Comutador de escada

Responder
Lina
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 1
Registado: 20 out 2017, 13:35

Comutador de escada

Mensagem por Lina »

Boas,

Dentro de casa, tenho um interruptor duplo que acende a luz do exterior(escadas) e a do hall. Gostava de poder acender a luz do exterior nas escadas e apaga-la dentro de casa - ou vica-versa - mas também preciso de manter a parte do interruptor que acende o hall e que não quero que interfira com a do exterior. Alguém me sabe dizer se é possível este esquema e, se sim, como o devo fazer?

Obrigado


joaosousa
Curioso
Curioso
Mensagens: 84
Registado: 20 out 2017, 10:39
Enviou: 8 vezes
Agradecimento recebido: 15 vezes

Re: Comutador de escada

Mensagem por joaosousa »

Boa tarde,

Se bem percebi, você tem um interruptor duplo dentro de casa que acende a luz das escadas e a luz do hall. Mas, no exterior (escadas), não tem nada que comande esse circuito de luz exterior, e o que quer, é, comandar o circuito exterior, no exterior, e poder apagar quando já está no interior, e poder na mesma, comandar o circuito do hall, dentro de casa, correcto ?

Se percebi correctamente o que quer fazer, penso que um comutador de escada duplo resolva a situação. Controla o mesmo circuito (exterior) em 2 pontos distintos e não deixa de conseguir comandar a luz do hall no mesmo equipamento (pois o comutador de escada funciona também como interruptor, neste caso, para apenas comandar o hall dentro de casa e não também no exterior).

cumprimentos, espero ter ajudado.
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”