Erros e omissões ?!?!

Responder
JoaoB
Curioso
Curioso
Mensagens: 74
Registado: 31 mai 2008, 16:53

Erros e omissões ?!?!

Mensagem por JoaoB »

Boa tarde,

Trago aqui uma questão que me está a dar que pensar.

Quando uma obra é ganha com erros e omissões isso abrange erros técnicos de projecto?

Tenho uma obra onde o quadro geral tem ligados 2 transformadores em paralelo mas o projectista só calculou o barramento para um dos transformadores, sendo que os transformadores trabalham mesmo em paralelo e não são só redundantes, parece-me óbvio que o barramento tem que ser dimensionado para os 2 transformadores, certo?

Antes do instalador existe o projectista e a entidade responsável pela análise do projecto, cabe ao instalador analisar a análise já feita e a execução do projecto para garantir os erros e omissões?

O que é que me dizem acerca disto?


Mario Lopes
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 250
Registado: 12 jan 2011, 14:37
Localização: Telheiras - Lisboa
Agradecimento recebido: 14 vezes

Re: Erros e omissões ?!?!

Mensagem por Mario Lopes »

João,

Fala do QGBT correcto. Provavelmente terá um disjuntor como corte geral. O disjuntor(corte geral é que irá proteger esse barramento.
Em relação aos erros e omissões, se os mesmos foram assumidos no assinar do contrato a meu ver terão que ser considerados. Mas isso é uma questão jurídica, que dá muita discussão.

Cump.

Mário Lopes
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Erros e omissões ?!?!

Mensagem por ENERGY »

JoaoB Escreveu: 26 dez 2017, 20:09 Boa tarde,

Trago aqui uma questão que me está a dar que pensar.

Quando uma obra é ganha com erros e omissões isso abrange erros técnicos de projecto?

Tenho uma obra onde o quadro geral tem ligados 2 transformadores em paralelo mas o projectista só calculou o barramento para um dos transformadores, sendo que os transformadores trabalham mesmo em paralelo e não são só redundantes, parece-me óbvio que o barramento tem que ser dimensionado para os 2 transformadores, certo?

Antes do instalador existe o projectista e a entidade responsável pela análise do projecto, cabe ao instalador analisar a análise já feita e a execução do projecto para garantir os erros e omissões?

O que é que me dizem acerca disto?
Boas
Se no pedido de orçamento/cotação vem indicado para apresentar erros e omissões e não o fez, agora terá de assumir esses custos.
Se não houve qualquer indicação verbal ou escrita, na orçamentação/contrato de adjudicação, caberá agora ao cliente assumir os custos desse erro, mas claro se esses erros se traduzirem em pesadas verbas, vai ter dissabores com o empreiteiro ou dono de obra.
Cpts.
Energy
JoaoB
Curioso
Curioso
Mensagens: 74
Registado: 31 mai 2008, 16:53

Re: Erros e omissões ?!?!

Mensagem por JoaoB »

Boa tarde,

Não existe um corte geral propriamente dito, o quadro é simultaneamente QGBT e quadro de entrada, existem 2 cortes que até são disjuntores, um para cada transformador, depois existe um sistema de bobines MX que faz o corte geral de emergência se for necessário e uma série de placas avisadoras que existem várias alimentações.

Relativamente a erros e omissões andei a ler um bocado sobre isso e a maior parte do que se escreve tem a ver com medições e não com erros de projecto como é o caso, penso que o termo "erros e omissões" não está bem esclarecido e o melhor mesmo é ser bem defendido quando se assume, por mim daqui para a frente o texto passa a ser "erros e omissões de medição de projecto".

Entretanto neste caso em concreto já tenho uma comunicação do projectista a assumir que calculou o barramento para a tal potência e que se o quadro for executado conforme o esquema dele não há problema, o que não é verdade, logo não é um erro de projecto, é pura incompetência, trata-se de um erro grosseiro e acho que vai dar pano para mangas... de qualquer maneira agora cabe à fiscalização resolver!

No entanto fico um pouco surpreso por ver aqui colegas que achem que um instalador tem obrigação/competência para avaliar um projecto feito por um engenheiro e que já teria sido avaliado pela DGEG e de arcar com os custos de um erro deste género!!
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: Erros e omissões ?!?!

Mensagem por Mário »

Boas

Esta de "erros e omissões" parece uma que aconteceu à já uns bons anos;

Um projecto onde fica assinalado com um asterisco o seguinte: Deixar alimentação para chiller 3 fases neutro e terra, não é necessário quadro dado que liga directamente no equipamento.

Cumprindo o que estava, ficou um cabo de 5 condutores de 2.5mm2 com 2 metros depois do chão, (enrolado) com as pontas ligadas em bornes dentro de uma caixa "113".

Depois foi bonito, é que o chiller eram dois, e cada um de tinha um motor de 45kW mas cada unidade tinha dois, ou seja cada grupo 90kW como eram dois 180kW , e quem paga?

Nós cumprimos o solicitado. Cabo trifásico com neutro e terra.

Nem o quadro geral dava para as potencias em jogo, do PT nem me preocupei dado que não era nosso.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Gil82
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 516
Registado: 14 abr 2010, 19:15
Localização: Barreiro
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Erros e omissões ?!?!

Mensagem por Gil82 »

Boas!

E o circuito do suposto chiller não aparecia nos esquemas unifilares dos Quadros Elétricos?


Cumps!
satantec
Curioso
Curioso
Mensagens: 47
Registado: 30 out 2007, 18:12
Localização: Norte
Enviou: 26 vezes
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Erros e omissões ?!?!

Mensagem por satantec »

O instalador tem o dever ético e profissional de alertar o cliente para qualquer erro e/ou omissão que detecte.
Gil82
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 516
Registado: 14 abr 2010, 19:15
Localização: Barreiro
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Erros e omissões ?!?!

Mensagem por Gil82 »

satantec Escreveu: 28 fev 2018, 16:54 O instalador tem o dever ético e profissional de alertar o cliente para qualquer erro e/ou omissão que detecte.
A não ser que não queira fazer mais nenhuma obra com ele! :D
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”