Dimensionamento de cabos

Responder
edeluz
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 781
Registado: 09 out 2016, 16:59
Enviou: 133 vezes
Agradecimento recebido: 23 vezes

Dimensionamento de cabos

Mensagem por edeluz »

Olá a todos,

Procuro uma tabela, ou tabelas, ou documentos, onde possa consultar informação que me ajude a definir que tipo de secção é que devo escolher para uma instalação de 230V.

O mesmo se aplica para outras potências. O objectivo é saber que secção devo escolher para determinada tensão e corrente!

Obrigado


Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5370
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 194 vezes

Re: Dimensionamento de cabos

Mensagem por nelmindo »

edeluz Escreveu: 29 abr 2017, 11:56 Olá a todos,

Procuro uma tabela, ou tabelas, ou documentos, onde possa consultar informação que me ajude a definir que tipo de secção é que devo escolher para uma instalação de 230V.

O mesmo se aplica para outras potências. O objectivo é saber que secção devo escolher para determinada tensão e corrente!

Obrigado
Nada melhor que as regras técnicas. Dedique um pouco de tempo para as ler, principalmente a parte de dimensionamento das canalizações contra sobrecargas, que irá perceber que existe muitos outros factores.
edeluz
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 781
Registado: 09 out 2016, 16:59
Enviou: 133 vezes
Agradecimento recebido: 23 vezes

Re: Dimensionamento de cabos

Mensagem por edeluz »

Obrigado pela resposta!
Onde posso recolher essa informação? Como devo pesquisar?

Nota: Procuro fontes fidedignas. Não me importo de ler, mas prefiro ler directamente na fonte! Pois pesquiso no google e aparece uma série de sites de origem duvidosa :shock:
Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5370
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 194 vezes

Re: Dimensionamento de cabos

Mensagem por nelmindo »

edeluz Escreveu: 29 abr 2017, 12:59 Obrigado pela resposta!
Onde posso recolher essa informação? Como devo pesquisar?

Nota: Procuro fontes fidedignas. Não me importo de ler, mas prefiro ler directamente na fonte! Pois pesquiso no google e aparece uma série de sites de origem duvidosa :shock:
As regras técnicas é uma Portaria publicada em diário da república. É um documento de acesso gratuito e de poder vinculativo sobre alguns temas.
Procurar por: RTIEBT, Portaria 949-A/2006, regras técnicas, etc, que vai encontrar aqui e na net.

À partida no módulo de "Instalações e máquinas eléctricas" do CET nivel 5 irás dar e no de nivel 4 devias ter dado no "Instalações elétricas–generalidades".
jose cardoso
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 123
Registado: 19 jun 2010, 09:21
Localização: porto
Agradecimento recebido: 2 vezes

Re: Dimensionamento de cabos

Mensagem por jose cardoso »

Boas,

será que este anexo dá alguma ajuda?
Anexos
formulas.pdf
(456.02 KiB) Transferido 1077 vezes
Responder

Voltar para “Tabelas”