Tubo anelado no pavimento

Responder
trivial
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 149
Registado: 10 jan 2008, 19:56
Localização: porto
Agradecimento recebido: 1 vez

Tubo anelado no pavimento

Mensagem por trivial »

Afinal o tubo anelado (sem paredes lisas) é ou não permitido nas instalações elétricas quando instalados no pavimento?
mesmo que seja com Resistência à compressão: 750 N?


RUBENSS
Curioso
Curioso
Mensagens: 91
Registado: 09 fev 2009, 11:49
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 3 vezes

Re: Tubo anelado no pavimento

Mensagem por RUBENSS »

alguma resposta !!!
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Tubo anelado no pavimento

Mensagem por ENERGY »

trivial Escreveu: 28 mar 2018, 14:35 Afinal o tubo anelado (sem paredes lisas) é ou não permitido nas instalações elétricas quando instalados no pavimento?
mesmo que seja com Resistência à compressão: 750 N?
Boas
Nunca em nenhuma Inspeção levantaram problemas sobre o uso do tubo anelado no pavimento.
Agora todos sabemos que existe tubo anelado que até com os dedos se vinca, logo esse tubo não deve ser aplicado no pavimento, depois existe tubo anelado tão resistente quanto algum Isogris/Erfe.
Eu utilizo tubo anelado de qualidade no pavimento sempre de secção nunca inferior a 20mm, tanto para iluminação como para tomadas, claro tenho o cuidado de nunca sair da obra sem que a tubagem instalada fique tapada com argamassa, e tenho atenção ao raio de curvatura dos tubos, e portanto depois os enfiamentos de condutores fazem-se com relativa facilidade.
No pavimento ou em vala no exterior uso apenas Isogris/Erfe.
Cpts.
Energy
CAOR
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 482
Registado: 02 dez 2007, 14:24
Localização: LISBOA
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 8 vezes

Re: Tubo anelado no pavimento

Mensagem por CAOR »

Amigo ENERGY e porque não já cablado? existe anelado que mesmo eu com 95 Kilos de peso, nem 1 mm abaixa!
Evita mão de obra e o trabalho da colocação tubo é o mesmo com ou sem cablado! apenas o preço do mesmo com ou sem fios!
O trabalho de colocar sem fios é para sistemas de trabalho á despesa! depois o enfiamento a duas pessoas é mais caro!
1º a colocar o tubo, depois é duas pessoas a enfiar cablagem?
Bem ou orçamento ou Despesa!
Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5370
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 194 vezes

Re: Tubo anelado no pavimento

Mensagem por nelmindo »

CAOR Escreveu: 11 abr 2018, 21:49 Amigo ENERGY e porque não já cablado? existe anelado que mesmo eu com 95 Kilos de peso, nem 1 mm abaixa!
Evita mão de obra e o trabalho da colocação tubo é o mesmo com ou sem cablado! apenas o preço do mesmo com ou sem fios!
O trabalho de colocar sem fios é para sistemas de trabalho á despesa! depois o enfiamento a duas pessoas é mais caro!
1º a colocar o tubo, depois é duas pessoas a enfiar cablagem?
Bem ou orçamento ou Despesa!
Não se pode dotar as canalizações de condutores, sem que as mesmas sejam cobertas com argamassa.
Ponto 522.8.1.1, da Portaria n.º 949 de 2006, diz o seguinte " — Os condutores e os cabos só devem ser enfiados nas condutas embebidas em roços nos elementos da construção após a colocação destas.".
Raminhos
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 127
Registado: 31 jan 2016, 18:01
Localização: Aonde existe trrabalho
Enviou: 8 vezes
Agradecimento recebido: 6 vezes

Re: Tubo anelado no pavimento

Mensagem por Raminhos »

nelmindo Escreveu: 11 abr 2018, 22:04
CAOR Escreveu: 11 abr 2018, 21:49 Amigo ENERGY e porque não já cablado? existe anelado que mesmo eu com 95 Kilos de peso, nem 1 mm abaixa!
Evita mão de obra e o trabalho da colocação tubo é o mesmo com ou sem cablado! apenas o preço do mesmo com ou sem fios!
O trabalho de colocar sem fios é para sistemas de trabalho á despesa! depois o enfiamento a duas pessoas é mais caro!
1º a colocar o tubo, depois é duas pessoas a enfiar cablagem?
Bem ou orçamento ou Despesa!
Não se pode dotar as canalizações de condutores, sem que as mesmas sejam cobertas com argamassa.
Ponto 522.8.1.1, da Portaria n.º 949 de 2006, diz o seguinte " — Os condutores e os cabos só devem ser enfiados nas condutas embebidas em roços nos elementos da construção após a colocação destas.".
Bem, eu perante isto, pergunto quem é o Inspetor, que vai depois saber se os condutores foram enfiados antes ou depois da tubagem ser instalada.
O que pode acontecer no limite, é o Inspetor querer verificar se os condutores se podem retirar/enfiar de novo, sem o auxilio de uma retroescavadora, hehehe, o bom senso e as regras da boa arte tÊm de imperar na instalação deste tipo de tubagem, tal como de outro tipo qualquer de tubagem embebida.
Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5370
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 194 vezes

Re: Tubo anelado no pavimento

Mensagem por nelmindo »

Raminhos Escreveu: 13 abr 2018, 22:37
nelmindo Escreveu: 11 abr 2018, 22:04
CAOR Escreveu: 11 abr 2018, 21:49 Amigo ENERGY e porque não já cablado? existe anelado que mesmo eu com 95 Kilos de peso, nem 1 mm abaixa!
Evita mão de obra e o trabalho da colocação tubo é o mesmo com ou sem cablado! apenas o preço do mesmo com ou sem fios!
O trabalho de colocar sem fios é para sistemas de trabalho á despesa! depois o enfiamento a duas pessoas é mais caro!
1º a colocar o tubo, depois é duas pessoas a enfiar cablagem?
Bem ou orçamento ou Despesa!
Não se pode dotar as canalizações de condutores, sem que as mesmas sejam cobertas com argamassa.
Ponto 522.8.1.1, da Portaria n.º 949 de 2006, diz o seguinte " — Os condutores e os cabos só devem ser enfiados nas condutas embebidas em roços nos elementos da construção após a colocação destas.".
Bem, eu perante isto, pergunto quem é o Inspetor, que vai depois saber se os condutores foram enfiados antes ou depois da tubagem ser instalada.
O que pode acontecer no limite, é o Inspetor querer verificar se os condutores se podem retirar/enfiar de novo, sem o auxilio de uma retroescavadora, hehehe, o bom senso e as regras da boa arte tÊm de imperar na instalação deste tipo de tubagem, tal como de outro tipo qualquer de tubagem embebida.
Qual é o inspector que vai testar todas as tomadas e pontos luz, para verificar que falta o condutor de terra? Já deu a resposta: Bom senso...
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”