Motor 220/380V

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Re: Motor 220/380V

Mensagem por DiogoLisboa »

Mário Escreveu: 25 out 2017, 14:36
DiogoLisboa Escreveu: 25 out 2017, 13:34 Eu liguei com base num esquema que vi num tutorial. Tinha o U2-L2-W2 ligados entre si com umas chapas de latão e os fios de alimentação ligavam no U1-L1-W1.
O que fiz foi ligar todos os fios correspondentes por letra e uma puxada de fios para fora onde irá ligar a alimentação e o respectivo condensador.
Se esta mal, qual é a ligação a fazer?
Em relação à rotação ele num curto espaço de tempo vai rodando até às 2840rpm, mas um variador de velocidade e necessário opera -lo certo?
A placa de bornes de motores trifásicos é

U - V - W
X - Y - Z

Para um variador é só instalar (por os parametros) e já está, o comando é separado.

Cump.
Mário
Então na placa que esta no meu motor L1-U1-W1 corresponde ao U-V-W e o L2-U2-W2 corresponde X-Y-Z, certo?

Mas o variador necessita de ser operado manualmente certo?


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Re: Motor 220/380V

Mensagem por Mário »

Boas

Se tens essa placa, não é de motor trifásico mas sim de um mono.

O variador "é como um contactor" fica quieto na parede. não tens que mexer em nada para fazer trabalhar o compressor. Isso depois de tudo pronto.

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Re: Motor 220/380V

Mensagem por DiogoLisboa »

Mário Escreveu: 25 out 2017, 15:13 Boas

Se tens essa placa, não é de motor trifásico mas sim de um mono.

O variador "é como um contactor" fica quieto na parede. não tens que mexer em nada para fazer trabalhar o compressor. Isso depois de tudo pronto.

Cump.
Mário
Só que esta placa veio de origem com o motor pelo que a pessoa que o comprou novo me disse. Ele estava ligado como trifásico. No entanto como a placa do motor o indica, este é de 220V-380V, supostamente deve estar preparado para trabalhar nas duas tensões.

Então vou ver isso, nunca trabalhei com variadores ;)
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Re: Motor 220/380V

Mensagem por Mário »

DiogoLisboa Escreveu: 25 out 2017, 16:18
Mário Escreveu: 25 out 2017, 15:13 Boas

Se tens essa placa, não é de motor trifásico mas sim de um mono.

O variador "é como um contactor" fica quieto na parede. não tens que mexer em nada para fazer trabalhar o compressor. Isso depois de tudo pronto.

Cump.
Mário
Só que esta placa veio de origem com o motor pelo que a pessoa que o comprou novo me disse. Ele estava ligado como trifásico. No entanto como a placa do motor o indica, este é de 220V-380V, supostamente deve estar preparado para trabalhar nas duas tensões.
Todos os motores que tenham marcado 220-380 podem trabalhar com as tensões marcadas na chapa de carateristicas, mas não esquecer que é motor trifásico.

Então vou ver isso, nunca trabalhei com variadores ;)
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Re: Motor 220/380V

Mensagem por DiogoLisboa »

Mário Escreveu: 25 out 2017, 16:27
DiogoLisboa Escreveu: 25 out 2017, 16:18
Mário Escreveu: 25 out 2017, 15:13 Boas

Se tens essa placa, não é de motor trifásico mas sim de um mono.

O variador "é como um contactor" fica quieto na parede. não tens que mexer em nada para fazer trabalhar o compressor. Isso depois de tudo pronto.

Cump.
Mário
Só que esta placa veio de origem com o motor pelo que a pessoa que o comprou novo me disse. Ele estava ligado como trifásico. No entanto como a placa do motor o indica, este é de 220V-380V, supostamente deve estar preparado para trabalhar nas duas tensões.
Todos os motores que tenham marcado 220-380 podem trabalhar com as tensões marcadas na chapa de carateristicas, mas não esquecer que é motor trifásico.

Então vou ver isso, nunca trabalhei com variadores ;)
A Azul

Cump.
Mário
Este circuito que esta aqui é correcto para este motor?
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E este aqui como alternativa?
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Re: Motor 220/380V

Mensagem por Mário »

DiogoLisboa Escreveu: 25 out 2017, 16:43
Mário Escreveu: 25 out 2017, 16:27
DiogoLisboa Escreveu: 25 out 2017, 16:18
Mário Escreveu: 25 out 2017, 15:13 Boas

Se tens essa placa, não é de motor trifásico mas sim de um mono.

O variador "é como um contactor" fica quieto na parede. não tens que mexer em nada para fazer trabalhar o compressor. Isso depois de tudo pronto.

Cump.
Mário
Só que esta placa veio de origem com o motor pelo que a pessoa que o comprou novo me disse. Ele estava ligado como trifásico. No entanto como a placa do motor o indica, este é de 220V-380V, supostamente deve estar preparado para trabalhar nas duas tensões.
Todos os motores que tenham marcado 220-380 podem trabalhar com as tensões marcadas na chapa de carateristicas, mas não esquecer que é motor trifásico.

Então vou ver isso, nunca trabalhei com variadores ;)
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Cump.
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Este circuito que esta aqui é correcto para este motor?
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Este é correcto
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Re: Motor 220/380V

Mensagem por DiogoLisboa »

A ligação que fiz no motor está igual a esse circuito ;)

Em relação ao variador de velocidade, pediram-me 135€ por um apropriado para a potência de 3Cv mas para já assim que tiver o condensador vou fazer a experiência para ver se é vale a pena esse investimento ou não ;)
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Re: Motor 220/380V

Mensagem por CF,Lda »

Vivam.
Caros colegas um motor trifásico é concebido para trabalhar com três fases!
Esse motor em particular só pode ser ligado em 230v trifásico ou com um variador de velocidade alimentado a 230v mono e saída a 230v trifásico ou poderá ser ligado no Brasil em trifásico, ambas as situações em configuração triangulo.
Só poderá ser ligado em Portugal com 380v desde que seja feita em configuração estrela.
Querem fazê-lo trabalhar como motor de máquina de costura, alimentando-o a 230 e condensador... façam-no; mas depois nao venha chorar a pitanguinha para este forum, a dizer que foi enganado, que o motor demora não sei quantas horas a encher o depósito de 300litros... etc, etc isto se entretanto ele não arder.
Caro colega: experimente meter gasóleo no depósito do seu carro a gasolina ou ao contrário, gasolina no depósito do seu carro a gasoleo. De uma maneira ou de outra trata-se de um motor, deveria funcionar da mesma maneira, não?
Cps
A. Castro
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Re: Motor 220/380V

Mensagem por DiogoLisboa »

Fiz a experiência hoje com o condensador de 160μF e após 1 min e pouco a trabalhar o condensador ardeu...

Está mais que visto que não vale a pena insistir com esta alternativa. Procurei motores monofásicos equivalentes a este e sem sucesso, conclusão vou aplicar um variador de velocidade, que é a única solução que tenho para isto trabalhar bem sem problemas ;)
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Re: Motor 220/380V

Mensagem por Mário »

Boas
DiogoLisboa Escreveu: 27 out 2017, 19:31 Fiz a experiência hoje com o condensador de 160μF e após 1 min e pouco a trabalhar o condensador ardeu...
Está mais que visto que não vale a pena insistir com esta alternativa. Procurei motores monofásicos equivalentes a este e sem sucesso, conclusão vou aplicar um variador de velocidade, que é a única solução que tenho para isto trabalhar bem sem problemas ;)
E tinhas um condensador de 160μF (um só ?) de plena carga ou tinhas um de arranque?

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Re: Motor 220/380V

Mensagem por DiogoLisboa »

Mário Escreveu: 27 out 2017, 20:17 Boas
DiogoLisboa Escreveu: 27 out 2017, 19:31 Fiz a experiência hoje com o condensador de 160μF e após 1 min e pouco a trabalhar o condensador ardeu...
Está mais que visto que não vale a pena insistir com esta alternativa. Procurei motores monofásicos equivalentes a este e sem sucesso, conclusão vou aplicar um variador de velocidade, que é a única solução que tenho para isto trabalhar bem sem problemas ;)
E tinhas um condensador de 160μF (um só ?) de plena carga ou tinhas um de arranque?

Cump.
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So tinha um. O motor arrancou bem, trabalhou um bocado sem problemas, mas assim que o compressor começou a puxar mais pelo motor, foi aí que o condensador ardeu.
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Re: Motor 220/380V

Mensagem por Mário »

Boas
Põe as características do condensador.

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Re: Motor 220/380V

Mensagem por DiogoLisboa »

Mário Escreveu: 28 out 2017, 08:48 Boas
Põe as características do condensador.

Cump.
Mário
O que estava escrito no corpo do condensador é isto:

Last One

AC - MOTORSTART
161 - 193 μF D250V AC

40/+65°C 50-60 Hz
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Re: Motor 220/380V

Mensagem por joao-pt »

Isso é um condensador de arranque, é usado para outro fim e não para o que pretendes.
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Re: Motor 220/380V

Mensagem por Mário »

AC - MOTORSTART
161 - 193 μF D250V AC

40/+65°C 50-60 Hz[/b]

Pois é, esse era de arranque.
Tens que ser de plena carga.

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