2 condutores por fase pode-se ligar?

joao28
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 7
Registado: 14 mai 2017, 21:02
Localização: Lisboa
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 1 vez

2 condutores por fase pode-se ligar?

Mensagem por joao28 »

Boas,

Pretendo transportar energia em 3 fases ao longo de algumas centenas de metros para um motor de baixa potência (2000W incluindo perdas).
Os cabos são caros, mas pelo pesquisei os preços variam bastante consoante o tipo (rigido, flexivel, fio individual ou múltiplo, etc) e a secção naturalmente.
Pela intensidade de corrente a secção seria pequena, mas pelos cálculos da queda de tensão preciso de pelo menos uma secção de 4mm2 (mesmo assim espera-me uma queda acentuada de ~24V).
A minha dúvida é se existe algum problema em usar 2 cabos de 2,5mm2 em vez de 1 de 4mm2, isto é, 2 condutores por fase ligados em paralelo em que a corrende se vai dividir pelos 2 consutores? Pensei nesta solução porque o custo de 2 condutores de 2,5mm2 é bem menor que 1 condutor de 4mm2, no entanto não estou seguro da segurança e qualidade de energia entregue ao motor.

Obrigado,

Cumprimentos,

João


Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: 2 condutores por fase pode-se ligar?

Mensagem por Mário »

Boas

É permitido condutores em paralelo.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
joao28
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 7
Registado: 14 mai 2017, 21:02
Localização: Lisboa
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: 2 condutores por fase pode-se ligar?

Mensagem por joao28 »

Mário Escreveu: 16 mai 2017, 11:38 Boas

É permitido condutores em paralelo.

Cump.
Mário
Boas,

Obrigado.

Cumprimentos,

João
edeluz
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 781
Registado: 09 out 2016, 16:59
Enviou: 133 vezes
Agradecimento recebido: 23 vezes

Re: 2 condutores por fase pode-se ligar?

Mensagem por edeluz »

Gostei da dica! Bem pensado!
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: 2 condutores por fase pode-se ligar?

Mensagem por ENERGY »

joao28 Escreveu: 15 mai 2017, 23:11 Boas,

Pretendo transportar energia em 3 fases ao longo de algumas centenas de metros para um motor de baixa potência (2000W incluindo perdas).
Os cabos são caros, mas pelo pesquisei os preços variam bastante consoante o tipo (rigido, flexivel, fio individual ou múltiplo, etc) e a secção naturalmente.
Pela intensidade de corrente a secção seria pequena, mas pelos cálculos da queda de tensão preciso de pelo menos uma secção de 4mm2 (mesmo assim espera-me uma queda acentuada de ~24V).
A minha dúvida é se existe algum problema em usar 2 cabos de 2,5mm2 em vez de 1 de 4mm2, isto é, 2 condutores por fase ligados em paralelo em que a corrende se vai dividir pelos 2 consutores? Pensei nesta solução porque o custo de 2 condutores de 2,5mm2 é bem menor que 1 condutor de 4mm2, no entanto não estou seguro da segurança e qualidade de energia entregue ao motor.

Obrigado,

Cumprimentos,

João

Boas
Em termos regulamentares nunca vi usar dois cabos de secção de 2.5mm em paralelo para alimentar um determinado equipamento, quando existe secções de cabos e condutores regulamentares de secção superior a 2.5mm, ou seja de 4mm/6mm/10mm, etc.
Se a instalação for entubada, vai aumentar a secção da tubagem, logo um aumento de preço a ponderar.
Será que dois cabos de 2.5mm, são mais caros do que um único cabo de 4mm? e a mão de obra para os passar e ligar?
Existem varias vertentes a ponderar antes de tal decisão.
Cpts.
Energy
joao28
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 7
Registado: 14 mai 2017, 21:02
Localização: Lisboa
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: 2 condutores por fase pode-se ligar?

Mensagem por joao28 »

Boas,

Sim, tudo o que refere é pertinente e foi ponderado. Não é comum e também nunca vi daí ter dúvidas e perguntado e, também porque tenho poucos conhecimentos de eletricidade.
Sendo a ligação (que não é mais que uma longa extensão) feita por mim e para mim não considerei a mão de obra. Na maior parte dos sistios, sim, um condutor 4mm2 é mais barato que 2 condutores de 2.5mm2, no entanto, no local mais em conta que encontrei até ao momento, os condutores unifilares de 2.5mm2 custam menos de metade dos de 4mm2, sendo a diferença bem superior à diferença de uma tubagem de diâmetro superior (com a adicional vantagem de a queda de tensão ser um pouco inferior com 2x2.5mm2).

Cumprimentos,

João
Avatar do Utilizador
tozedossantos1
Curioso
Curioso
Mensagens: 78
Registado: 03 mar 2014, 15:49
Localização: Fernão Ferro

Re: 2 condutores por fase pode-se ligar?

Mensagem por tozedossantos1 »

ENERGY tem razao, é muito raro ligar dois cabos de 2.5 em paralelo, mas se realmente tem um caminho de cabos para suportar os dois e forem mais baratos do que um cabo de 4mm2, entao Força nisso, o motor/bomba nao se vai importar.
Antonio dos Santos
sergio1020881
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 6
Registado: 14 jul 2013, 14:19

Re: 2 condutores por fase pode-se ligar?

Mensagem por sergio1020881 »

Se é apenas para um motor de 2KW, então o cabo de 2,5mm diâmetro chega e sobra. Não chega a 4A de consumo. Ou estas a falar em distancia de kilometros ??
joao28
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 7
Registado: 14 mai 2017, 21:02
Localização: Lisboa
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: 2 condutores por fase pode-se ligar?

Mensagem por joao28 »

sergio1020881 Escreveu: 18 jun 2017, 17:37 Se é apenas para um motor de 2KW, então o cabo de 2,5mm diâmetro chega e sobra. Não chega a 4A de consumo. Ou estas a falar em distancia de kilometros ??
Em termos de corrente sim, chegava e sobra, o problema é a quebra de tensão, como havia referido! São 400m.
sergio1020881
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 6
Registado: 14 jul 2013, 14:19

Re: 2 condutores por fase pode-se ligar?

Mensagem por sergio1020881 »

400m fio 2,5mm diametro, chega e sobra para 2KW. Queda de tensão por norma deve ser inferior a 5% no cabo, isto em carga máxima ou seja para 27Amperes a 30ºC basta veres tabela, mas estamos a falar para uma corrente de 3,03Amp a 380Volt, não sei como fizestes as contas se foi para os 27Amp ou os 3Amp, mas por intuição acho que não ha problema nenhum, sem recorrer a contas.
JoaoB
Curioso
Curioso
Mensagens: 74
Registado: 31 mai 2008, 16:53

Re: 2 condutores por fase pode-se ligar?

Mensagem por JoaoB »

duvido muito que 2 cabos de 2,5 sejam mais baratos que um de 4mm2, pelo contrário!! Além disso tem que fazer a conta á mão de obra que é passar 400m de cabo, a utilização de vias em paralelo é normalmente usada para correntes superiores e regra geral por motivos técnicos ou práticos e não económicos!
rnbc
Curioso
Curioso
Mensagens: 58
Registado: 26 dez 2017, 04:49
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: 2 condutores por fase pode-se ligar?

Mensagem por rnbc »

Há duas vantagens em usar dois condutores, e corrijam-me se estiver errado:

Uma tem a ver com o efeito pelicular (skin effect): num condutor usado para corrente alterna as cargas de transporte (eletrões, no caso dum metal) têm tendência a acumular-se à superfície. Isso faz com que a capacidade de condução aumente de forma proporcional ao perímetro da secção (para condutores grossos), embora o consumo de cobre aumente com o quadrado da secção. Portanto ao usar vários cabos está a poupar cobre. O efeito não é muito pronunciado nos condutores usados vulgarmente em casa, que são finos em relação à profundidade de penetração do campo eletromagnético no cobre (8mm, acho?).

Outra vantagem tem a ver com o facto de dois condutores finos dissiparem melhor o calor do que um único mais grosso, porque têm uma área exposta maior em relação ao seu volume. Mais uma vez, a área é proporcional ao raio do cilindro, mas o volume aumenta com o quadrado do raio do cilindro.

Esses dois efeitos conjugados levam a que, por exemplo, a corrente máxima admissível para um condutor de 4mm2 seja de 25A (depende das condições de avaliação, mas +/-...) e para um de 16mm2, que tem 4× mais cobre, seja de apenas 60A e não 100A.

Convém que os condutores tenham todos o mesmo comprimento e sigam percursos semelhantes, pois caso contrário poderão provocar desfasagem na chegada e terão também impedâncias e resistências diferentes.
Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5370
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 194 vezes

Re: 2 condutores por fase pode-se ligar?

Mensagem por nelmindo »

rnbc Escreveu: 26 dez 2017, 18:56 Há duas vantagens em usar dois condutores, e corrijam-me se estiver errado:

Uma tem a ver com o efeito pelicular (skin effect): num condutor usado para corrente alterna as cargas de transporte (eletrões, no caso dum metal) têm tendência a acumular-se à superfície. Isso faz com que a capacidade de condução aumente de forma proporcional ao perímetro da secção (para condutores grossos), embora o consumo de cobre aumente com o quadrado da secção. Portanto ao usar vários cabos está a poupar cobre. O efeito não é muito pronunciado nos condutores usados vulgarmente em casa, que são finos em relação à profundidade de penetração do campo eletromagnético no cobre (8mm, acho?).

Outra vantagem tem a ver com o facto de dois condutores finos dissiparem melhor o calor do que um único mais grosso, porque têm uma área exposta maior em relação ao seu volume. Mais uma vez, a área é proporcional ao raio do cilindro, mas o volume aumenta com o quadrado do raio do cilindro.

Esses dois efeitos conjugados levam a que, por exemplo, a corrente máxima admissível para um condutor de 4mm2 seja de 25A (depende das condições de avaliação, mas +/-...) e para um de 16mm2, que tem 4× mais cobre, seja de apenas 60A e não 100A.

Convém que os condutores tenham todos o mesmo comprimento e sigam percursos semelhantes, pois caso contrário poderão provocar desfasagem na chegada e terão também impedâncias e resistências diferentes.
O efeito pelicular a 50Hz é insignificante.
rnbc
Curioso
Curioso
Mensagens: 58
Registado: 26 dez 2017, 04:49
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: 2 condutores por fase pode-se ligar?

Mensagem por rnbc »

nelmindo Escreveu: 26 dez 2017, 19:41O efeito pelicular a 50Hz é insignificante.
Estive a rever os números para cabos "caseiros" a 50Hz. No centro de um cabo com 18.4mm de raio a densidade de portadores é 37% da superfície mas um cabo de 16mm2 só tem 2.25mm de raio. A 2.25mm de profundidade a densidade é de 79%. Não fiz o integral da carga ao longo do cilindro, mas deve dar uma perda de menos de 5%.

Tem razão :)
Frederico.Vicente
Curioso
Curioso
Mensagens: 27
Registado: 24 dez 2017, 18:33
Enviou: 6 vezes
Agradecimento recebido: 5 vezes

Re: 2 condutores por fase pode-se ligar?

Mensagem por Frederico.Vicente »

Boa noite.

2,5mm para essa distância, como já falaram aqui dá que sobra..terá as perdas mais não são muitos significativas para o rendimento do motor.

Já vi distâncias maiores que 400mt para uma alimentação trifásica de motores na industria.

Geralmente, sistema trifásico 220/380V / Queda de tensão admissível 5%

At.

Frederico Vicente
At.

Frederico Vicente
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”