Instalação Estores Eléctricos

Responder
nmajor
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 08 jun 2017, 00:19

Instalação Estores Eléctricos

Mensagem por nmajor »

Bom dia,

Estou a tentar instalar o interruptor para ligação de uns estores eléctricos e precisava de ajuda. Sou leigo na matéria.

Do motor vêm 4 fios (Terra, Subir, Descer e Corrente).

A Terra ligo ao fio Terra mas os outros como faço no interruptor?

Da tomada de luz puxei os 2 fios, a Fase o e Neutro.

Qual o esquema no interruptor? Tentei várias soluções mas o interruptor não funciona, ou está sempre a descer ou sempre a subir.

Obrigado.

Nuno
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 201 vezes

Re: Instalação Estores Eléctricos

Mensagem por nelmindo »

nmajor Escreveu: 08 jun 2017, 12:17 Bom dia,

Estou a tentar instalar o interruptor para ligação de uns estores eléctricos e precisava de ajuda. Sou leigo na matéria.

Qual o esquema no interruptor? Tentei várias soluções mas o interruptor não funciona, ou está sempre a descer ou sempre a subir.

Obrigado.

Nuno
O interruptor para estores permite desligar a qualquer momento o movimento do estore. Há algo de estranho na explicação.
LVirtual
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Registado: 23 fev 2017, 23:30
Enviou: 83 vezes
Agradecimento recebido: 49 vezes
Contacto:

Mensagem por LVirtual »

eventualmente estaras a usar interruptores de posiçao fixa? daqueles que se usam para acender as luzes do tecto?
aquilo que eu tenho visto nos sistemas de estores automaticos sao interruptores de pressao com retorno automatico á posiçao zero.
so actuam o motor do estore enquanto sao pressionados. assim que tiras o dedo do botao o estore pára.

alem disso seria preferivel puxar a alimentaçao dum ponto de tomadas e nao de luz. se o motor entrar em esforço devido a prisoes no estore vai-te deitar abaixo o disjuntor do circuito de alimentaçao. alem de que se o estor for metalico é conveniente estar ligado a terra. o motor do estore nao tem ligaçao á terra?
dizes que ligaste na tomada de luz. normalmente as tomadas dos pontos de luz nao tem fio terra. onde foste buscar a ligaçao do fio terra?
Silvio Santos - http://www.s-tronika.com
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Mensagem por ENERGY »

nmajor Escreveu: 08 jun 2017, 12:17 Bom dia,

Obrigado.

Nuno
Boas
O neutro que vem da tomada passa direto para os estores
O condutor de terra passa direto da tomada para os estores
A fase que vem da tomada liga no (L) do comutador de estores, ou botão de pressão duplo de estores.
Os outros dois condutores dos estores liga um em cada saída do comutador de estores, se não coincidir com a posição da tecla, por exemplo se está a descer e a tecla é de subir, basta trocar a posição desses dois condutores.
Se usar comutador de estores com encravamento, cada vez que liga uma das teclas ele faz o curso completo de abrir ou fechar consoante a tecla que ligar, se quiser desligar os estores numa determinada posição, terá de desligar a tecla que ligou anteriormente.
Cpts.
Energy
nmajor
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 08 jun 2017, 00:19

Mensagem por nmajor »

Obrigado Pessoal..

ENERGY,

Fiz a ligação exactamente como disseste e ficou tudo 5 estrelas.

O problema que tive foi o interruptor estava avariado, dava corrente para os 2 botões. Ficou resolvido com um novo. Os interruptores que tinha eram de posição fixa, com um botão para subir e outro para descer.
A ligação à Terra fui buscar a uma tomada com fio Terra.

Obrigado pelas vossas explicações. Ajudaram bastante.

Abraços,

Nuno
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”