Relógio monofásico

Responder
Prologue
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 1
Registado: 26 jan 2018, 20:16

Relógio monofásico

Mensagem por Prologue »

Olá, estou postando essa duvida pra tentar entender o que está acontecendo. Não sou profissional da área de elétrica mas quero entender pra poder chamar um técnico pra me ajudar.
Então é o seguinte: O relógio da minha casa é monofásico com um disjuntor de 40A. Dele sai um fio e liga em outro disjuntor de 30A dentro de casa. Ligado a esse disjuntor de 30A, está ligada toda a casa e mais um disjuntor de 30A para o chuveiro.
A elétrica da casa é horrível, toda velha. Não posso tomar banho por muito tempo que desarma o disjuntor de 30A da casa e não do chuveiro.
Ar condicionado por muito tempo também desarma tudo...

Nesse relógio monofásico eu posso colocar um disjuntor de 60A pra levar mais energia pra casa? Pode dar problema caso o fio do relógio pra rua seja adequado para disjuntor de 40A?

Quero apenas entender o que está acontecendo e uma possível solução sem pedir a troca do relógio.

Agradeço desde já


Frederico.Vicente
Curioso
Curioso
Mensagens: 27
Registado: 24 dez 2017, 18:33
Enviou: 6 vezes
Agradecimento recebido: 5 vezes

Re: Relógio monofásico

Mensagem por Frederico.Vicente »

Prologue Escreveu: 26 jan 2018, 20:27 Olá, estou postando essa duvida pra tentar entender o que está acontecendo. Não sou profissional da área de elétrica mas quero entender pra poder chamar um técnico pra me ajudar.
Então é o seguinte: O relógio da minha casa é monofásico com um disjuntor de 40A. Dele sai um fio e liga em outro disjuntor de 30A dentro de casa. Ligado a esse disjuntor de 30A, está ligada toda a casa e mais um disjuntor de 30A para o chuveiro.
A elétrica da casa é horrível, toda velha. Não posso tomar banho por muito tempo que desarma o disjuntor de 30A da casa e não do chuveiro.
Ar condicionado por muito tempo também desarma tudo...

Nesse relógio monofásico eu posso colocar um disjuntor de 60A pra levar mais energia pra casa? Pode dar problema caso o fio do relógio pra rua seja adequado para disjuntor de 40A?

Quero apenas entender o que está acontecendo e uma possível solução sem pedir a troca do relógio.

Agradeço desde já
Boa noite.

Seria interessante você tirar fotos desse caso que você postou aqui, para identificarmos os circuitos.

Se você aumentar para 60A, não aumenta a energia da casa.

Tem que calcular a potência dos equipamentos da casa e ver qual a corrente total. No caso do Ar Condicionado, é para ter um disjuntor dimensionado para o mesmo.
At.

Frederico Vicente
elecited
Curioso
Curioso
Mensagens: 23
Registado: 09 out 2016, 15:57
Agradecimento recebido: 3 vezes

Re: Relógio monofásico

Mensagem por elecited »

"Relógio" é vulgarmente designado para definir um interruptor horário.
Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5370
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 194 vezes

Re: Relógio monofásico

Mensagem por nelmindo »

elecited Escreveu: 27 jan 2018, 12:19 "Relógio" é vulgarmente designado para definir um interruptor horário.
No Brasil, o relógio é o contador de energia elétrica...
Avatar do Utilizador
LVirtual
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Mensagens: 390
Registado: 23 fev 2017, 23:30
Localização: Carcavelos
Enviou: 83 vezes
Agradecimento recebido: 49 vezes
Contacto:

Re: Relógio monofásico

Mensagem por LVirtual »

nelmindo Escreveu: 27 jan 2018, 13:46
elecited Escreveu: 27 jan 2018, 12:19 "Relógio" é vulgarmente designado para definir um interruptor horário.
No Brasil, o relógio é o contador de energia elétrica...
sendo um contador ainda nao consegui entender porque lhe chamam relogio se aquilo nao marca horas nem apresenta a data...
Silvio Santos - http://www.s-tronika.com
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Relógio monofásico

Mensagem por ENERGY »

LVirtual Escreveu: 27 jan 2018, 15:26
nelmindo Escreveu: 27 jan 2018, 13:46
elecited Escreveu: 27 jan 2018, 12:19 "Relógio" é vulgarmente designado para definir um interruptor horário.
No Brasil, o relógio é o contador de energia elétrica...
sendo um contador ainda nao consegui entender porque lhe chamam relogio se aquilo nao marca horas nem apresenta a data...
Boas
Sao dos novos contadores digitais, têm tudo incorporado, hehehe
Cpts.
Energy
Avatar do Utilizador
LVirtual
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Mensagens: 390
Registado: 23 fev 2017, 23:30
Localização: Carcavelos
Enviou: 83 vezes
Agradecimento recebido: 49 vezes
Contacto:

Re: Relógio monofásico

Mensagem por LVirtual »

pois é provavel que tenham aproveitado as funcionalidades do RTC do circuito electronico para apresentar a data e a hora no display.
ainda nao olhei bem para os novos contadores, mas em breve vou olhar porque vou pedir reduçao de potencia do quadro da oficina e a edp ja so instala contadores digitais.
Silvio Santos - http://www.s-tronika.com
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Relógio monofásico

Mensagem por ENERGY »

LVirtual Escreveu: 27 jan 2018, 18:15 pois é provavel que tenham aproveitado as funcionalidades do RTC do circuito electronico para apresentar a data e a hora no display.
ainda nao olhei bem para os novos contadores, mas em breve vou olhar porque vou pedir reduçao de potencia do quadro da oficina e a edp ja so instala contadores digitais.
Boas
Mesmo reduzindo a potencia que tem instalada, por exemplo de trifásico para monofásico, nada significa que lhe troquem o contador, nos casos de trifásico para monofásico, desligam duas fases na saída do contador, e o trabalho está feito, pois no futuro pode voltar a pedir trifásico e é só voltar a ligar as duas fases anteriormente desligadas, e poupa-se tempo e trabalho.
No entanto quando os contadores são muito antigos, aí sim fazem a substituição.
Cpts.
Energy
Avatar do Utilizador
LVirtual
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Mensagens: 390
Registado: 23 fev 2017, 23:30
Localização: Carcavelos
Enviou: 83 vezes
Agradecimento recebido: 49 vezes
Contacto:

Re: Relógio monofásico

Mensagem por LVirtual »

ENERGY Escreveu: 28 jan 2018, 21:29
LVirtual Escreveu: 27 jan 2018, 18:15 pois é provavel que tenham aproveitado as funcionalidades do RTC do circuito electronico para apresentar a data e a hora no display.
ainda nao olhei bem para os novos contadores, mas em breve vou olhar porque vou pedir reduçao de potencia do quadro da oficina e a edp ja so instala contadores digitais.
Boas
Mesmo reduzindo a potencia que tem instalada, por exemplo de trifásico para monofásico, nada significa que lhe troquem o contador, nos casos de trifásico para monofásico, desligam duas fases na saída do contador, e o trabalho está feito, pois no futuro pode voltar a pedir trifásico e é só voltar a ligar as duas fases anteriormente desligadas, e poupa-se tempo e trabalho.
No entanto quando os contadores são muito antigos, aí sim fazem a substituição.
tanto o meu contador como o quadro sao monofasicos.
sou cliente Galp On.
foram eles que me disseram que pedindo reduçao de potencia a edp vinha instalar um contador dos novos.
A acho que sera assim, porque tanto quanto sei, a politica evolutiva da edp é sempre que tem que fazer alteraçoes de fundo num contador substituem por um digital.
um dia destes ha-de ser tambem com os contadores de agua.
quando começaram com a ideia do telecontrolo na energia electrica tambem falaram logo do telecontrolo no fornecimento de agua, mas como na maior parte do pais sao as camaras municipais que mandam nessa coisada ainda vai demorar uns anos...
Silvio Santos - http://www.s-tronika.com
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Relógio monofásico

Mensagem por ENERGY »

LVirtual Escreveu: 29 jan 2018, 14:10
ENERGY Escreveu: 28 jan 2018, 21:29
LVirtual Escreveu: 27 jan 2018, 18:15 pois é provavel que tenham aproveitado as funcionalidades do RTC do circuito electronico para apresentar a data e a hora no display.
ainda nao olhei bem para os novos contadores, mas em breve vou olhar porque vou pedir reduçao de potencia do quadro da oficina e a edp ja so instala contadores digitais.
Boas
Mesmo reduzindo a potencia que tem instalada, por exemplo de trifásico para monofásico, nada significa que lhe troquem o contador, nos casos de trifásico para monofásico, desligam duas fases na saída do contador, e o trabalho está feito, pois no futuro pode voltar a pedir trifásico e é só voltar a ligar as duas fases anteriormente desligadas, e poupa-se tempo e trabalho.
No entanto quando os contadores são muito antigos, aí sim fazem a substituição.
tanto o meu contador como o quadro sao monofasicos.
sou cliente Galp On.
foram eles que me disseram que pedindo reduçao de potencia a edp vinha instalar um contador dos novos.
A acho que sera assim, porque tanto quanto sei, a politica evolutiva da edp é sempre que tem que fazer alteraçoes de fundo num contador substituem por um digital.
um dia destes ha-de ser tambem com os contadores de agua.
quando começaram com a ideia do telecontrolo na energia electrica tambem falaram logo do telecontrolo no fornecimento de agua, mas como na maior parte do pais sao as camaras municipais que mandam nessa coisada ainda vai demorar uns anos...
Boas
Já em Lisboa a Epal quando se instala bateria de contadores, obriga a instalar no local da bateria de contadores uma tomada de telefone, mas claro os contadores que instalam não são adequados, e a celebre tomada de telefone por enquanto não serve para nada.
Cpts.
Energy
HJCruz
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 129
Registado: 18 jan 2018, 15:56
Localização: Castelo Branco
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 22 vezes

Re: Relógio monofásico

Mensagem por HJCruz »

Aqui por Castelo Branco já há muitos contadores da água a fazer comunicação remota de leituras. E na EDP todos os novos já ficam a comunicar desde que o PT tenha o kit de comunicação do neutro
Atenciosamente,
HJCruz
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Relógio monofásico

Mensagem por ENERGY »

HJCruz Escreveu: 29 jan 2018, 22:10 Aqui por Castelo Branco já há muitos contadores da água a fazer comunicação remota de leituras. E na EDP todos os novos já ficam a comunicar desde que o PT tenha o kit de comunicação do neutro
Boas
No futuro tudo funcionará através de pré carregamento, EDP, Agua, Gás, etc. :) e acabou-se os litígios destes operadores.
Cpts.
Energy
Mario Lopes
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 250
Registado: 12 jan 2011, 14:37
Localização: Telheiras - Lisboa
Agradecimento recebido: 14 vezes

Re: Relógio monofásico

Mensagem por Mario Lopes »

Boas, tenho alterados muitos contadores de tri para mono e a EDP está a instalar contadores dos novos em todos os casos. Aliás quase sempre é necessário alterar a cablagem desde a caixa de coluna ao Q.E. Aproveito do processo e elimino o limitador de potência.
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”