Bom dia a todos,
Tenho o seguinte caso:
Canalização em cobre com 2 condutores por fase com 95mm2;
Distância = 90m;
corrente de serviço = 500A.
Ao verificar o cálculo obtenho o seguinte:
(100/230)*((0,0225*(90/190))*500, considerei resistivo cosφ=1.
Obtive uma queda de tensão de 2,3%.
Este calculo está correto? Qual é a queda máxima admissível (trata se de uma alimentação de uma área comercial)?
cumprimentos.
Queda de tensão, duvidas!!
-
- Velha Guarda
- Registado: 11 dez 2009, 16:34
- Enviou: 11 vezes
- Agradecimento recebido: 30 vezes
Re: Queda de tensão, duvidas!!
Se não for uma entrada o cálculo está correto.
Se for uma entrada, b=2 e a queda de tensão já será 4,63% (considerando que o neutro é igual à fase).
A queda máxima admissivel depende do contexto. Dá para explicar um pouco melhor?
Agora, 90m de cobre 2x95... alguém fez contas a quanto isso vai custar? Nesses casos usa-se alumínio....
Se for uma entrada, b=2 e a queda de tensão já será 4,63% (considerando que o neutro é igual à fase).
A queda máxima admissivel depende do contexto. Dá para explicar um pouco melhor?
Agora, 90m de cobre 2x95... alguém fez contas a quanto isso vai custar? Nesses casos usa-se alumínio....
- pet
- Velha Guarda
- Registado: 17 jul 2008, 12:29
- Agradecimento recebido: 3 vezes
Re: Queda de tensão, duvidas!!
Trata se de uma instalação de comercio inserida num shopping e este calculo de queda de tensão refere se à alimentação desde um quadro de corte geral até ao quadro geral que alimenta toda a instalação, daí eu não ter considerado como estrada, entendo como entrada a alimentação desde o quadro ramal (shopping) até ao quadro de corte geral, corrijam me se estiver errado. Com isto pretendia saber se o valor da queda está em valores admissíveis.
Quanto às contas, acho que ninguém fez isso, tanto é que a instalação já foi executada e com cobre. E em principio irá ser reforçada com mais um cabo de 95mm2, isto porque há aquecimento nos cabos 60 e tal graus.
cumprimentos.
Quanto às contas, acho que ninguém fez isso, tanto é que a instalação já foi executada e com cobre. E em principio irá ser reforçada com mais um cabo de 95mm2, isto porque há aquecimento nos cabos 60 e tal graus.
cumprimentos.