Mistura de canais fibra com tdt

Responder
drake36
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 5
Registado: 14 mai 2015, 22:40

Mistura de canais fibra com tdt

Mensagem por drake36 »

Bom ano 2019 a todos os membros do forum ,
tenho uma duvida sobre como misturar canais rf fibra e canais tdt ,
antes demais vou descrever como tenho a minha rede de tv , ja tem uns anos a casa não é nova .
tenho antena tdt , com amplificador no mastro com duas entradas uhf , numa liga a antena , na outra liga um cabo que vem dum modelador rf , neste modelador rf esta ligada uma box satelite enigma 2 , assim mistura a tdt com o canal que sai da box , este canal é sintonizado na tv como analogico , cá em baixo tenho um alimentador como duas saidas , uma sai diretamente para uma tv , a outra saida tem um repartidor de sinal para distribuir para mais duas tvs nos quartos , posso dizer que a qualidade nas tres tvs é optima , agora
a duvida , estou a pensar mudar de adsl , que é o que tenho , para fibra vodafone , que é o passa aqui no momento , e a duvida é a seguinte ,
se desligar a antena no amplificador , e ligar o cabo rf que vai sair do ONT VODAFONE e o ligar no amplificador , será que vou ter todos os canais nas tres tvs ?
se fizer a alteração , será sem box , por isso , canais de tv fibra só os que vão no cabo rf ,
penso que conseguem compreender o esquema .
um abraço a todos os membros


joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 1383
Registado: 02 out 2014, 21:42
Agradecimento recebido: 191 vezes

Re: Mistura de canais fibra com tdt

Mensagem por joao-pt »

Os técnicos da operadora fazem a injeção dos canais abertos da Vodafone para a casa toda, julgo que na Vodafone sejam 100 canais, canais analógicos e digitais. Dispensando box.

Para os digitais é necessário que a televisão tenha suporte para DVB-T ou box TDT.

Estas informações devem ser confirmadas junto da operadora.
drake36
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 5
Registado: 14 mai 2015, 22:40

Re: Mistura de canais fibra com tdt

Mensagem por drake36 »

boas , eu sei que fazem , mas o que eu quero é aproveitar o que esta feito , não quero que me andem a esburacar as paredes , se a rede funciona com boa qualidade , será que vai alterar com canais analogicos ?, porque não vou ter box , isso esta decidido .
obrigado pela resposta
Avatar do Utilizador
Varejo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 4052
Registado: 14 jun 2007, 01:17
Localização: Lx
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 11 vezes

Re: Mistura de canais fibra com tdt

Mensagem por Varejo »

Boas, o cabo que sai do ONT da Vodafone pode ligar diretamente ao repartidor onde está o amplificador(anulando o mesmo).
A nível de sinal também não deve haver problema uma vez que o sinal que sai do ONT está perto dos 80db.
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
drake36
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 5
Registado: 14 mai 2015, 22:40

Re: Mistura de canais fibra com tdt

Mensagem por drake36 »

boas , entao, e se o cabo que esta agora na tv eu o ligar numa saida do repartidor e na outra saida o cabo que vem do ont , e depois dai voltar a ligar noutro repartidor para fazer a distribuição para as tres tvs ?
assim ja o cabo do ont não passa pelo amplificador , une-se no repartidor com o sinal que vem da antena ja amplificado , (como esta agora eu tenho os tdt amplificados ), e assim , eu tinha os canais do ont , mais o da box enigma , e os da tdt , , eu não sei se pode ser assim , se calhar estou a pôr os pés pelas mãos , mas se funcionasse assim era bom , porque algum dia que o ont avariasse , tinha os da tdt .
Avatar do Utilizador
Varejo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 4052
Registado: 14 jun 2007, 01:17
Localização: Lx
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 11 vezes

Re: Mistura de canais fibra com tdt

Mensagem por Varejo »

Boas, o cabo que vem do ONT não pode ligar numa "saida" tem de ser numa entrada, para 2 "entradas" tem de comprar um misturador, para depois ligar na entrada do repartidor.
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
drake36
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 5
Registado: 14 mai 2015, 22:40

Re: Mistura de canais fibra com tdt

Mensagem por drake36 »

boas, ja estou a ficar um pouco confuso , ja li algures que para misturar , os canais que saêm do ont e por exemplo tdt ,liga-se num repatidor invertido
isto é ,cabo do ont numa saida ,tdt noutra saida , na entrada sai um cabo para ligar noutro repartidor que vai distribuir para duas tvs , se for de duas saidas , vi isto noutro forum , neste caso o primeiro repartidor faz de misturador ,quem poder esclarecer ,agradecia.
obrigado
Avatar do Utilizador
Varejo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 4052
Registado: 14 jun 2007, 01:17
Localização: Lx
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 11 vezes

Re: Mistura de canais fibra com tdt

Mensagem por Varejo »

Um misturador é um repartidor "invertido".
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
drake36
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 5
Registado: 14 mai 2015, 22:40

Re: Mistura de canais fibra com tdt

Mensagem por drake36 »

ok , qualquer repartidor funciona ?
tenho alguns na rede de duas saidas , ikuzi e televes , aqueles que parecem um TÊ .
obrigado
jmomota
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 1
Registado: 11 set 2016, 09:17
Localização: Lisboa

Re: Mistura de canais fibra com tdt

Mensagem por jmomota »

Não sei se ainda vou a tempo para ajudar mas aqui fica:
Em princípio a solução inicial apresentada funciona (subtituição do sinal da antena pelo sinal do ONT, se notar muitos erros pode ser necessário colocar um atenuador) mas cuidado com a frequência do tal canal analógico para ver o satélite, pois a vodafone disponibiliza além dos canais digitais (TDT) á saída do ONT também canais analógicos e se algum tiver a frequência coincidente lá se vai o canal da Enigma 2.
Presumo que o o sinal da Enigma sem o amplificador não seja suficiente para as 3 TVs, porque senão pode substituir o amplificador (que deve ser ativo) por um repartidor passivo.
Responder

Voltar para “Dúvidas”