Autoconsumo painéis fotovoltaicos

Responder
imrri
Curioso
Curioso
Mensagens: 40
Registado: 19 fev 2008, 16:04

Autoconsumo painéis fotovoltaicos

Mensagem por imrri »

Boa tarde,
Precisava da vossa ajuda gostaria de instalar paines fotovoltaicos para autoconsumo da minha residência, qual é o que me aconselhariam comprar?
Obrigado a todos


tpinheiro
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 111
Registado: 20 abr 2017, 16:19
Localização: Aveiro
Enviou: 4 vezes
Agradecimento recebido: 26 vezes

Re: Autoconsumo painéis fotovoltaicos

Mensagem por tpinheiro »

Bom dia,

Existe uma variedade enorme de painéis no mercado. Uns melhores, outros piores. Uns demasiado caros, outros demasiado baratos.
O ideal será falar com instalador que irá montar o sistema, que ele saberá quais os melhores em termos da relação qualidade/preço.

Cumprimentos
Quintas
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 169
Registado: 16 set 2014, 14:46
Enviou: 8 vezes
Agradecimento recebido: 20 vezes

Re: Autoconsumo painéis fotovoltaicos

Mensagem por Quintas »

Respeitando a opinião do tpinheiro, eu não seria tão crédulo. Falaria pelo menos com vários instaladores (aliás, esta é uma boa política para qualquer coisa de algum valor que queiras instalar) pois muitos irão apenas "puxar a brasa à sua sardinha". E tentaria ler alguma coisa na net.

Mas também é verdade que uma grande parte dos painéis vendidos no mercado, incluindo os mais baratos, porta-se bem em termos de desempenho e, frequentemente, não compensa pagar mais caro pelos de marca mais conceituada. Não vais encontrar muita informação na net de problemas com os painéis solares, mesmo para alguns instalados há alguns anos. Já com os inversores, é outra história, mas também é uma "peça" de menor longevidade. Por outro lado, ainda não decorreu tempo suficiente para atestarmos sobre a qualidade de muitas marcas de painéis que há no mercado.

Outra coisa é a garantia de 10 anos contra defeitos de fabrico que mesmo os mais baratos dão. Muitas das marcas mais baratas não estarão cá daqui a 10 anos para honrar a garantia. Mas mesmo marcas conceituadas poderão não estar.
tpinheiro
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 111
Registado: 20 abr 2017, 16:19
Localização: Aveiro
Enviou: 4 vezes
Agradecimento recebido: 26 vezes

Re: Autoconsumo painéis fotovoltaicos

Mensagem por tpinheiro »

Quintas Escreveu: 18 dez 2017, 09:21 Respeitando a opinião do tpinheiro, eu não seria tão crédulo. Falaria pelo menos com vários instaladores (aliás, esta é uma boa política para qualquer coisa de algum valor que queiras instalar) pois muitos irão apenas "puxar a brasa à sua sardinha". E tentaria ler alguma coisa na net.

Mas também é verdade que uma grande parte dos painéis vendidos no mercado, incluindo os mais baratos, porta-se bem em termos de desempenho e, frequentemente, não compensa pagar mais caro pelos de marca mais conceituada. Não vais encontrar muita informação na net de problemas com os painéis solares, mesmo para alguns instalados há alguns anos. Já com os inversores, é outra história, mas também é uma "peça" de menor longevidade. Por outro lado, ainda não decorreu tempo suficiente para atestarmos sobre a qualidade de muitas marcas de painéis que há no mercado.

Outra coisa é a garantia de 10 anos contra defeitos de fabrico que mesmo os mais baratos dão. Muitas das marcas mais baratas não estarão cá daqui a 10 anos para honrar a garantia. Mas mesmo marcas conceituadas poderão não estar.
Bom dia.

Quando referi "instalador", não estava a dizer para se restringirem apenas a um. É claro que é necessário fazer um estudo de mercado e pedir vários orçamentos. As empresas instaladoras geralmente fazem um estudo das necessidades de consumo do cliente e uma estimativa de produção fotovoltaica de acordo com o tipo de painéis. E aí podem ser observadas as caracteristicas/condições referentes aos painéis. Peço desculpa se não me expressei da melhor maneira.

Cumprimentos
Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5370
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 194 vezes

Re: Autoconsumo painéis fotovoltaicos

Mensagem por nelmindo »

Há 10 anos atrás havia painéis solares da BP e da Shell, dois colossos.
Onde estão esses "fabricantes" agora?
Quintas
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 169
Registado: 16 set 2014, 14:46
Enviou: 8 vezes
Agradecimento recebido: 20 vezes

Re: Autoconsumo painéis fotovoltaicos

Mensagem por Quintas »

nelmindo Escreveu: 18 dez 2017, 10:31 Há 10 anos atrás havia painéis solares da BP e da Shell, dois colossos.
Onde estão esses "fabricantes" agora?
Até podem já não disponibilizar painéis, mas provavelmente continuaram a honrar as garantias. Pelo menos a Bosch, durante o período em que deixou de comercializar painéis (parece que agora têm outra vez), continou a disponibilizar uma página na net para efeitos de garantias.
imrri
Curioso
Curioso
Mensagens: 40
Registado: 19 fev 2008, 16:04

Re: Autoconsumo painéis fotovoltaicos

Mensagem por imrri »

Boas,
Antes de mais obrigado pelas respostas.
Fiz conforme sugeriram já pedi alguns orçamentos, mas fiquei com duvidas no seguinte:
- O excedente consigo injectar na rede, isto é posso vender?
- No futuro posso colocar baterias ou no kit que compro tenho de já pensar nisso?

Obrigado
tpinheiro
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 111
Registado: 20 abr 2017, 16:19
Localização: Aveiro
Enviou: 4 vezes
Agradecimento recebido: 26 vezes

Re: Autoconsumo painéis fotovoltaicos

Mensagem por tpinheiro »

imrri Escreveu: 19 dez 2017, 13:56 Boas,
Antes de mais obrigado pelas respostas.
Fiz conforme sugeriram já pedi alguns orçamentos, mas fiquei com duvidas no seguinte:
- O excedente consigo injectar na rede, isto é posso vender?
- No futuro posso colocar baterias ou no kit que compro tenho de já pensar nisso?

Obrigado
Boa tarde.

Pode vender o excedente, mas a um preço muito reduzido (cerca de 0,045€ o kWh, isto é 45€/MWh). Por isso o ideal é dimensionar o sistema de acordo com as suas necessidades de consumo.

Pode colocar baterias à posteriori, terá que depois adquirir também controladores de carga e outros equipamentos.

Cumprimentos
Quintas
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 169
Registado: 16 set 2014, 14:46
Enviou: 8 vezes
Agradecimento recebido: 20 vezes

Re: Autoconsumo painéis fotovoltaicos

Mensagem por Quintas »

São poucos os casos em que as baterias compensam, do ponto de vista de retorno do investimento. Além disso exigem cuidados de manutenção do sistema que uma vulgar instalação ligada à rede sem baterias não tem.
Pequenas instalações de auto consumo ligadas à rede são quase sempre com micro inversores e estes serão desperdiçados numa transição para baterias, a menos que se opte por sistemas tipo Enphase AC Batery, mas não me parece que compense o investimento.
Quintas
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 169
Registado: 16 set 2014, 14:46
Enviou: 8 vezes
Agradecimento recebido: 20 vezes

Re: Autoconsumo painéis fotovoltaicos

Mensagem por Quintas »

São poucos os casos em que as baterias compensam, do ponto de vista de retorno do investimento. Além disso exigem cuidados de manutenção do sistema que uma vulgar instalação ligada à rede sem baterias não tem.
Pequenas instalações de auto consumo ligadas à rede são quase sempre com micro inversores e estes serão desperdiçados numa transição para baterias, a menos que se opte por sistemas tipo Enphase AC Battery, mas não me parece que compense o investimento.
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”