H1XV-U 3x2,5

Responder
Angelo Lopes
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 6
Registado: 29 jun 2011, 12:59
Localização: Luanda, Angola
Enviou: 3 vezes

H1XV-U 3x2,5

Mensagem por Angelo Lopes »

Ultimamente tenho visto ser utilizada a designação H1XV... em vários projectos e Mapas de Quantidades (e.g. H1XV-U 3x2,5), penso que para se referirem ao condutor XV.
Todavia não encontro esta designação em nenhuma norma, nem mesmo nos catálogos dos principais fornecedores de cabo de BT.
Alguém me consegue indicar a validade desta designação, a norma onde está descrita e qual o seu significado?


Cump.

Ângelo Lopes
(Engº Electrotécnico)
Gil82
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 516
Registado: 14 abr 2010, 19:15
Localização: Barreiro
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: H1XV-U 3x2,5

Mensagem por Gil82 »

Boas!

Sim confirmo que é essa a designação atual. No entanto vejo ainda muitos projetos com a designação XV e que era aceite pela CERTIEL/ISQ.

Cumps!
Angelo Lopes
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 6
Registado: 29 jun 2011, 12:59
Localização: Luanda, Angola
Enviou: 3 vezes

Re: H1XV-U 3x2,5

Mensagem por Angelo Lopes »

Boa tarde Gil82,

"Boas!
Sim confirmo que é essa a designação atual."

Mas faz essa afirmação baseado em quê? É que é essa precisamente a minha questão.

Cpts,
AL
Cump.

Ângelo Lopes
(Engº Electrotécnico)
Mario Lopes
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 250
Registado: 12 jan 2011, 14:37
Localização: Telheiras - Lisboa
Agradecimento recebido: 14 vezes

Re: H1XV-U 3x2,5

Mensagem por Mario Lopes »

Boas..O cabo H1 é um cabo que foi submetido a uma tensão de ensaio de 3500V e a sua tensão nominal é de 1000V. Assim sendo irá suportar uma corrente superior ao H05 e H07. O XV que refere é o isolamento..Mas para a mesma tensão nominal o VV/XV suportam a mesma corrente.
Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5370
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 194 vezes

Re: H1XV-U 3x2,5

Mensagem por nelmindo »

Angelo Lopes Escreveu: 12 mar 2018, 14:43 Boa tarde Gil82,

"Boas!
Sim confirmo que é essa a designação atual."

Mas faz essa afirmação baseado em quê? É que é essa precisamente a minha questão.

Cpts,
AL
NP-2361, baseada na CENELEC HD-361 (cabos harmonizados)
H, harmonizado
1, tensão estipulada 1kV
X, isolamento do condutor a PEX
nada, sem revestimento metálico
V, bainha em PVC
etc.

Se calhar está a olhar apenas para NP-665, que define os cabos não harmonizados para MÉDIA TENSÃO e BAIXA TENSÃO.
Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5370
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 194 vezes

Re: H1XV-U 3x2,5

Mensagem por nelmindo »

Mario Lopes Escreveu: 12 mar 2018, 15:06 Boas..O cabo H1 é um cabo que foi submetido a uma tensão de ensaio de 3500V e a sua tensão nominal é de 1000V. Assim sendo irá suportar uma corrente TENSÃO superior ao H05 e H07. O XV que refere é o isolamento..Mas para a mesma tensão nominal o VV/XV suportam a mesma corrente. ERRADO o XV para o mesmo valor de tensão e secção, aguenta uma maior corrente, já que PEX permite que o cobre chegue em condições normais aos 90ºC e o PVC apenas aos 60ºC. Se temperatura maior, capacidade de transportar uma corrente maior.
Angelo Lopes
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 6
Registado: 29 jun 2011, 12:59
Localização: Luanda, Angola
Enviou: 3 vezes

Re: H1XV-U 3x2,5

Mensagem por Angelo Lopes »

Obrigado nelmindo, fui ver a NP-2361.
Era o que eu estava a pensar, tensão nominal 1kV, mas não estava a encontrar em lado nenhum.
Realmente é um preciosismo, porque sendo XV já pressupõe que a tensão de ensaio seja 3,5kV e a tensão nominal de 1kV. Deve ser por isso que nem existe nos catálogos dos fabricantes.

Sabe se isto já aparece no novo RTIEBT?
Engraçado que no anterior, no Anexo IIA é referido o HD -361, mas os níveis de tensão acabam no 07.

Na Voltium encontro um doc. designado: "Referências Normativas das RTIEBT Listagem das Normas Portuguesas citadas nas RTIEBT " onde está escrito isto: NP 2361 - Sistema de designação dos condutores isolados e dos cabos (anulada e substituída pelo HD 361).

Enfim. Ou a uma dada altura actualizaram a norma ou não sei.

A explicação que deu chega-me. Obrigado pela ajuda.
Cump.

Ângelo Lopes
(Engº Electrotécnico)
Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5370
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 194 vezes

Re: H1XV-U 3x2,5

Mensagem por nelmindo »

Angelo Lopes Escreveu: 12 mar 2018, 16:02 Obrigado nelmindo, fui ver a NP-2361.
Era o que eu estava a pensar, tensão nominal 1kV, mas não estava a encontrar em lado nenhum.
AQUI: http://www.indusmelec.pt/newsletter/21/ ... ico_15.pdf

Realmente é um preciosismo, porque sendo XV já pressupõe que a tensão de ensaio seja 3,5kV e a tensão nominal de 1kV. Deve ser por isso que nem existe nos catálogos dos fabricantes.
XV não pressupõe ser 1kV. Há VV para 1kV. O que valida ser isolado para 1kV é sim a quantidade de plástico, neste caso a espessura (que depende do tipo de plástico ou isolante). Há cabos de telecomunicações isolados a XV e isso não o classifica serem de 1kV. Nesses casos o fabricante até diz 100V e não 1kV!!!

Sabe se isto já aparece no novo RTIEBT?
Engraçado que no anterior, no Anexo IIA é referido o HD -361, mas os níveis de tensão acabam no 07.

Na Voltium encontro um doc. designado: "Referências Normativas das RTIEBT Listagem das Normas Portuguesas citadas nas RTIEBT " onde está escrito isto: NP 2361 - Sistema de designação dos condutores isolados e dos cabos (anulada e substituída pelo HD 361).

Enfim. Ou a uma dada altura actualizaram a norma ou não sei.

A explicação que deu chega-me. Obrigado pela ajuda.
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”