Leituras de contadores e cosumos

Responder
imrri
Curioso
Curioso
Mensagens: 40
Registado: 19 fev 2008, 16:04

Leituras de contadores e cosumos

Mensagem por imrri »

Boa tarde,

Precisava de ajuda tenho contrato com Endesa energia, estou com uma grande confusão e que todos os meses envio os contadores ou seja horas de vazio, cheio, e ponta pelo que me apercebo estes consumos são mensais onde consigo ver os totais consumidos até ao dia de hoje?
Isto tudo por que tive dois meses sem enviar os contadores como e de esperar 250 euros para pagar dizem que são leituras reais como posso confirmar as leituras tiradas por eles?

obrigado


Quintas
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 169
Registado: 16 set 2014, 14:46
Enviou: 8 vezes
Agradecimento recebido: 20 vezes

Re: Leituras de contadores e cosumos

Mensagem por Quintas »

Não sei responder-te. Mas já tive contrato com a Endesa e voltei à EDP por causa das confusões de faturação. Pago um pouco mais, mas é um descanso. As faturas são legíveis e transparentes. Faturas eletrónicas recebidas por email têm um link direto para registares leituras para a tua área de cliente, onde tens toda a informação passada, com leituras e datas das mesmas, tuas ou deles (EDP Distribuição). Leituras comunicadas dentro dos dias por eles indicados originam faturas sem nenhuma estimativa. Se associares um telefone, basta que eles identifiquem o n.º para ir direto para o teu contrato.

O problema da ENDESA é que, mesmo comunicando leituras nas datas indicadas, continuam a vir estimativas. Eles não passam as leituras ou passam fora de tempo útil à EDP Distribuição. Tenho um familiar com contrato com a ENDESA e passou a comunicar as leituras diretamente à EDP Distibuição. Elas passaram a ser consideradas, mas, mesmo assim, a ENDESA faz estimativas dos último dias entre a data da leitura e a do fim do período de faturação, o que não sucede com a EDP.

A EDP Distribuição é responsável pela leitura de todos os contadores, seja qual for a empresa comercializadora.
Sugiro que os contactes para ver se eles podem disponibilizar as leituras passadas.
Gil82
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 516
Registado: 14 abr 2010, 19:15
Localização: Barreiro
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Leituras de contadores e cosumos

Mensagem por Gil82 »

Boas!

Caso ninguém vá a casa fazer a leitura por algum período de tempo (não sei precisar), mesmo enviando as leituras não fazem caso e continuam a fazer uma estimativa.
Para evitar problemas com faturação, tiro a leitura ao fim de todos os meses para mim e vejo a diferença para as faturas que vão enviando. Assim prevejo o que gastei a mais e meto-o à parte do orçamento familiar, já sei que mo vão pedir na fatura de acertos. Com isto as faturas de 250€ que também as tenho não são novidade... Sei que não é o mais pratico para mim mas é o que há e até não mudarem o sistema é o que vou continuar a fazer para não ser apanhado na curva! :D


Cumps!
Avatar do Utilizador
LVirtual
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Mensagens: 390
Registado: 23 fev 2017, 23:30
Localização: Carcavelos
Enviou: 83 vezes
Agradecimento recebido: 49 vezes
Contacto:

Re: Leituras de contadores e cosumos

Mensagem por LVirtual »

imrri Escreveu: 14 fev 2018, 18:34 Boa tarde,

Precisava de ajuda tenho contrato com Endesa energia, estou com uma grande confusão e que todos os meses envio os contadores ou seja horas de vazio, cheio, e ponta pelo que me apercebo estes consumos são mensais onde consigo ver os totais consumidos até ao dia de hoje?
Isto tudo por que tive dois meses sem enviar os contadores como e de esperar 250 euros para pagar dizem que são leituras reais como posso confirmar as leituras tiradas por eles?

obrigado
Tanto a endesa como os outros operadores do mercado da energia sao obrigados a por nas facturas a informaçao referente ao consumo facturado na mesma.
basta ir ver o que tem la escrito no periodo facturado e ver se a contagem é estimada ou leitura da empresa e depois fazer uma comparaçao com o valor que esta no contador. se o valor do fim do periodo da factura for superior ao do contador, vai a um dos balcoes deles e leva uma foto do contador tirada nesse dia e pede com base nesse valor correcto para corrigirem a contagem e eventualmente a factura.

A Galp-on tambem passa o tempo a esticar-se com as contagens e valores a cobrar e eu passo o tempo a ir á deles fazer as correçoes das contagens e das facturas por esta via.

quem faz as leituras de energia sao pessoas contratadas pela EDP. É a EDP que continua a gerir as contagens e contadores.
Mas todos os operadores energeticos tem uma area no site deles onde pode ser dada a leitura do contador.
No caso da endesa é: https://www.endesa.pt/particulares/apoi ... itura.html
No caso da galp, a data ideial para enviar a leitura do contador é sempre uns 4 dias antes da data de emissao da factura.
acredito que na endesa tambem nao seja muito diferente.

se se enviar a contagem a meio do periodo de facturaçao, na factura seguinte eles vao considerar apenas leitura correcta ate ao dia em que foi enviada. os restantes dias sao facturados por estimativa. Por isso é sempre melhor enviar a contagem uns dias antes da emissao da factura seguinte.

No caso da Galp é a edp que lhes comunica a eles a contagem que eu envie ou que venham ler, por isso é preciso sempre uns 4 dias antes para que ainda va a tempo de ser enviada pela edp para a galp.
Silvio Santos - http://www.s-tronika.com
imrri
Curioso
Curioso
Mensagens: 40
Registado: 19 fev 2008, 16:04

Re: Leituras de contadores e cosumos

Mensagem por imrri »

Obrigado a todos pelo esclarecimento, mas a minha questão seria como posso ver a produção total anual por exemplo penso que não seja possivel.
Mas e para verem a lata desta gente que no mês de dezembro ofereceram uma fatura gratis por causa do aniversario e em janeiro enviam 250 euros.
obrigado
Avatar do Utilizador
LVirtual
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Mensagens: 390
Registado: 23 fev 2017, 23:30
Localização: Carcavelos
Enviou: 83 vezes
Agradecimento recebido: 49 vezes
Contacto:

Re: Leituras de contadores e cosumos

Mensagem por LVirtual »

imrri Escreveu: 15 fev 2018, 12:44 Obrigado a todos pelo esclarecimento, mas a minha questão seria como posso ver a produção total anual por exemplo penso que não seja possivel.
Mas e para verem a lata desta gente que no mês de dezembro ofereceram uma fatura gratis por causa do aniversario e em janeiro enviam 250 euros.
obrigado
tanto quanto saiba ainda nao cobram pelo papel da factura nem pelo
trabalho de a imprimir, logo esta correcto o que oferecem. "uma factura" gratis... ;)
Silvio Santos - http://www.s-tronika.com
HJCruz
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 129
Registado: 18 jan 2018, 15:56
Localização: Castelo Branco
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 22 vezes

Re: Leituras de contadores e cosumos

Mensagem por HJCruz »

Bia tarde,
No link seguinte no site da EDP Distribuição é possível tirar dúvidas em como se fazem as leituras das contagens, em função do tipo de contador instalado. Espero ter ajudado.
https://www.edpdistribuicao.pt/pt/clien ... turas.aspx
Atenciosamente,
HJCruz
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”