber se este alicate é de eletricista

Responder
Ana Gonçalves
Curioso
Curioso
Mensagens: 48
Registado: 21 out 2018, 19:56
Localização: Braga
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 1 vez

Saber se este alicate é de eletricista

Mensagem por Ana Gonçalves »

Fui a loja comprar um alicate de eletricista com a seguinte finalidade.
Há 4 ou 5 anos um vizinho meu pediu para passar provisoriamente com um cabo elétrico da casa dele pelo meu terreno e pelo dos vizinhos, o cabo simplesmente ia encostado aos limites dos terrenos por ali abaixo até ao ribeiro, acontece que o vizinho já faleceu há ano e meio, não têm família. as ervas e atbustros tomaram conta do cabo e eu preciso de o desviar para um lado, até que alguém o venha recolher, como não sei se tem corrente ou não e como tem de se cortar para se conseguir desviar fui a loja pedir um alicate de eletricista e deram-me um igual ao da imagem:

https://www.toolvizion.com/

Item: 330.016

Será mesmo alicate de eletricista?


joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 1383
Registado: 02 out 2014, 21:42
Agradecimento recebido: 191 vezes

Re: Saber se este alicate é de eletricista

Mensagem por joao-pt »

Isso é um alicate de corte normal, não terá certificação VDE nem nada do género. De qualquer das formas, recomendo que não faças nada para o qual não tenhas autorização.
lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 961
Registado: 19 abr 2017, 15:34
Localização: Barreiro
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 83 vezes
Contacto:

Re: Saber se este alicate é de eletricista

Mensagem por lcmmonteiro »

Cortar um cabo em carga não é para qualquer um...

Por melhor que seja o alicate ou tesoura se cortar o cabo na sua totalidade é este tiver em carga algo vai correr mal....

Pense bem no que vai fazer....

Se conhece a origem do cabo e mais sensato procurar pela sua protecção e garantir o devido corte...

Mas isto só eu que penso desta forma....
Ana Gonçalves
Curioso
Curioso
Mensagens: 48
Registado: 21 out 2018, 19:56
Localização: Braga
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Saber se este alicate é de eletricista

Mensagem por Ana Gonçalves »

Então ajudem-me por favor a resolver o assunto orientando-me.
Tenho um cabo espécie FVV que passa desde a casa do senhor que referi a direito pelas parcelas dos terrenos apoiado em arvores (que fazem de poste) noutros casos passa rente a terra, onde já nasceram silvas e muita variedade de ervas daninhas que é preciso limpar, mas não posso limpar porque o cabo pode ficar enrolado ou partido no disco da roçadora, levanta-lo as silvas não deixam, pensei em corta-lo e puxar uma ponta para cada lado, isolar com fita isoladora até que alguém resolva, mas o homem faleceu, desconhece-se a família, o que se faz neste caso, pago a um eletricista e a quem apresento a conta?
joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 1383
Registado: 02 out 2014, 21:42
Agradecimento recebido: 191 vezes

Re: Saber se este alicate é de eletricista

Mensagem por joao-pt »

Aqui ninguém te vai incentivar a fazeres o corte, por vários motivos.
kirumba
Curioso
Curioso
Mensagens: 31
Registado: 19 set 2016, 06:29

Re: Saber se este alicate é de eletricista

Mensagem por kirumba »

Saudações caros colegas,
O problema que apresenta pode de facto não ser problema, se o seu vizinho já faleceu a esse tempo todo, e não habita ninguém na moradia, a EDP pode já ter feito o corte no fornecimento de energia, mas tem que confirmar essa situação, se o contador estiver no exterior, é fácil de ver.
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: Saber se este alicate é de eletricista

Mensagem por Mário »

Boas kirumba
kirumba Escreveu: 06 set 2019, 13:06 Saudações caros colegas,
O problema que apresenta pode de facto não ser problema, se o seu vizinho já faleceu a esse tempo todo, e não habita ninguém na moradia, a EDP pode já ter feito o corte no fornecimento de energia, mas tem que confirmar essa situação, se o contador estiver no exterior, é fácil de ver.
O cabo é particular. E foi dada autorização para lá estar.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
kirumba
Curioso
Curioso
Mensagens: 31
Registado: 19 set 2016, 06:29

Re: Saber se este alicate é de eletricista

Mensagem por kirumba »

Mário Escreveu: 06 set 2019, 13:37 Boas kirumba
kirumba Escreveu: 06 set 2019, 13:06 Saudações caros colegas,
O problema que apresenta pode de facto não ser problema, se o seu vizinho já faleceu a esse tempo todo, e não habita ninguém na moradia, a EDP pode já ter feito o corte no fornecimento de energia, mas tem que confirmar essa situação, se o contador estiver no exterior, é fácil de ver.
O cabo é particular. E foi dada autorização para lá estar.

Cump.
Mário
Boas Mário,
Certo foi dado autorização, a quem já faleceu, e se o colega está com problemas com a questão do cabo, e se não existe família para contactar tem que resolver da melhor maneira sem grandes prejuízos próprios.
Abraço
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: Saber se este alicate é de eletricista

Mensagem por Mário »

Não lhe pode mexer, não é de sua propriedade. O solo pode ser ou não.
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Responder

Voltar para “Conversa de Café”