Tecnico de Exploração - Coluna Montante

Responder
Raminhos
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 127
Registado: 31 jan 2016, 18:01
Localização: Aonde existe trrabalho
Enviou: 8 vezes
Agradecimento recebido: 6 vezes

Tecnico de Exploração - Coluna Montante

Mensagem por Raminhos »

Pessoal
Estou com uma duvida, uma Coluna Montante de um prédio, na ordem dos 49Kvas, necessita ou não de Técnico de Exploração para pedido de certificação, ou pode ser um Técnico Responsável apenas de Execução a pedir a certificação?
Gratos desde já pelos vossos eventuais esclarecimentos.


ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Tecnico de Exploração - Coluna Montante

Mensagem por ENERGY »

Raminhos Escreveu: 03 fev 2018, 15:38 Pessoal
Estou com uma duvida, uma Coluna Montante de um prédio, na ordem dos 49Kvas, necessita ou não de Técnico de Exploração para pedido de certificação, ou pode ser um Técnico Responsável apenas de Execução a pedir a certificação?
Gratos desde já pelos vossos eventuais esclarecimentos.
Boas
Talvez este link ajude
https://www.google.pt/url?sa=t&rct=j&q= ... EqFHlxeCT9
Cpts.
Energy
Avatar do Utilizador
pet
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 206
Registado: 17 jul 2008, 12:29
Localização: Braga
Agradecimento recebido: 3 vezes

Re: Tecnico de Exploração - Coluna Montante

Mensagem por pet »

Raminhos Escreveu: 03 fev 2018, 15:38 Pessoal
Estou com uma duvida, uma Coluna Montante de um prédio, na ordem dos 49Kvas, necessita ou não de Técnico de Exploração para pedido de certificação, ou pode ser um Técnico Responsável apenas de Execução a pedir a certificação?
Gratos desde já pelos vossos eventuais esclarecimentos.
Antes de mais, para se pedir inspeção não é necessário ser técnico, embora tenha de ter os dados de um :D (isto é só para fazer o pedido) ahh e ter acesso à internet :lol: :lol: :lol: Estava a brincar!!
A meu ver não é necessário técnico de exploração, contudo, é obrigatória a existência de projeto elaborado por projetista. O projetista subscreve e emite um termo de responsabilidade pelo projeto.
O que tem de enviar para a EIIEL é: Projeto simplificado da instalação elétrica, ou ficha eletrotécnica, quando tenha sido elaborado projeto, Termo de responsabilidade pelo projeto e Declaração de conformidade da execução da instalação elétrica ou termo de responsabilidade pela execução e ficha de execução, emitidos pela EI ou pelo técnico responsável pela execução a título individual; Neste ultimo ponto na ultima inspeção que tive o técnico que foi fazer a inspeção informou me que para potências superiores a 41,4 kVA tem que se apresentar a declaração de conformidade da execução, onde tem de constar os dados do TR e da EI.
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Tecnico de Exploração - Coluna Montante

Mensagem por ENERGY »

Raminhos Escreveu: 03 fev 2018, 15:38 Pessoal
Estou com uma duvida, uma Coluna Montante de um prédio, na ordem dos 49Kvas, necessita ou não de Técnico de Exploração para pedido de certificação, ou pode ser um Técnico Responsável apenas de Execução a pedir a certificação?
Gratos desde já pelos vossos eventuais esclarecimentos.
Boas
Até 41.4Kvas basta apenas apresentar o Termo de Responsabilidade pela Execução assinado pelo Técnico, para a potencia que refere, já vai ter de apresentar tambem a Declaração de Conformidade da Execução, que é assinada pelo Técnico Responsável pela execução, e pela Empresa Instaladora(EI)
Cpts.
Energy
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”