Quadro Eléctrico - Revisão

Responder
goncaloc
Curioso
Curioso
Mensagens: 23
Registado: 04 ago 2011, 19:07
Localização: Lisboa

Quadro Eléctrico - Revisão

Mensagem por goncaloc »

Boa tarde a todos!

Recentemente adquiri um imóvel de 2003 com os seguintes quadros eléctricos e circuitos.

Potência Contratada 3,45kVA
Contador ZIV 5CTME2C47730


CABOS
Diferencial EDP -> Interruptor Geral - cabo 6 mm2
Interruptor Geral -> Interruptor Garagem e 1 Andar, diferenciais - cabo 4 mm2
Tomadas - cabo 2,5 mm2
Iluminação - cabo 1,5 mm2

DIFERENCIAIS
Tomadas – 25A 300mA
Iluminação – 25A 300mA

Equipamentos
Placa de Indução - Teka IR6040 - 7200W – Quadro Principal - Ligado ao disjuntor da tomada Forno
Forno - Forno TEKA HS 720 - 2700W - Quadro Principal - Ligado ao disjuntor da tomada Forno
Autoconsumo - 500W - Quadro Principal - Ligado ao disjuntor da tomada Cozinha
Bomba da Piscina (futuro) – Quadro Principal - Ligada ao disjuntor da tomada Anexo
Portão - Marca Branca - 200W - Quadro Parcial (Garagem)

QUESTÕES:
A) Tomada Forno (Placa de Indução + Forno) Caixa de junção cerâmica
a. Seccção do Cabo: Alterar a secção para 4mm2 porque 6mm2 não acredito que seja possível. Verificação: Consigo passar uma guia de aço (tipo cabo de estendal) no tubo eléctrico que deverá ser VD16 com a terra, neutro e fase de 2,5mm2
b. Disjuntor: Com base nas regras devo colocar um disjuntor de 20A ou 25A para um cabo de seccao 4mm2, correcto? Vou optar pelo de 25A ficando preparado uma eventual subida da potência contratada para 5,75kVA. Correcto?
Conclusão para potências contratadas inferiores a 5,75kA não existe necessidade de passar 6 mm2 porque os de 4 mm2 aguentam 32A. Correcto?
Com base nas potências da placa de indução + forno (9900W) o indicado seria uma potência contratada de 45A, logo um cabo de secção 10A e disjuntor 63A.
Neste momento com a potência contratada de 3,45kVA a substituição do cabo para 4mm2 e disjuntor de 25A é um preciosismo porque o próprio contador da EDP dispara. Contudo vou proceder em conformidade porque nas regras da CERTIEL assim é indicado.
B) Disjuntor Magnétotérmicos C16
No seguimento do ponto A sobre a tomada Forno e o respectivo disjuntor C16. Constatei que consigo ter correntes superiores a 16A constantemente sem existir qualquer disparo e que se puxar uns 19A quem dispara é o contador. Penso que este funcionamento está correcto porque estes disjuntores só actuam perto do limiar de tolerância do cabo, ie, quando estão realmente quentes ou por curto circuito. Correcto?

Substituindo este disjuntor por um de 25A o comportamento do sistema continuará a ser o mesmo, correcto? O contador da EDP acaba por disparar e proteger o meu circuito. Caso tivesse uma potência contratada de 5,75kVA quem dispararia seria o diferencial de 25A, Correcto?

C) Diferenciais 300mA
a. Verifiquei que as regras mais recentes indicam que devem ser colocados diferenciais de 30mA para WC e circuitos no exterior. Estes diferenciais são apenas para os circuitos de tomadas ou iluminação também? Não me parece possível criar um circuito independente no quadro principal para este efeito porque não há espaço. Assim devo substituir todos os diferenciais por diferenciais de 30mA?

D) Tomada no WC junto ao lavatório
a. Esta tomada deveria ser IP44? Com tampa?

E) Intercomunicador (Transformador 230V – 12V)
a. Está correcto alimentar o transformador no disjuntor C10 de iluminação?
b. Ao armar o quadro caso este disjuntor esteja ON manda-me abaixo aleatóriamente os diferenciais das tomadas e ilumincação. Conseguem-me justificar este comportamento? Tenho 3 transformadores destes e todos com o mesmo impacto no sistema.

F) Alarme
a. Está correcto alimentar o alarme no disjuntor C10 da iluminação?

Obrigado
Anexos
Quadro Principal
Quadro Principal
IMG_0417.JPG (68.53 KiB) Visto 2693 vezes
Quadro Parcial - 1 Andar
Quadro Parcial - 1 Andar
IMG_0416.JPG (55.98 KiB) Visto 2693 vezes
Quadro Parcial - Garagem
Quadro Parcial - Garagem
IMG_0392.JPG (49.53 KiB) Visto 2693 vezes


luisilva78
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 664
Registado: 09 dez 2014, 19:10
Localização: Alentejo
Enviou: 31 vezes
Agradecimento recebido: 78 vezes

Re: Quadro Eléctrico - Revisão

Mensagem por luisilva78 »

Na minha opinião, e na sequência de outros tópicos semelhantes a este, penso que isto são muitas dúvidas para serem respondidas "à borla" só porque sim.
Já pensou em contratar os serviços de um electricista?
1234567
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 1
Registado: 08 mai 2017, 18:08
Enviou: 1 vez

Re: Quadro Eléctrico - Revisão

Mensagem por 1234567 »

as
goncaloc
Curioso
Curioso
Mensagens: 23
Registado: 04 ago 2011, 19:07
Localização: Lisboa

Re: Quadro Eléctrico - Revisão

Mensagem por goncaloc »

Luis,

Como deve ter constatado apresentam-se como questoes mas sao mais afirmacoes que pretendo validar.

No entanto se acha que esta partilha nao deve ter lugar publico pode solicitar a intervencao de um moderador do forum ou ajudar-me a validar as minhas inquietacoes por PM ficando-lhe extremamente grato.
goncaloc
Curioso
Curioso
Mensagens: 23
Registado: 04 ago 2011, 19:07
Localização: Lisboa

Re: Quadro Eléctrico - Revisão

Mensagem por goncaloc »

Alguem consegue dar um input?

Entretanto surgiu-me uma questão relacionada com um possivel aumento de potencia. O pedido é efectuado à EDP Distribuição? Será necessário certificar a instalação eléctrica (Certiel)? Após realizar as mudanças propostas estou OK para uma eventual vistoria da Certiel?

Obrigado pela a ajuda
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Quadro Eléctrico - Revisão

Mensagem por ENERGY »

goncaloc Escreveu: 08 mai 2017, 16:27 Boa tarde a todos!

Recentemente adquiri um imóvel de 2003 com os seguintes quadros eléctricos e circuitos.

Potência Contratada 3,45kVA
Contador ZIV 5CTME2C47730


CABOS
Diferencial EDP -> Interruptor Geral - cabo 6 mm2
Interruptor Geral -> Interruptor Garagem e 1 Andar, diferenciais - cabo 4 mm2
Tomadas - cabo 2,5 mm2
Iluminação - cabo 1,5 mm2

DIFERENCIAIS
Tomadas – 25A 300mA
Iluminação – 25A 300mA

Equipamentos
Placa de Indução - Teka IR6040 - 7200W – Quadro Principal - Ligado ao disjuntor da tomada Forno
Forno - Forno TEKA HS 720 - 2700W - Quadro Principal - Ligado ao disjuntor da tomada Forno
Autoconsumo - 500W - Quadro Principal - Ligado ao disjuntor da tomada Cozinha
Bomba da Piscina (futuro) – Quadro Principal - Ligada ao disjuntor da tomada Anexo
Portão - Marca Branca - 200W - Quadro Parcial (Garagem)

QUESTÕES:
A) Tomada Forno (Placa de Indução + Forno) Caixa de junção cerâmica
a. Seccção do Cabo: Alterar a secção para 4mm2 porque 6mm2 não acredito que seja possível. Verificação: Consigo passar uma guia de aço (tipo cabo de estendal) no tubo eléctrico que deverá ser VD16 com a terra, neutro e fase de 2,5mm2

Alimentação direta do Q.E com a secção mínima de 4mm e tubo de 20mm

b. Disjuntor: Com base nas regras devo colocar um disjuntor de 20A ou 25A para um cabo de seccao 4mm2, correcto? Vou optar pelo de 25A ficando preparado uma eventual subida da potência contratada para 5,75kVA. Correcto?
Conclusão para potências contratadas inferiores a 5,75kA não existe necessidade de passar 6 mm2 porque os de 4 mm2 aguentam 32A. Correcto?
Com base nas potências da placa de indução + forno (9900W) o indicado seria uma potência contratada de 45A, logo um cabo de secção 10A e disjuntor 63A.
Neste momento com a potência contratada de 3,45kVA a substituição do cabo para 4mm2 e disjuntor de 25A é um preciosismo porque o próprio contador da EDP dispara. Contudo vou proceder em conformidade porque nas regras da CERTIEL assim é indicado.
B) Disjuntor Magnétotérmicos C16
No seguimento do ponto A sobre a tomada Forno e o respectivo disjuntor C16. Constatei que consigo ter correntes superiores a 16A constantemente sem existir qualquer disparo e que se puxar uns 19A quem dispara é o contador. Penso que este funcionamento está correcto porque estes disjuntores só actuam perto do limiar de tolerância do cabo, ie, quando estão realmente quentes ou por curto circuito. Correcto?

Substituindo este disjuntor por um de 25A o comportamento do sistema continuará a ser o mesmo, correcto? O contador da EDP acaba por disparar e proteger o meu circuito. Caso tivesse uma potência contratada de 5,75kVA quem dispararia seria o diferencial de 25A, Correcto?

O contador da EDP não dispara, o que dispara é o DCP da EDP, a não ser que o contador já tenha incorporado o limitador de potência, mas a proteção tem de ser sempre assegurada pelo disjuntor do circuito.

C) Diferenciais 300mA
a. Verifiquei que as regras mais recentes indicam que devem ser colocados diferenciais de 30mA para WC e circuitos no exterior. Estes diferenciais são apenas para os circuitos de tomadas ou iluminação também? Não me parece possível criar um circuito independente no quadro principal para este efeito porque não há espaço. Assim devo substituir todos os diferenciais por diferenciais de 30mA?

Se no WC tem banheira ou duche e tem tomadas e iluminação no exterior esses circuitos de iluminação e tomadas devem ser protegidos por IDs de 30mA


D) Tomada no WC junto ao lavatório
a. Esta tomada deveria ser IP44? Com tampa?

E) Intercomunicador (Transformador 230V – 12V)
a. Está correcto alimentar o transformador no disjuntor C10 de iluminação?

Transformador alimentado de um circuito direto do Q.E

b. Ao armar o quadro caso este disjuntor esteja ON manda-me abaixo aleatóriamente os diferenciais das tomadas e iluminação. Conseguem-me justificar este comportamento? Tenho 3 transformadores destes e todos com o mesmo impacto no sistema.

Ao que tudo indica o neutro que alimenta um desses transformadores etc, estará a sair de outro barramento de neutros que não o do ID que alimenta o transformador.

F) Alarme
a. Está correcto alimentar o alarme no disjuntor C10 da iluminação?

Alarme alimentado com circuito direto do Q.E e não em comum com a iluminação.

Obrigado
Cpts.
Energy
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: Quadro Eléctrico - Revisão

Mensagem por Mário »

Boas "goncaloc "

O que pretendes, é que digamos o que está bem e o que está errado?

Vais necessitar de aumento de potencia, Ok. Sabes se a instalação está certificada, e em que potencia?

Estás registado como técnico?

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
goncaloc
Curioso
Curioso
Mensagens: 23
Registado: 04 ago 2011, 19:07
Localização: Lisboa

Re: Quadro Eléctrico - Revisão

Mensagem por goncaloc »

Antes de mais obrigado ENERGY pelo excelente contributo.

Vou verificar essa questão do barramento do neutro. Efectivamente tenho 2 barramentos de neutros mas não prestei a devida atenção no decorrer desta tarde. Neste caso devo colocar o neutro do transformador do intercomunicador no barramento do ID "Iluminação" ou posso simplesmente shuntar os barramentos? Provavelmente um barramento será para tomadas e outro para iluminação. Infelizmente não vi o teu comentário a tempo. Amanhã vejo com calma. Vê este post até ao fim porque tenho uma questão na forma como estão alimentados os IDs que pode tornar a situação mais complexa.

No entanto tenho novidades.

Esta tarde telefonei para a EDP Distribuição e a instalação eléctrica encontra-se certificada pela Certiel para 10,35kVA.

Esta informação levantou-me uma série de questões:
1 - Os quadros eléctricos devem estar montados aquando da inspecção da Certiel, correcto?
1.a - Se sim, Verifico algumas não conformidades face à informação por eles disponibilidade e exigida.
NC1 - Disjuntor C10 para tomada "garagem" no quadro parcial - garagem
NC2 - Interruptores Diferenciais de 300mA para tomadas e iluminação tanto para WCs e exterior
NC3 - Cabo de secção 2,5mm2 para C16 "Forno" no quadro principal
NC4 - Tomadas nos WCs sem tampa/IP44

Entretanto fiz algumas alteração mediante estas NCs.

Ponto de situação:
NC1 - Substitui por um C16 após confirmação da secção de 2,5mm do cabo
NC2 - Pendente. Estou avaliar a situação. Nos quadros parciais é de fácil resolução bastando substituir os 4 por ID de 30mA porque são circuitos exteriores, WCs e quartos. Não se justificando manter os de 300mA por causa dos quartos. Relativamente ao quadro principal como não existe espaço para criar circuitos independentes para WC e exterior também me resta substituir os 3 por 30mA. Digo 3 porque há um dedicado à caldeira mural que julgo pela minha pesquisa que também deveria ser de 30mA por ser um equipamento relacionado com água ou estarei engano. Portanto teria de substituir todos (7) os IDs.
NC3 - Substitui por cabo de seccao 6mm e coloquei um disjuntos de 25A porque nunca contratarei uma potencia superior a 6,9kVA e um disjuntor de 32A não se justificaria porque sendo 6,9kVA = 30A este disjuntor não teria qualquer importância no circuito. Fiz bem?
NC4 - Pedente. Escolha das tomadas.

Entretanto estive a fazer um doublecheck ao quadro principal e verifiquei o seguinte (vejam a imagem):
A) I Geral -> ID "Tomadas" -> ID "Iluminação" -> ID "Caldeira"
B) C10 "Alarme + Intercomunicador (Transformador)" com cabos de secção diferentes. Alarme 1,5mm. Intercomunicador (Transformador) 2,5mm
Estará algo de errado aqui? Pelo menos parece-me que poderá ter uma relação entre os disparos aleatórios quando activo este disjuntor.

Por fim o ID "Caldeira" recebe cabos de seccao 4mm e tem um cabo de seccao 2,5mm a ligar ao barramento dos neutros. Estará correcto? Todos os outros IDs mantem a seccao dos cabos que recebem.
IDs
IDs
@ Mário,

Sim, gostava de ter o vosso feedback.

Neste momento vou manter a potência contratada de 3,45kVA porque a patroa não se tem queixado mas pelo menos fico descansado com a instalação eléctrica a respeitar as boas práticas e preparada para um aumento até 6,9kVA.

Está certificada até 10,35kVA.

Não estou registado como técnico.
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Quadro Eléctrico - Revisão

Mensagem por ENERGY »

goncaloc Escreveu: 10 mai 2017, 22:43 Antes de mais obrigado ENERGY pelo excelente contributo.

Vou verificar essa questão do barramento do neutro. Efectivamente tenho 2 barramentos de neutros mas não prestei a devida atenção no decorrer desta tarde. Neste caso devo colocar o neutro do transformador do intercomunicador no barramento do ID "Iluminação" ou posso simplesmente shuntar os barramentos? Provavelmente um barramento será para tomadas e outro para iluminação. Infelizmente não vi o teu comentário a tempo. Amanhã vejo com calma. Vê este post até ao fim porque tenho uma questão na forma como estão alimentados os IDs que pode tornar a situação mais complexa.

No entanto tenho novidades.

Esta tarde telefonei para a EDP Distribuição e a instalação eléctrica encontra-se certificada pela Certiel para 10,35kVA.

Esta informação levantou-me uma série de questões:
1 - Os quadros eléctricos devem estar montados aquando da inspecção da Certiel, correcto?
1.a - Se sim, Verifico algumas não conformidades face à informação por eles disponibilidade e exigida.
NC1 - Disjuntor C10 para tomada "garagem" no quadro parcial - garagem
NC2 - Interruptores Diferenciais de 300mA para tomadas e iluminação tanto para WCs e exterior
NC3 - Cabo de secção 2,5mm2 para C16 "Forno" no quadro principal
NC4 - Tomadas nos WCs sem tampa/IP44

Entretanto fiz algumas alteração mediante estas NCs.

Ponto de situação:
NC1 - Substitui por um C16 após confirmação da secção de 2,5mm do cabo
NC2 - Pendente. Estou avaliar a situação. Nos quadros parciais é de fácil resolução bastando substituir os 4 por ID de 30mA porque são circuitos exteriores, WCs e quartos. Não se justificando manter os de 300mA por causa dos quartos. Relativamente ao quadro principal como não existe espaço para criar circuitos independentes para WC e exterior também me resta substituir os 3 por 30mA. Digo 3 porque há um dedicado à caldeira mural que julgo pela minha pesquisa que também deveria ser de 30mA por ser um equipamento relacionado com água ou estarei engano. Portanto teria de substituir todos (7) os IDs.
NC3 - Substitui por cabo de seccao 6mm e coloquei um disjuntos de 25A porque nunca contratarei uma potencia superior a 6,9kVA e um disjuntor de 32A não se justificaria porque sendo 6,9kVA = 30A este disjuntor não teria qualquer importância no circuito. Fiz bem?
NC4 - Pedente. Escolha das tomadas.

Entretanto estive a fazer um doublecheck ao quadro principal e verifiquei o seguinte (vejam a imagem):
A) I Geral -> ID "Tomadas" -> ID "Iluminação" -> ID "Caldeira"
B) C10 "Alarme + Intercomunicador (Transformador)" com cabos de secção diferentes. Alarme 1,5mm. Intercomunicador (Transformador) 2,5mm
Estará algo de errado aqui? Pelo menos parece-me que poderá ter uma relação entre os disparos aleatórios quando activo este disjuntor.

Por fim o ID "Caldeira" recebe cabos de seccao 4mm e tem um cabo de seccao 2,5mm a ligar ao barramento dos neutros. Estará correcto? Todos os outros IDs mantem a seccao dos cabos que recebem.

IMG_0432.JPG

@ Mário,

Sim, gostava de ter o vosso feedback.

Neste momento vou manter a potência contratada de 3,45kVA porque a patroa não se tem queixado mas pelo menos fico descansado com a instalação eléctrica a respeitar as boas práticas e preparada para um aumento até 6,9kVA.

Está certificada até 10,35kVA.

Não estou registado como técnico.
Boas

Se a instalação está certificada para 10.35Kvas, de acordo com o Q.E Geral a derivação deverá estar a 10/16mm2, e o corte geral deveria ser de 63A em monofásico.
No entanto essa certificação de 10.35Kvas pode ser em trifásico, e aí a secção da derivação mínima deverá estar a 4x6+T, e já fizeram alteração para contratar em monofásico, daí o corte geral ser um IC de 2x40A.
Quanto à troca de IDs para 30mA de acordo com os valores de terra existentes não perde nada, e garante uma maior proteção.
Cpts.
Energy
goncaloc
Curioso
Curioso
Mensagens: 23
Registado: 04 ago 2011, 19:07
Localização: Lisboa

Re: Quadro Eléctrico - Revisão

Mensagem por goncaloc »

O ENERGY esta correcto as seccoes que mencionou para monofasico é o que tenho.

Amanhã vejo a questão do barramento mas consegue-me confirmar o porque de 2 barramentos e sse podem shuntar?

Referiu valores de terra existentes como é que concluiu isso?

Relativamente à ligacao dos IDs e as seccoes dos cabos ligados ao C10 acha que pode estar relacionado com os disparos aleatorios dos IDs no arranque do quadro quando ligado o C10 que acaba por atracar tambem aleatoriamente ou tudo aponta para a questao do barramento? (Nota - Só tenho 1 transformador no quadro mas tenho outros 2 de backup que testei e tive o mesmo sintoma)

Fiz bem em colocar o disjuntor de 25A em detrimento do de 32A para o cabo de 6mm que coloquei para a placa e forno?

Muito obrigado pela sua ajuda!
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: Quadro Eléctrico - Revisão

Mensagem por Mário »

Boas

Os neutros não se podem juntar se não forem do mesmo diferencial.

Para pedir aumento de potencia, ligas para a EDP e disses que queres mais, e até ao que foi certificado, é imediato. (não vão ver se está conforme ou não).

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
goncaloc
Curioso
Curioso
Mensagens: 23
Registado: 04 ago 2011, 19:07
Localização: Lisboa

Re: Quadro Eléctrico - Revisão

Mensagem por goncaloc »

Actualização - Muito obrigado ENERGY!

Os disparos tinham origem no facto do neutro do primario estar no barramento dos neutros das tomadas e o neutro do secundario no barramento da iluminação. O sistema foi ensaiado diversas vezes sem qualquer ocorrência.

Preciso ainda de me decidir se altero os diferenciais ou não para 30mA. Qual a vossa opinião.

O esquema eléctrico ficou o seguinte:
Anexos
Esquema Eléctrico.jpg
Esquema Eléctrico.jpg (55.85 KiB) Visto 2473 vezes
Gil82
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 516
Registado: 14 abr 2010, 19:15
Localização: Barreiro
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Quadro Eléctrico - Revisão

Mensagem por Gil82 »

Boas!

Eu mudaria os diferenciais das tomadas do WC e da Caldeira.


Cumps!
Responder

Voltar para “Proteção Elétrica”